20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Ela engoliu o celular para o namorado não ver seu WhatsApp?

- Publicidade -

É verdade que uma moça engoliu o celular para o namorado não conseguir ler as mensagens em seu WhatsApp?

A noticia surgiu com força na web na segunda semana de janeiro de 2016 e conta a infeliz história de uma jovem de 19 anos chamada Adriana Andrade, que teria engolido o seu próprio celular depois do namorado ter ficado insistindo para ver o que tanto a garota respondia no WhatApp!

Segundo informações da matéria publicada em diversos sites e blogs, a moça teria sido hospitalizada para a remoção do aparelho e já estaria passando bem. O namorado, Renato Rodrigues Reto, teria dito à reportagem que a jovem negou entregar o aparelho para ele ler as mensagens, se mostrando bastante nervosa ela saiu correndo com o celular na mão, mas quando percebeu que ele iria alcança-la, para tomar o celular, resolveu engolir o aparelho.

Será que essa notícia é real? Será que isso é verdadeiro ou falso?

Abaixo uma reportagem feita em vídeo em um programa jornalístico:

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar dessa história ter sido bastante compartilhada no início de 2016, ela é bem mais antiga do que isso. Como sempre dissemos aqui no E-farsas, o bom boato é aquele que não é datado, dessa forma ele pode voltar a circular novamente em outras épocas como se fosse recente!

Algumas dúvidas que surgem junto com a notícia:

  • Quando o fato teria ocorrido?
  • Onde o fato teria ocorrido?
  • Em qual hospital a moça foi internada?
  • outras fotos da moça?
  • depoimentos de algum médico responsável pelo caso?
  • Essa notícia foi publicada em algum jornal sério?

Essas dúvidas não podem ser respondidas, pois a “reportagem” não diz!

Origem

- Publicidade -

Esse boato surgiu no blog humorístico G17 em uma publicação de julho de 2012 e começou a ser copiada por diversos sites e blogs até passar a ser tratado como verdade (inclusive em outros países, como na Argentina, por exemplo)!

O G17 é famoso na internet por inventar notícias engraçadas, mas que acabam enganando os mais incautos.entrevistamos o criador do G17 aqui no E-farsas e também desmentimos diversos boatos que surgiram da cabeça desses humoristas como, por exemplo, o que dizia que um funcionário do Banco Central teria sido demitido após imprimir notas com a frase “Goku seja louvado”.

Para deixar bem claro que o G17 não está enganando ninguém, no rodapé de todas as paginas desse blog há um texto alertando que tudo que é publicado lá não deve ser levado a sério:

g17_rodape

Nesse link há outras notícias falsas inventadas pelo G17 e já desmentidas pelo E-farsas!

A foto do tórax com um aparelho de celular é uma montagem feita em cima de uma imagem original, retirada de um artigo sobre pulmões com tuberculose! Abaixo, compare as duas imagens:

Untitled-1

A montagem do raio-x com um celular à mostra foi utilizada em publicações de 2015 para ilustrar a noticia de um médico ginecologista que teria esquecido o telefone dentro da barriga de uma paciente.

Conclusão

A história da jovem que engoliu o aparelho de celular para esconder do namorado as mensagens do seu WhatsApp é falsa! Isso surgiu em um site humorístico em 2012 e voltou com força total em 2016!

Sugestão do leitor Rafael Dias, através do nosso Twitter!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

    • “Conclusão
      A história da jovem que engoliu o aparelho de celular para esconder do namorado as mensagens do seu WhatsApp é FALSA! Isso surgiu em um site humorístico em 2012 e voltou com força total em 2016!”

      Fim da picada é comentar sem ler a matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui