19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Urnas eletrônicas foram apreendidas pela Polícia no Amazonas?

- Publicidade -

É verdade que a Polícia apreendeu um automóvel particular carregado de urnas fraudadas em Autazes, no estado do Amazonas?

As imagens se espalharam nas redes sociais no começo da terceira semana de outubro de 2018, alguns dias antes do segundo turno das eleições. Nela podemos ver uma caminhonete com algumas urnas eletrônicas e, de acordo com o texto que acompanha essas fotos, a polícia teria descoberto um esquema fraudulento contra as eleições!

A notícia espalhada através de grupos do WhatsApp afirma que uma quadrilha estaria levando um lote de urnas fraudadas para o município amazonense de Autazes, mas o plano teria sido frustrado pela PF.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A Polícia Federal teria frustrado o plano de fraude nas urnas! Será verdade? (foto? Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

As imagens são reais, mas a história é falsa!

No dia 22 de outubro de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, juntamente com a Polícia Militar do estado emitiram uma nota explicando que, dois dias antes, uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba abordou um veículo oficial do TRE que estava transportando urnas que irão atender aos eleitores do município de Careiro da Várzea.

A nota explica também que foi apurada durante a abordagem que não havia nenhuma irregularidade no transporte e que um dos policiais fotografou as urnas e espalhou informações erradas nas redes sociais.

Leia a nota na íntegra:  

“A Polícia Militar do Amazonas informa que na tarde deste sábado, 20, uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba, que realizava a operação “Sentinelas do Amazonas, ação Comunidade Segura”, abordou um veículo oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no qual continham urnas que estavam sendo encaminhadas para atender o pleito do município de Careiro da Várzea. Na abordagem foi constatado que não haviam irregularidades porém, um dos policiais fotografou as urnas sendo transportadas, e divulgou em sua rede social de forma equivocada.

O Comando Geral reitera que todo o procedimento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, está ocorrendo dentro de sua normalidade com a máxima lisura, não havendo quaisquer dúvidas com relação ao andamento do processo eleitoral.
O Comandante Geral Coronel PM Cláudio Silva afirma, que tomou conhecimento do ocorrido e determinou que a ação do policial seja apurada dentro dos ditames legais, pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD), afim de, combater atitudes que disseminem a proliferação de fake news.”

O TRE do Amazonas informou também que o mesmo veículo aproveitou a viagem para trazer duas urnas que estavam precisando de manutenção.

Conclusão

- Publicidade -

As fotos mostrando uma picape Hilux carregada com urnas eletrônicas parada pela polícia aconteceu no dia 20 de outubro de 2018, mas não houve nenhuma irregularidade nisso. As urnas estavam sendo levadas para serem usadas no dia 28 de outubro no município de Careiro da Várzea.  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Curioso que depois que a Folha denunciou a rede de Whatsapp e bots pagos pelos “abiguinhos” do Bolovo, os bots pararam de encher o E-farsas de comentários!

    Vejam só, que coisa!

  2. Por que tem um “bolovo” no fim do penúltimo paragrafo?
    O TRE do Amazonas informou também que o mesmo veículo aproveitou a viagem para trazer duas urnas que estavam precisando de manutenção. Bolovo
    É só selecionar o texto que vocês encontrarão.

  3. noticia nao é falsa existe uma grande desinformação pela parte de vocês sou agente federal e como voces disseram que a camioneta era oficial vou mostrar aqui

    PLACA: PHN3961

    CHASSI: [editado]

    NÚMERO DO MOTOR: [editado]

    RENAVAM: [editado]
    MARCA/MODELO: I/TOYOTA HILUX CDSRVA4FD

    COR: PRATA

    TIPO: CAMINHONETE

    CATEGORIA: PARTICULAR

    ANO DE FABRICAÇÃO: 2016

    ANO DO MODELO: 2017

    UF FATURAMENTO: AM

    COMBUSTÍVEL: DIESEL

    MUNICÍPIO/UF EMPLACAMENTO: MANAUS / AM / BR

    DESCRIÇÃO TIPO CARROCERIA: ABERTA/CABINE DUPLA

    SITUAÇÃO VEÍCULO: CIRCULACAO

    CPF: [editado]

    NOME PROPRIETARIO: LUCIANA [editado]

  4. Existe uma teoria da conspiração onde diz que o TSE abafa qualquer notícia negativa que envolva as urnas. Não para ajudar candidato x, mas simplesmente para mostrar que o órgão tem problemas. No caso foi dito que é um carro oficial, mas na verdade tudo indica que é um carro particular (não tem o simbolo do tse, e o modelo não parece de um carro normalmente usado pelo poder público). Pode até ser que o carro em questão é de algum funcionário que acabou quebrando o galho do TSE, mas acho que no mínimo é algo que foge do padrão de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui