Foto da Copa do Mundo de 1962 não mostra um “viajante do tempo”

3
12288

Por alguma estranha razão ($$$) alguns perfis e páginas nas redes sociais rotineiramente disseminam teorias conspiratórias sobre supostos viajantes do tempo. E, para corroborar com suas teorias completamente infundadas, tais publicações quase sempre vêm acompanhadas de alguma imagem.

Basicamente, tais fotos se traduzem numa tentativa esperançosa ($$$) de alimentar a crença sobre a existência de tais viajantes ou objetos, que seriam impossíveis para época a que se referem.

Um bom exemplo disso ocorreu recentemente através de um perfil chamado “Conspiracy theories and facts“, que possui quase 70 mil seguidores no Twitter.

Publicação do perfil “Conspiracy theories and facts” no Twitter.

Dessa vez foi alegada a existência de um suposto telefone celular numa foto em que Mauro Ramos de Oliveira, o capitão da Seleção Brasileira bicampeã do mundo, aparece erguendo a taça da Copa do Mundo de 1962.

Uma Questão de Lógica e de Qualidade da Imagem

Cercado de tantas pessoas um aparelho tão tecnológico quanto um telefone celular dificilmente passaria despercebido. Além disso, para que um telefone celular funcionasse em 1962 seria necessário todo um aparato que não havia disponível naquela época.

Vale ressaltar nesse ponto, que somente em abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983. Portanto, isso sequer faria sentido em 1962!

Somente em abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983.

“Ah, mas se alguém voltou no tempo, tudo é possível”, diria o mais fervoroso crente em tais viajantes.

Contudo, quem inventa essas teorias e propaga tais imagens para obter alguma vantagem financeira (em última instância o número de seguidores aumenta o valor comercial de um perfil), geralmente tem plena consciência do engodo que está disseminando, e se vale duas características principais:

  • Baixa resolução/qualidade da imagem;
  • Imagens editadas/”cropadas”.

Uma Simples Busca Reversa por Imagens Solucionaria a Questão

Nesse caso, uma simples busca reversa por imagens mataria a charada (caso alguém ainda estivesse com dúvida). Isso porque essa foto, com uma qualidade muito superior, consta no repositório “Getty Images“, sendo possível notar claramente que não se trata de um telefone celular, mas de uma câmera fotográfica (assim como outras que aparecem na foto).

Essa foto, com uma qualidade muito superior, consta no repositório “Getty Images”.

O modelo? Provavelmente, uma Rolleiflex 3.5, que foi produzida entre 1949 e 1976.

Provavelmente, estamos diante de uma Rolleiflex 3.5, que foi produzida entre 1949 e 1976.

Conclusão

Falso! Na foto em que Mauro Ramos de Oliveira, o capitão da Seleção Brasileira bicampeã do mundo, aparece erguendo a taça da Copa do Mundo de 1962, não há nenhum telefone celular, tampouco um “viajante do tempo”. O objeto em questão trata-se apenas de uma câmera fotográfica.

3 COMMENTS

  1. Não bastava que certos temas no e-farsas agora um tal de DISCUS para mexer com minha paciência… Eu, que já nem abro mais quando o título indica algo que é tão absurdo vou me cancelar como seguidor pelo site, por e-mail. Aquela sugestão do vídeo da barra de chocolates que é cortada e sobra um quadradinho de chocolate, sugestão antiga minha, o e-farsas não checou… Pelo menos, não vi… https://youtu.be/3pme6rgApvo https://youtu.be/X2L4t7e3j8M https://youtu.be/8YA-pGy194I

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here