22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

João Doria foi votar usando uma máscara com a bandeira da China?

- Publicidade -

Circula nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter, uma foto de João Doria, governador do Estado de São Paulo, usando uma máscara, cuja estampa era bandeira da China! A alegação é que ele teria saído para votar usando essa máscara!

Eis o que é mencionado na maior parte das publicações que vêm sendo compartilhadas no Facebook:

“JOÃO DÓRIA do PSDB foi votar com máscara da bandeira da China. Alguém tem dúvida que esse safado representa os interesses do partido chinês no Brasil?”

Exemplo de publicação no Facebook.

Já no Twitter…

Exemplo de publicação no Twitter.

Entretanto, será que essa foto é verdadeira ou falsa? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A foto foi manipulada digitalmente! Na verdade, o governador de São Paulo estava utilizando uma máscara de cor preta, sem qualquer estampa ou alusão à China! No momento que essa foto foi tirada, João Dória estava gravando uma sequência de vídeos para serem publicados nos Stories de seu perfil no Instagram.

João Doria estava acompanhado de sua esposa, Bia Doria, e do prefeito (candidato a reeleição) da capital paulista, Bruno Covas.

Na verdade, o governador de São Paulo estava utilizando uma máscara de cor preta, sem qualquer estampa ou alusão à China!

Cabe destacar que diversos fotógrafos acompanharam de perto toda a movimentação de João Doria e não há qualquer registro nesse sentido. Uma pesquisa em mecanismos de buscas facilmente revelaria a verdade. Portanto, sempre pesquisem antes de compartilhar!

Coalizão de Checagem para as Eleições 2020

- Publicidade -

Esta publicação faz parte da Coalizão de Checagem para as Eleições 2020, que se traduz numa parceria envolvendo nove agências de checagem: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere!

As notícias, devidamente checadas, serão publicadas na página “Fato ou Boato“, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. A página também traz informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o processo eletrônico de votação e mais dados sobre checagem.

Conclusão

Falso! A foto foi manipulada digitalmente! Na verdade, o governador de São Paulo estava utilizando uma máscara de cor preta! No momento que essa foto foi tirada, João Dória estava gravando uma sequência de vídeos para serem publicados nos Stories de seu perfil no Instagram.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui