22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

É verdade que uma máquina de xerox na Casa Civil tinha 32 funcionários petistas com salário de 12 mil para operá-la?

- Publicidade -

Será verdade ou mentira que ministra Damares Alves descobriu que uma máquina de xerox era operada na Casa Civil por 32 funcionários petistas que recebiam um salário de R$12 mil cada um?

A descoberta se espalhou através das redes sociais desde o dia 18 de janeiro de 2019 e rapidamente começou a ser compartilhada também em grupos do WhatsApp. De acordo com o texto acompanhado do rosto espantado da ministra Damares Alves, o governo teria descoberto que 32 funcionários petistas operavam uma máquina de xerox na Casa Civil e cada um deles recebiam um salário de R$12 mil mensais!

Será que essa afirmação é verdadeira ou falsa?

É verdade que 32 funcionários petistas operavam uma única máquina de xerox na Casa Civil? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Na segunda quinzena de janeiro de 2019, publicações espalhadas no Facebook começaram a disseminar o rumor da descoberta de um cabide de empregos dentro da Casa Civil. No dia 20 de janeiro de 2019, o perfil AntiCurruPTus no Twitter também ajudou a disseminar ainda mais essa história:

Ao mesmo tempo, o perfil Apoio_ministadamaresalves no Instagram colocou a foto da ministra junto com o texto, conseguindo cerca de 11 mil curtidas:

https://www.instagram.com/p/Bs31bmhhCqk/

Acontece que essa notícia é falsa!

Pra começar, não encontramos essa afirmação em nenhum site de notícias. Todas as buscas nos mostram apenas sites e blogs que copiaram o mesmo texto.

- Publicidade -

A acusação parece ter surgido de uma notícia de 2016. Em fevereiro daquele ano, o site Painel Político descobriu que um funcionário público da Câmara dos Deputados exercia a função de “chefe de serviços de reprodução e digitalização de documentos oficiais” com salário bruto de R$ 32.806,31.

O servidor em questão era efetivo da Câmara desde 1998 e recebia um salário líquido (tirando os descontos) de R$ 22.783,72 e, na época, se verificou que o servidor não havia feito nada de desonesto. Apenas teve seu salário aumentado ao longo das décadas devido ao acúmulo de premiações, gratificações e benefícios previstos em Lei.

No dia 03 de maio de 2018, o Diário Oficial da União publicou a dispensa do servidor do Quadro de Pessoal da Câmara dos Deputados.

Também não encontramos o nome do servidor na lista de filiados do PT! Quem encontrar alguma ligação, favor deixar as provas nos comentários!

Conclusão

A notícia afirmando que a máquina de xerox da Casa Civil era operada por 32 funcionários petistas e que eles ganhavam um salário de R$ 12 mil mensais cada um é falsa!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

43 COMENTÁRIOS

  1. em menos de 24h vcs desmitiram os boatos da ligaçao de JEAN WILLYS com adelio, onde esta a mesma ênfase para desmentir os boatos sobre os BOMBEIROS BRASILEIROS TEREM FALANDO MAL DOS EQUIPAMENTOS DE ISRAEL
    vcs sao imparciais ou posso chamar a pagina de ESQUERDOPATA?

      • Essa estória do Flavicho com os milicianos do RJ tá deixando a bolsoesfera nervosa.

        O povo tá apelando pra qualquer teoria da conspiração que possa fazer esse caso sumir.

        E pensar que ainda estamos na primeira fase do luto: a negação. Ainda faltam a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação. Haja paciência até lá.

      • Ta bom. Sai na globo e não chega a vocês? Quanto a esta noticia, realmente não posso ter provas… mas sou dos correios, e, contamos, na época do pt, 16 acessores para um diretor regiinal.

    • Não foi boato nenhum, tem uma entrevista do bombeiro na Globo onde ele fala que os equipamentos israelenses não mostrariam nada no caso da pessoa morta pois a temperatura corporal estaria igual à da lama.

      • Eu juro que me pergunto até hoje oque esse caras de fato vieram fazer aqui, um dos bombeiros israelenses só não morreu pq foi salvo pelo brasileiro. Não fizeram porta nenhuma, só garganta, e ou só queriam amostras profundas do nosso solo.

  2. em menos de 24h vcs desmitiram os boatos da ligaçao de JEAN WILLYS com adelio, onde esta a mesma ênfase para desmentir os boatos sobre os BOMBEIROS BRASILEIROS TEREM FALANDO MAL DOS EQUIPAMENTOS DE ISRAEL
    vcs sao imparciais ou posso chamar a pagina de ESQUERDOPATA?

      • Essa estória do Flavicho com os milicianos do RJ tá deixando a bolsoesfera nervosa.

        O povo tá apelando pra qualquer teoria da conspiração que possa fazer esse caso sumir.

        E pensar que ainda estamos na primeira fase do luto: a negação. Ainda faltam a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação. Haja paciência até lá.

      • Ta bom. Sai na globo e não chega a vocês? Quanto a esta noticia, realmente não posso ter provas… mas sou dos correios, e, contamos, na época do pt, 16 acessores para um diretor regiinal.

    • Não foi boato nenhum, tem uma entrevista do bombeiro na Globo onde ele fala que os equipamentos israelenses não mostrariam nada no caso da pessoa morta pois a temperatura corporal estaria igual à da lama.

      • Eu juro que me pergunto até hoje oque esse caras de fato vieram fazer aqui, um dos bombeiros israelenses só não morreu pq foi salvo pelo brasileiro. Não fizeram porta nenhuma, só garganta, e ou só queriam amostras profundas do nosso solo.

  3. eu sou super de direita mas sou realista, os idiotas acima com comentarios cegos deviam se informar melhor, se a direita propaga fake news tem que ser desmentido mesmo, assi como a esquerda ou quem quer q seja

  4. eu sou super de direita mas sou realista, os idiotas acima com comentarios cegos deviam se informar melhor, se a direita propaga fake news tem que ser desmentido mesmo, assi como a esquerda ou quem quer q seja

  5. Mas essa era facílima de desmentir. Bastava ir nos portais de transparência e ver que estava sendo gasto esse valor. Ou será que esses portais da transparência não servem para bosta nenhuma?

    E olha só. Fui ver as postagens dessas duas contas câncervadoras no twitter e no istragão e elas foram removidas. Esse hacker russo que remove conteúdos ao léu não dá folga.

  6. “AOS FATOS” Alguém de vocês aí pode ir lá ver como este aí faz a verificação sobre o PIB anunciado pelo presidente.
    APROVEITA E VERIFICA O QUE A UNICEF POSTOU ESTA SEMANA EM SEUS CANAIS SOBRE ENSINAR SEXO PARA CRIANÇAS, COISA GRANDE MUNDIAL E VOCÊS CHECADORES DA “VERDADE” NEM NOTARAM NÉ, ALGUNS ESQUERDISTAS DIRÃO QUE NÃO E VERDADE E NEM RELEVANTE, A PRÓPRIA UNICEF VIU A MERDA QUE TENTOU IMPLANTAR, E APAGOU, MAS ALGUÉM RAPIDAMENTE JÁ TINHA COPIADO TUDO, MAS A PRÓPRIA UNICEF DECLAROU NÃO TER POSTADO NADA SOBRE O ASSUNTO, …

  7. Alguém conhece alguma agência que abone o que os CHECADORES da verdade vem fazendo? Já acontece erros de CHECADORES em vários ãmbitos, seria o caso de acreditar piamente neste novo sistema de notícia, pelo mínimo e pelo pior das informações descobrimos que desde o governo FHC já tinha alguém lá dentro na copiadora que já tinha um salário super alto e fora da realidade, não sou eu quem está dizendo só estou replicando o que o checador escreveu sobre a falsidade da Damares.

  8. Não esqueçam do checador “AOS FATOS” brincadeira né? Posta ai e vê que merda vai dar, se a bosta for muita fedida apagamos e nem pedimos desculpas, ninguém para verificar os verificadores?

  9. É mentira, mas não me espantaria se achassem uma máquina de xerox era operada na Casa Civil por 32 funcionários bolsonaristas. Afinal eles acusam os outros EXATAMENTE das coisas que fazem, esses hipócritas bandidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui