10.8 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

É verdade que a água de coco quente cura o câncer?

- Publicidade -

Texto compartilhado através do WhatsApp afirma que um professor chinês teria descoberto que a água de coco quente cura todos os tipos de câncer! Será verdade?

A descoberta começou a se espalhar com força nas redes sociais – sobretudo, no WhatsApp – no começo de novembro de 2018 e fala sobre os benefícios da ingestão da água de coco quente no combate ao câncer!

Segundo o texto, o professor Chen Huiren do Hospital Geral do Exército de Pequim teria descoberto que a água de coco aquecida quando aquecida se torna “alcalina” e que isso ajuda a curar todos os tipos de câncer.

Será que isso é verdade?

Água de coco quente cura o câncer! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?   

Procuramos, em primeiro lugar, a lista dos hospitais de Pequim – na China – para tentar localizar o professor citado e o hospital cujo o nome mais se parece com o do texto que se espalhou através do WhatsApp é o People’s Liberation Army General Hospital (ou Hospital Geral do Exército Popular de Libertação, segundo o Google Translate), ou Hospital 301. Fizemos uma busca em seu site e não encontramos nenhum “Chen Huiren”.

Também não encontramos nenhum artigo (assinado por esse professor ou por qualquer outra pessoa) comprovando a existência de alguma pesquisa sobre o uso da água de coco quente no combate ao câncer.

Em certo trecho, o texto afirma que:

“Água quente de coco libera uma substância anti-câncer, que é o mais recente avanço no tratamento eficaz do câncer no campo da medicina.”

Não há nenhuma comprovação disso! O próprio autor dessa corrente sequer diz qual é essa substância, mas como ele afirma que um especialista chinês disse, muita gente acredita sem questionar!

- Publicidade -

Reprodução do texto compartilhado nos grupos do WhatsApp!

A seguir, o texto diz:

“Suco de coco quente tem um efeito sobre cistos e tumores. Comprovado para remediar todos os tipos de câncer.”

Como já dissemos aqui no E-farsas diversas vezes, não existe uma forma de se curar todos os tipos de câncer com um único remédio! Atualmente, sabe-se da existência de pelo menos 200 tipos de cânceres diferentes e para cada um há um tipo de tratamento diferente (e para alguns, infelizmente, não há nem tratamento). Então, quando você ler em algum lugar alguém prometendo curar todo o tipo de câncer, desconfie na hora.

É bom lembrar que o excesso do consumo de água de coco também é prejudicial à saúde (outra fonte sobre isso aqui).

Texto requentado

O texto falando dos benefícios milagrosos da água de coco quente é uma variação de outra corrente falsa que circulou em 2016 nas redes sociais. Só que nas primeira versões, o suco aquecido curativo era o de limão. Alguém pegou o mesmo texto e apenas substituiu a fruta!

Busca por tratamentos alternativos é mortal

Já desmentimos aqui no E-farsas diversas simpatias ineficazes como essa, falando dos benefícios do PH no corpo contra o câncer, e explicamos como a crença nesse tipo de tratamento “alternativo” pode ser fatal. Em janeiro de 2017, por exemplo, uma capitã do Exército britânico chamada Naima Houder-Mohammed morreu após tentar tratar seu câncer com sucos a base de limão e bicarbonato de sódio.

Conclusão

Não acredite nessas curas milagrosas! Caso queira tentar os tratamentos alternativos, não abandone o tratamento convencional!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

40 COMENTÁRIOS

  1. Ué. Mas não era a fosfoetanolamerda que curava todos os mais de 200 tipos diferentes de câncer? Agora é a água de coco?

    “O professor Chen Huiren […] salientou que, se todos receberem esse boletim puderem enviar dez exemplares a outros, certamente uma vida será salva […]”

    UHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUA
    AUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHU
    UHAUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHH

  2. Isso aí! É verdade, cura sim. Água de coco quente, fosfoetanolamina, chá de graviola, limão com bicarbonato, fezes de morcego e mais um monte de remédios naturais! Acreditem! E comecem a se tratar APENAS com isso, deixem o tratamento “oficial” oferecido pela Big Pharma que quer apenas tirar todo o seu suado dinheirinho de lado e usem apenas os tratamentos que vocês recebem em correntes pelo Whatsapp.

    Assim MORREM logo, idiotas que acreditam nessas merdas são os mesmos idiotas que votam no Bozomito, merecem mesmo morrer de uma morte lenta e dolorosa.

  3. Existem pessoas que acreditam, existem também as que não acreditam. Existem aqueles que se intitulam sabichões que tiram chacota de quem não tem conhecimento e existem aqueles evoluídos que sabem explicar e tem paciência e acima de tudo DELICADEZA. Este artigo é FATÍDICO… Realmente a água de coco NÃO mata células cancerígenas. (para a alegria dos farmacêuticos e para a tristeza de quem sofre com este problema).
    Sem querer ofender… ninguém nasce sabendo das coisas e todos morrerão sem saber de tudo.

  4. Caro ” ELENÃOMEREPRESENTA” já que as pessoas ignorantes “sem estudos”, devem morrer para deixar um lugar no mundo para os que merecem, me diga quem realmente é merecedor de viver? Quem não tem defeito algum? Quem é perfeito? Ou quem é melhor que todo o mundo

  5. Caro ELENAOMEREPRESENTA como você acha que pessoas ignorantes não merecem viver e devem deixar lugar para que realmente merece me diga quem é merecedor? Quem nasceu sabendo tudo? Quem não erra? Ou quem é melhor que todo mundo? Você nem seguer divulga seu nome ao criticar essas pessoas e ainda quer dar lição de moral.

  6. Acreditam em tudo por aqui.
    Já acreditaram no Lula, Dilma, Temer entre outras idiotices.
    Ele não – movimento da Globo contra o Bolsonaro e agora parecem cordeirinhos arrependidos.
    Ficam o bobinhos enfeitiçados pela Globo, repetindo “Ele não”, fora de lugar e sempre descortês. Lamentável

  7. Misericórdia. Quanta falta de respeito entre as pessoas. Qual foi a educação que vcs receberam? É revoltante a pessoa se deparar com um artigo na internet e ver tantas pessoas se ofendendo por nada. Por isso que o Brasil não vai pra frente com tanta gente ignorante que não tem respeito um pelos outros. Vcs deviam eram ter vergonha e mudar o comportamento de vcs. Deu norjo ler essas coisas

  8. O Dr. Hui-Ren Chen existe, porem de forma escrita diferente da divulgada. Ele é oncologista e tem trabalhos publicados importantes e complexos sobre o tratamento para o câncer com quimioterápicos.
    Cuidado com fake news tanto na primeira divulgação como para quem não sabe pesquisar direito como esse site e-farsas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui