test
15.3 C
São Paulo
domingo, maio 26, 2024

É verdade que beber chá de banana faz você perder 4 quilos em uma semana?

- Publicidade -

Vídeos e publicações feitas nas redes sociais afirmam que o consumo de chá de banana ajuda a emagrecer até 4 quilos em uma semana! Será verdade?

Com o chamativo título de “elimine quatro quilos em uma semana tomando chá de banana”, várias publicações prometem que o simples ato de beber um chá dessa fruta pode fazer com que a pessoa perca peso rapidamente! 

Em algumas receitas, a tal bebida deve ser preparada apenas com a casca. Já em outras versões, o chá deve ser feito com a banana inteira.

A infusão teria a propriedade de destruir a gordura localizada, além de outros benefícios para a saúde, mas será que isso é verdade?

Chá de banana faz emagrecer 4 quilos em poucos dias? (foto: Reprodução/YouTube)

Verdade ou mentira?

Não há estudos que comprovem que o consumo de chá de banana faça perder peso. Aliás, não existe nenhum alimento que, sozinho, seja eficaz para a perda de peso.

Procuramos por estudos sobre o uso da banana na redução de gordura corporal e não encontramos nenhum que valide essa crença. O único estudo que encontramos sobre a kombucha (um tipo de chá fermentado a partir da casca da banana) fala sobre efeito de seu consumo, mas não menciona nada sobre perda de peso.  

Em entrevista ao Globo Rural, a a nutricionista Júlia Bergmann explica que:

“O processo de emagrecimento acontece por déficit calórico, ou seja, comer menos que a nossa necessidade. Além disso, envolve a reeducação alimentar como um todo, e não apenas a inclusão ou exclusão de um alimento”

Apesar disso, a profissional afirma que o chá não faz mal para a saúde e recomenda o consumo de, no máximo, 3 vezes ao dia.

Bettina Del Pino, também nutricionista, disse ao site LivUp em março de 2023 que:

 “assim como vários outros chás emagrecedores milagrosos que aparecem na internet, não existem estudos que comprovem que o chá de banana seja um alimento com efeito emagrecedor”

- Publicidade -

A nutricionista também salienta que:

“a banana é rica em vitaminas e minerais, como potássio, vitamina A e vitamina C, além de possuir em sua composição triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade”.

O site português Viral checou essa história em julho de 2023 e chegou à seguinte conclusão: Não existe nenhum alimento que faça alguém perder tanto peso em tão pouco tempo. 

Os profissionais ouvidos pelo Viral alertam para o perigo em se perder tantos quilos em apenas uma semana, pois a diminuição de massa corporal muito brusca assim só ocorre com uma limitação drástica e nada saudável de alimentos e fluídos e isso pode causar “efeitos perversos e comprometedores da saúde a longo prazo”.

É importante observar que restrição calórica extrema pode levar ao aparecimento de efeitos colaterais, como fadiga, atrofia muscular e problemas no sistema imunológico.

Conclusão

Muito cuidado com receitas milagrosas que prometem a perda rápida de peso! Não há nenhum estudo que comprove que o chá de banana ajuda na perda de peso!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui