13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

É falso que os esquilos façam pose de super-herói ao caírem no chão

- Publicidade -

Circula há anos nas redes sociais uma alegação muito inusitada: esquilos fariam uma pose de super-herói ao caírem no chão. E, para corroborar com essa informação, a alegação sempre vem acompanhada de uma ou mais fotos que retrariam esse momento. Nas fotos é possível ver esquilos com uma das patas dianteiras para trás, enquanto a outra aparece apoiada no solo.

Essa alegação ganhou força recentemente através de um perfil estrangeiro no Twitter, onde obteve mais de um milhão de curtidas e 200 mil compartilhamentos. Aproveitando a repercussão, assim como habitualmente acontece em outros casos, o perfil publicou um tuíte subsequente de autopromoção. Nesse caso, ele promoveu uma loja pessoal de venda de roupas usadas.

Essa alegação ganhou força recentemente através de um perfil estrangeiro no Twitter, onde obteve mais de um milhão de curtidas e 200 mil compartilhamentos.

Valendo-se do burburinho gerado, o Portal R7 (através do “Hora 7”) também divulgou essa informação há alguns dias.

Valendo-se do burburinho gerado, o Portal R7 (através do “Hora 7”) também divulgou essa informação há alguns dias.

Contudo, conforme dissemos anteriormente…

…essa alegação não é nada recente. Ao fazermos uma pesquisa bem rápida em mecanismos de busca, facilmente encontramos referências que remontam a fevereiro de 2017. Como exemplo podemos citar uma publicação no Reddit, que talvez tenha inspirado publicações semelhantes em sites de notícias e curiosidades gerais, assim como o “HuffPost” e “Bored Panda“.

Também é possível encontrar publicações ainda mais antigas, como essa de julho de 2012, no Facebook, que comparavam esquilos a super-heróis:

Também é possível encontrar publicações ainda mais antigas, como essa de julho de 2012, no Facebook.

Já neste ano, no Brasil, páginas em redes sociais, assim como a da “Fatos Desconhecidos” e até o perfil de um ator brasileiro, no Twitter, ajudaram a disseminar essa alegação.

Somente a publicação da “Fatos Desconhecidos”, por exemplo, obteve quase 4 mil compartilhamentos e mais de 22 mil reações, desde o dia 10 de maio.

- Publicidade -

Somente a publicação da “Fatos Desconhecidos”, por exemplo, obteve quase 4 mil compartilhamentos e mais de 22 mil reações, desde o dia 10 de maio.

Agora, se você acreditou nisso…

…saiba que você foi enganado! Esquilos não “pousam” da forma como as fotos mostram. Isso também não quer dizer que as fotos tenham sido manipuladas digitalmente ou que os animais tenham sido vítimas de alguma ação humana externa, que tenha feito eles ficarem forçosamente nessa pose.

Na verdade, tais fotos mostram esquilos simplesmente se coçando!

Confira o vídeo abaixo:

E Como os Esquilos “Pousam”?

Ao saltarem para uma posição abaixo de onde estão, os esquilos “pousam” com as duas patas dianteiras, praticamente ao mesmo tempo, e bem longe de qualquer pose de super-herói.

Confira os vídeos abaixo:

Conclusão

Falso! Esquilos não “pousam” como super-heróis. Na verdade, as fotos que acompanham essa alegação mostram esquilos simplesmente se coçando!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui