11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Estátua de Marielle Franco levou mais de 20 tiros! Será verdade?

- Publicidade -

É verdade que a estátua inaugurada no Rio de Janeiro em homenagem à vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018, amanheceu com várias marcas de tiro?

A imagem começou a circular através de grupos de WhatsApp e do Telegram no final de julho de 2022, após a inauguração de uma estátua feita em homenagem à vereadora Marielle Franco no centro do Rio de Janeiro. Nela podemos ver que a estátua parece ter recebido vários tiros e, de acordo com o texto que a acompanha, vândalos fortemente armados teriam feito isso durante a madrugada!

Será que isso é verdade?

Grupo armado teria atirado várias vezes contra a estátua de Marielle Franco! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

A vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em março de 2018, foi homenageada com uma estátua de bronze e a obra foi inaugurada no dia 27 de julho de 2022, na Praça Mario Lago, no Centro do Rio de Janeiro. A escultura foi feita pelo artista Edgar Duvivier e o local foi escolhido por ser onde Marielle prestava contas do seu mandato, todas as sextas-feiras.

A data da inauguração foi escolhida por ser o dia em que Marielle completaria 43 anos de idade.

O monumento está sendo monitorado com câmeras de segurança, além da vigilância de guardas municipais para evitar depredações. Se tivesse mesmo acontecido algum ato de vandalismo, a segurança teria registrado.

A foto que mostra a estátua com várias marcas de tiro é falsa! Ela é uma montagem feita em cima de uma foto real, tirada pelo Instituto Marielle Franco.

Compare abaixo a foto real com a montagem:

Créditos da foto original: Instituto Marielle Franco

Atualização 02/08/2022

- Publicidade -

Nosso leitor AlxR encontrou a imagem do tiro que foi usada na montagem acima:

Conclusão

A foto que mostra a estátua da vereadora Marielle Franco com várias marcas de tiro é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui