10.4 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Sergio Moro tirou foto ao lado do Lula após seu partido declarar apoio à candidatura do ex-presidente?

- Publicidade -

Foto mostra o ex-juiz bem ao lado do ex-presidente Lula e texto afirma que o partido de Moro irá apoiar a candidatura de Lula à Presidência! Será verdade?

A afirmação surgiu nas redes sociais no final de julho de 2022 e vem acompanhada de uma foto com Moro e Lula, lado a lado, em uma aparente relação de amizade! De acordo com o texto, o partido União Brasil, ao qual Moro é afiliado, irá apoiar o candidato Lula. Sendo assim, ambos estariam se unindo para combater Bolsonaro nas próximas eleições!

Será que essa história é real?

Texto de uma das versões compartilhadas através de grupos do WhatsApp e do Telegram no final de julho de 2022: “É oficial: o partido do Moro, União Brasil, apóia Lula. Agora Moro é o candidato de Lula ao Senado no Paraná e Lula é o candidato de Moro à Presidência. Essa é a democracia brasileira: todos juntos contra o genocida.”

Verdade ou mentira?

Como você já deve ter imaginado, a foto é uma montagem grosseira. Aparentemente, foi feita para deixar claro se tratar de uma brincadeira, mas muita gente acaba acreditando e compartilhando como se fosse real!

Uma busca reversa da imagem nos levou à foto original. Na verdade, trata-se de uma fotografia de Lula ao lado de sua atual esposa, Rosângela, como podemos ver nessa reportagem de 19 de maio de 2022.

Compare abaixo a foto original com a montagem:

O ex-juiz Sergio Moro e o ex-presidente Lula são inimigos declarados há anos. Moro foi o juiz responsável pela força-tarefa que ficou conhecida como Operação Lava Jato, desde 2014, que culminou na prisão de vários políticos e, dentre eles, Lula.

O partido de Sergio Moro vai apoiar a candidatura do ex-presidente Lula?

O futuro dos apoios entre partidos ainda está se formando. No dia 30 de julho de 2022, o presidente do partido União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, afirmou ter desistido de concorrer à Presidência em 2022. Bivar disse aos seus apoiadores que tentará outro mandato na Câmara dos Deputados e surgiram rumores sobre um suposto apoio de seu partido à candidatura de Lula em troca de ajuda para seus candidatos no Paraná.

- Publicidade -

No entanto, é bem provável que o PT, partido do ex-presidente Lula, aposte suas fichas no pré-candidato ao Senado pelo Paraná, Dr Rosinha. Mas como a Política é um jogo de reviravoltas cheio de acordos, tudo pode mudar!

Conclusão

A foto que mostra Lula ao lado de Moro é falsa e ainda é cedo para afirmar que o partido do ex-juiz irá apoiar a candidatura do ex-presidente em 2022!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui