20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Estado Islâmico vai queimar 25 crianças cristãs?

- Publicidade -

É verdade a noticia afirmando que líderes do Estado Islâmico estão se preparando para queimar 25 crianças cristãs na cidade de Quaragosh?

A notícia, acompanhada de fotos, apareceu na web em fevereiro de 2015 e volta a aparecer na timeline das redes sociais desde então. De acordo com o texto, o Estado Islâmico teria invadido a maior cidade cristã do Iraque, Quaragosh, e, após dominar os tribunais e as escolas, decidiu que quem não for muçulmano terá os dias contados, se preparando para queimar 25 crianças cristãs!

As fotos que se espalharam juntamente com a manchete mostram várias crianças presas em uma jaula, todas assustadas com as ameças e tochas apontadas em suas direções!

Será que isso é verdade?

Estado Islâmico estaria preparando para queimar 25 crianças cristãs! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Estado Islâmico estaria preparando para queimar 25 crianças cristãs! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar das imagens serem bastante impactantes, elas não retratam uma cena de execução real! As fotos foram tiradas durante um protesto contra o governo em Douma – cidade que fica a 10 quilômetros de Damasco, na Síria. A ideia era a de chamar a atenção sobre as ações do presidente sírio Bashar al-Assad, comparando-as aos ataques dos grupos extremistas da ISIS.

Segundo a correspondente do britânico The Indepedent na Síria, Lizzie Dearden, no dia 15 de fevereiro de 2015, os ativistas anti-governo na Síria vestiram as crianças como reféns da ISIS e as colocaram em uma gaiola ao lado de uma tocha em um protesto que imita a morte do piloto jordaniano Muath al-Kasasbeh (que foi executado dias antes, queimado vivo em uma gaiola).

Crianças participaram do protesto contra o governo da Síria! (foto: Reprodução)
Crianças participaram do protesto contra o governo da Síria! (foto: Reprodução)

Abaixo, um vídeo feito durante o protesto (obrigado, Riomar Bruno):

- Publicidade -

Conclusão

A foto é real, mas as crianças não estão presas para serem queimadas pelo Estado Islâmico por serem cristãs. As imagens fazem parte de um protesto feito por ativistas anti-governo sírio que quiseram chamar atenção das autoridades sobre as ações do presidente Bashar al-Assad. Os pequenos nada sofreram.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

24 COMENTÁRIOS

  1. pra mim é legal ir lendo a matéria sem saber se é verdade ou falsa. Mas agora que tem na página principal dando spoiler dividindo o que é verdadeiro e falso, perdeu a graça de ler a matéria. para mim.

  2. nossa que horror ! meu Deus que lugar é esse ? que pessoas são essas ? queimar crianças so porque são cristãs ! ai sim são os verdadeiros demonhios, pessoas que não tem Deus, queimar um ser humano, mandar matar uma pessoa só porque não segue a mesma religião.

  3. Só podem ser mesmo fruto de mentes doentias usar crianças inocentes para promover e conseguir algo. Não convencem a ninguém essas e outras aberrações que a mente humana é capaz; seja pela incompetência; pela falta de bom senso; pela estupidez e pobreza de alma. Sejam criativos em seus projetos e planos, coloquem em ação produtos sensatos vindos do fundo da alma com sabedoria. Para mim, até que provem em contrário, são crianças tentando ensinar humildade, amor e resignação a um bando de idiotas estúpidos, doentes de alma que não conseguem ter o mínimo de emoção para expressar com a própria cara o que desejam!

    • Cara, infelizmente isso é mais comum do que se imagina. È só ver esses protestos contra morte de traficante, ou em reintegrações de posse. O que vemos logo de cara são os pais colocando as crianças na frente, como forma de intimidar o poder público. Usar criança para intimidar o poder público é extremamente comum em países subdesenvolvidos, como a Síria e o Brasil, infelizmente.

  4. E se for verdade?

    Apocalipse 21
    8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

  5. Ola dono (a) desse site muito legal esse seu site parabens , olha eu trabalho na internet e sei uma forma de fazer um site igual esse meu, de uma olhada nele e me fala oque acha ele tem mais de 50,000 postagens e tudo em piloto automatico veja e se quiser saber mais mande um email que te passo detalhes forte abraço e ate mais veja meu site…..

  6. Esse mundo que agente vive é cheio de pessoas que tem coragem de duvida oq se mostra, eu queria ver se fosse um filho de vcs ai, as pessoas só se importam com elas mesmas o resto que se dane, será pq os cristão são os mas perseguidos pq eles adoram a Deus. Será pq os católicos n são perseguidos?e outra varias religiões n são perseguidos?
    quantas crianças n tem sido mortaS MEU DEUS, e oq as pessoas fazem é só critica^_?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui