Connect with us

E-farsas

Urnas eletrônicas foram apreendidas pela Polícia no Amazonas?

Conspirações

Urnas eletrônicas foram apreendidas pela Polícia no Amazonas?

Urnas eletrônicas foram apreendidas pela Polícia no Amazonas?

É verdade que a Polícia apreendeu um automóvel particular carregado de urnas fraudadas em Autazes, no estado do Amazonas?

As imagens se espalharam nas redes sociais no começo da terceira semana de outubro de 2018, alguns dias antes do segundo turno das eleições. Nela podemos ver uma caminhonete com algumas urnas eletrônicas e, de acordo com o texto que acompanha essas fotos, a polícia teria descoberto um esquema fraudulento contra as eleições!

A notícia espalhada através de grupos do WhatsApp afirma que uma quadrilha estaria levando um lote de urnas fraudadas para o município amazonense de Autazes, mas o plano teria sido frustrado pela PF.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A Polícia Federal teria frustrado o plano de fraude nas urnas! Será verdade? (foto? Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

As imagens são reais, mas a história é falsa!

No dia 22 de outubro de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, juntamente com a Polícia Militar do estado emitiram uma nota explicando que, dois dias antes, uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba abordou um veículo oficial do TRE que estava transportando urnas que irão atender aos eleitores do município de Careiro da Várzea.

A nota explica também que foi apurada durante a abordagem que não havia nenhuma irregularidade no transporte e que um dos policiais fotografou as urnas e espalhou informações erradas nas redes sociais.

Leia a nota na íntegra:  

“A Polícia Militar do Amazonas informa que na tarde deste sábado, 20, uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba, que realizava a operação “Sentinelas do Amazonas, ação Comunidade Segura”, abordou um veículo oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no qual continham urnas que estavam sendo encaminhadas para atender o pleito do município de Careiro da Várzea. Na abordagem foi constatado que não haviam irregularidades porém, um dos policiais fotografou as urnas sendo transportadas, e divulgou em sua rede social de forma equivocada.

O Comando Geral reitera que todo o procedimento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, está ocorrendo dentro de sua normalidade com a máxima lisura, não havendo quaisquer dúvidas com relação ao andamento do processo eleitoral.
O Comandante Geral Coronel PM Cláudio Silva afirma, que tomou conhecimento do ocorrido e determinou que a ação do policial seja apurada dentro dos ditames legais, pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD), afim de, combater atitudes que disseminem a proliferação de fake news.”

O TRE do Amazonas informou também que o mesmo veículo aproveitou a viagem para trazer duas urnas que estavam precisando de manutenção.

Conclusão

As fotos mostrando uma picape Hilux carregada com urnas eletrônicas parada pela polícia aconteceu no dia 20 de outubro de 2018, mas não houve nenhuma irregularidade nisso. As urnas estavam sendo levadas para serem usadas no dia 28 de outubro no município de Careiro da Várzea.  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top