14.1 C
São Paulo
segunda-feira, maio 23, 2022

É verdade que macacos mataram 250 cachorros para vingar a morte de um filhote?

- Publicidade -

Macacos indianos teriam jogado 250 cães de telhados como vingança pela morte de um filhote! Será verdade?

A notícia surgiu na segunda quinzena de dezembro de 2021, e afirma que macacos furiosos estariam se vingando de cachorros pela morte de um filhote dos primatas. O caso teria ocorrido em Maharashtra (Índia), quando macacos teriam se organizado para levar cachorros para telhados altos e jogado os cães lá de cima, para a morte, em retaliação após um filhote de macaco ter sido morto por um cachorro!

De acordo com a notícia amplamente compartilhada nas redes sociais, cerca de 250 cães já foram mortos pelos primatas sedentos de vingança.

Será que isso é verdade?

Macacos indianos teriam jogado 250 cães de telhados como vingança pela morte de um filhote! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

É verdade que os macacos se tornaram um problema na região de Telangana (assim como em Himachal Pradesh) e também é verdade que macacos atacaram animais e crianças na Índia. No entanto, não há comprovação de que o resultado final da matança de cães foi de 250 (ou de qualquer outro número próximo disso) e tampouco há provas de que os primatas fizeram isso por vingança.

Também não é verdade que todos os cachorros foram mortos por causa da queda dos telhados (após terem sido jogados lá do alto pelos macacos). Apesar de alguns terem caído (ou jogados), a grande maioria deles morreu de fome após serem abandonados lá no alto.

De acordo com agências de checagem indianas, não há nenhuma confirmação de que cães mataram algum filhote de macaco.

Vasculhando um pouco, encontramos essa matéria de 14 de dezembro de 2021 do site Times of India, mostrando um macaco aparentemente lamentando o afogamento de seu bebê. No entanto, o caso aconteceu em Haveri, área que fica a mais de 600km de Maharashtra (onde a “vingança” dos macacos teria ocorrido):

O local da morte do macaco ocorreu 600km longe do local onde os macacos estariam se vingando! (foto: reprodução/Google Maps)

- Publicidade -

Conforme foi apurado, moradores locais disseram que os macacos vivem fazendo bagunça nos telhados e, por isso, eles [os moradores] têm evitado subir nos telhados. Possivelmente essa é uma das razões pelas quais os filhotes de cachorro passaram despercebidos e morreram de fome. 

Os moradores da região afirmam terem tentado acionar o departamento florestal para capturar os macacos arruaceiros, mas as autoridades demoraram a atender ao chamado. 

Em entrevista a uma agência local, os agentes florestais disseram que cerca de 4 cachorros foram mortos pelos macacos.

“Diz-se que isso enfureceu os macacos que, em retaliação, estão matando os filhotes dos cachorros de acordo com os residentes locais. Mas não temos nenhuma prova para apoiar essa teoria. É um comportamento animal e não temos como saber porque se comportam assim ”, disse o responsável ao jornal.

Conclusão

A notícia afirmando que 2 macacos haviam matado 250 cachorros, jogando-os de cima de telhados como vingança pela morte de um filhote, é exagerada e não há provas de que eles fizeram isso com os cães para vingar a morte de um bebê-macaco!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui