Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que a água de coco quente cura o câncer?

Falso

É verdade que a água de coco quente cura o câncer?

É verdade que a água de coco quente cura o câncer?

Texto compartilhado através do WhatsApp afirma que um professor chinês teria descoberto que a água de coco quente cura todos os tipos de câncer! Será verdade?

A descoberta começou a se espalhar com força nas redes sociais – sobretudo, no WhatsApp – no começo de novembro de 2018 e fala sobre os benefícios da ingestão da água de coco quente no combate ao câncer!

Segundo o texto, o professor Chen Huiren do Hospital Geral do Exército de Pequim teria descoberto que a água de coco aquecida quando aquecida se torna “alcalina” e que isso ajuda a curar todos os tipos de câncer.

Será que isso é verdade?

Água de coco quente cura o câncer! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?   

Procuramos, em primeiro lugar, a lista dos hospitais de Pequim – na China – para tentar localizar o professor citado e o hospital cujo o nome mais se parece com o do texto que se espalhou através do WhatsApp é o People’s Liberation Army General Hospital (ou Hospital Geral do Exército Popular de Libertação, segundo o Google Translate), ou Hospital 301. Fizemos uma busca em seu site e não encontramos nenhum “Chen Huiren”.

Também não encontramos nenhum artigo (assinado por esse professor ou por qualquer outra pessoa) comprovando a existência de alguma pesquisa sobre o uso da água de coco quente no combate ao câncer.

Em certo trecho, o texto afirma que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Água quente de coco libera uma substância anti-câncer, que é o mais recente avanço no tratamento eficaz do câncer no campo da medicina.”

Não há nenhuma comprovação disso! O próprio autor dessa corrente sequer diz qual é essa substância, mas como ele afirma que um especialista chinês disse, muita gente acredita sem questionar!

Reprodução do texto compartilhado nos grupos do WhatsApp!

A seguir, o texto diz:

“Suco de coco quente tem um efeito sobre cistos e tumores. Comprovado para remediar todos os tipos de câncer.”

Como já dissemos aqui no E-farsas diversas vezes, não existe uma forma de se curar todos os tipos de câncer com um único remédio! Atualmente, sabe-se da existência de pelo menos 200 tipos de cânceres diferentes e para cada um há um tipo de tratamento diferente (e para alguns, infelizmente, não há nem tratamento). Então, quando você ler em algum lugar alguém prometendo curar todo o tipo de câncer, desconfie na hora.

É bom lembrar que o excesso do consumo de água de coco também é prejudicial à saúde (outra fonte sobre isso aqui).

Texto requentado

O texto falando dos benefícios milagrosos da água de coco quente é uma variação de outra corrente falsa que circulou em 2016 nas redes sociais. Só que nas primeira versões, o suco aquecido curativo era o de limão. Alguém pegou o mesmo texto e apenas substituiu a fruta!

Busca por tratamentos alternativos é mortal

Já desmentimos aqui no E-farsas diversas simpatias ineficazes como essa, falando dos benefícios do PH no corpo contra o câncer, e explicamos como a crença nesse tipo de tratamento “alternativo” pode ser fatal. Em janeiro de 2017, por exemplo, uma capitã do Exército britânico chamada Naima Houder-Mohammed morreu após tentar tratar seu câncer com sucos a base de limão e bicarbonato de sódio.

Conclusão

Não acredite nessas curas milagrosas! Caso queira tentar os tratamentos alternativos, não abandone o tratamento convencional!

Continue lendo
40 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo