16.9 C
São Paulo
terça-feira, maio 11, 2021

É verdade que Lula vai dar entrevista à Globo no dia 27 de outubro?

- Publicidade -

Será verdade que o ex-presidente Lula foi autorizado a dar uma entrevista à rede Globo um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais e promete acabar com a candidatura de Jair Bolsonaro?

A notícia se espalhou através de grupos do WhatsApp na terceira semana de outubro de 2018, na semana das eleições do segundo turno.

De acordo com o texto, Lula teria sido autorizado pela Justiça a dar uma entrevista no dia 27 – véspera das eleições – logo após o horário eleitoral, e que o ex-presidente preso irá dizer que foi o próprio partido de Jair Bolsonaro que armou seu atentado.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que notamos no texto alarmista é que, logo de cara, o autor erra ao afirmar que a suposta entrevista bombástica irá ocorrer no dia 27 de outubro logo após o horário eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário eleitoral vai até o dia 26, na antevéspera das eleições.

Outro detalhe é que a Justiça não autorizou o preso a dar entrevistas.

A notícia, que se parece muito com um boato mais antigo – só que nessa outra versão o entrevistado seria do Adélio (agressor de Bolsonaro), surgiu no site chamado URSAL Brasil, que foi registrado em outubro de 2018 (como podemos ver abaixo), mas que afirma que a notícia é de setembro de 2015:

Além disso, o site não dá nenhuma prova de que isso seja verdade.

 Conclusão

- Publicidade -

A notícia afirmando que o ex-presidente Lula irá dar uma entrevista na véspera do 2º turno das eleições de 2018 é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui