Mais Checagens em Falso
-
Conspirações
O adolescente inventor do sabonete curador do câncer foi encontrado morto em condições suspeitas?
Por Gilmar LopesHeman Bekele, de 14 anos, teria sido encontrado sem vida com 35 tiros nas costas após...
-
Conspirações
Elon Musk publicou confissão de Alexandre de Moraes sobre fraude nas eleições?
Por Gilmar LopesBilionário teria divulgado arquivo com mais de 90 horas de conversas onde o ministro do STF...
-
Conspirações
O ex-ministro Silvio de Almeida foi indicado ao Conselho da ONU?
Por Gilmar LopesÉ verdade que o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida vai ganhar um cargo na ONU...
-
Conspirações
Kamala Harris usou ponto eletrônico no ouvido para vencer o debate contra Trump?
Por Gilmar LopesÉ verdade que a candidata à Presidência dos Estados Unidos Kamala Harris usou ponto eletrônico disfarçado...
-
Falso
Gigante é flagrado em São Tomé das Letras! Será verdade?
Por Gilmar LopesVídeo mostra um ser humanoide gigante em um morro na cidade mineira de São Tomé das...
Ajude a Manter o E-farsas
Lançamento
Voltando a Circular
- Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado?
É verdade que as marcações do fundo das embalagens de leite longa vida servem para mostrar quantas vezes o produto foi reaproveitado? O alerta surgiu no dia 22 de novembro de 2018, em uma conta no Facebook e rapidamente se espalhou também através de grupos no WhatsApp. De acordo com o texto – que já havia sido compartilhado quase 100 mil vezes em menos de 24 horas – as cores e numerações presentes no fundo das embalagens longa vida seriam indicações feitas pelas fábricas para controlar quantas vezes o leite teria sido reaproveitado! A moça que faz o alerta ainda avisa também que as caixas que possuem uma barrinha colorida no fundo devem ser descartadas pelos consumidores, pois essas marcas estariam indicando que o produto já está vencido! Será que esse alerta é verdadeiro ou falso? Verdade ou mentira? Em abril de 2006, publicamos aqui no E-farsas a explicação de um alerta falso e bem parecido com esse. Circulando desde 2005, o texto alertava que o número marcado no fundo das embalagens longa vida seria a quantidade de vezes que o conteúdo teria sido reaproveitado. Na ocasião, explicamos que os números eram, na verdade, um controle das bobinas utilizadas na confecção da embalagem e que o processo de reaproveitamento do leite (se isso fosse verdade) não compensa para a indústria. Além disso, se o leite fosse “repasteurizado”, ele ficaria com vários blocos que iam se amontoando, tornando o produto parecido com uma ricota. Essa lenda foi tão disseminada nos anos seguintes que chegou a causar até prejuízo para a indústria. Essa reportagem de 2008, por exemplo, mostrava que as prateleiras de leite ficavam reviradas nos supermercados após o consumidor não compra leite longa vida sem antes conferir o número no fundo das caixas. Variações do tema Em maio de 2013, desmentimos aqui no E-farsas outro alerta infundado envolvendo embalagens de produtos. Na época, o que circulou era um texto afirmando que os quadradinhos coloridos nas embalagens serviam para sinalizar que os produtos embalados eram naturais ou artificiais e explicamos que: “As cores estampadas nos tubos nada tem a ver com a quantidade de ingredientes químicos presentes na composição do cosmético. O pequeno quadrado (ou retângulo) que vem desenhado nas embalagens dos produtos é uma marca que serve de guia para as maquinas de envasamento. Nas fábricas, os cosméticos são embalados em máquinas de alta velocidade que se baseiam nessas marcas para alinhar e “saberem” onde soldar e fechar a embalagem.” http://www.e-farsas.com/significado-dos-quadrados-nos-tubos-de-cosmesticos.html Conclusão O alerta sobre o reaproveitamento dos produtos das embalagens de leite é falso! Os números impressos no fundo das embalagens se referem ao lote de fabricação e os quadradinhos coloridos são usados para auxiliar as máquinas de envase!
[…] - Desenho mostra o Mickey furando queijos com o pênis?
É verdade que um dos personagens mais famosos da Disney já apareceu em um desenho animado na TV furando queijos com o seu pênis? O vídeo é compartilhado na forma de um GIF animado e mostra imagens de um episódio antigo do desenho do personagem Mickey Mouse, dos Estúdios Disney, usando uma ferramenta um tanto quanto inusitada para furar os queijos em uma linha de produção de uma fábrica. Os queijos suíços, na história, são furados por algo saliente na calça do rato, dando a entender que Mickey estaria mesmo furando os alimentos com o seu pênis!!! O que? Isso é muito estranho para um desenho animado infantil, né? Se bem que a Disney já foi acusada diversas vezes de inserir mensagens subliminares em seus desenhos… Será que isso é verdade? Verdadeiro ou falso? A sequência de imagens é uma montagem feita com várias cenas de um episódio do Mickey Mouse chamado “Steamboat Willie”, de 1928! Essa brincadeira apareceu em uma publicação no fórum B3ta, em março de 2011 e um mês depois apareceu no Reddit, se espalhando rapidamente pela web. O vídeo original é esse: https://www.youtube.com/watch?v=BBgghnQF6E4 As cenas usadas para a montagem foram: Mickey assobiando (aos 0:34) Bafo de Onça (aos 0:55) Papagaio rindo (aos 1:25) Minnie rodando manivela (aos 4:32) Conclusão O trecho do desenho animado que mostra o Mickey furando queijos com o pênis é uma montagem feita em cima de um episódio de 1928 e foi publicado em um fórum de humor em 2011! Sugestão do leitor Bruce Pimenta, via e-mail.
[…] - Foto mostra idosa que morreu em ‘campo de concentração’ do Lula! Será verdade?
Imagem mostra uma senhora que teria morrido aos 77 anos enquanto estava presa por ter participado dos atos terroristas no DF! Será verdade? A imagem começou a se espalhar através das redes sociais na segunda semana de janeiro de 2023 e nela podemos ver uma simpática senhora de chapéu e óculos com dizeres de “luto” e “campo de concentração”! De acordo com o texto que acompanha a imagem, a mulher é uma senhora de 77 anos de idade que teria passado mal e morrido enquanto aguardava averiguação, juntamente com cerca de 1500 outros suspeitos de participarem dos atos antidemocráticos no dia 08 de janeiro de 2023, no Distrito Federal. A mulher teria reclamado de sede e de fome aos policiais, sendo completamente ignorada até morrer. Será que isso é verdade? Verdade ou mentira? Através de buscas reversas da foto que foi compartilhada como sendo da senhora que teria falecido durante averiguação policial, encontramos sua origem. Ela foi tirada pelo fotógrafo Edu Carvalho, em 2018 e está disponível para download no site Pexels. A linda foto é usada em publicações online há anos, como podemos ver na busca feita através da excelente ferramenta Lens, do Google: Compare a imagem compartilhada em nome da senhora que teria morrido em janeiro de 2023 com a fotografia tirada por Edu Carvalho, em 2018: Uma idosa morreu entre os presos das ações terroristas em Brasília? Não há nenhuma prova de que houve alguma morte entre os vândalos que invadiram os prédios dos 3 Poderes em Brasília no dia 08 de janeiro de 2023. De acordo com informações oficiais da Agência Brasil, os presos no QG do Exército chegam a 1,2 mil pessoas. Não houve relatos de mortes até a publicação da nossa checagem! Segundo apuração do site Metrópoles, alguns bolsonaristas passaram mal e oito deles foram levados para serem atendidos em unidades de saúde próximas ao local, em Brasília. No entanto, não houve nenhum caso mais grave ou registro de mortes. No dia 09 de janeiro de 2023, a Polícia Federal informou ser falsa a informação de que uma idosa teria morrido em operação contra os golpistas: https://twitter.com/policiafederal/status/1612638943958413312?t=Q-IFgppcS5Cphc6dyH4ITw&s=19 Conclusão A foto usada para ilustrar a suposta morte de uma idosa no QG do Exército onde estão os mais de mil suspeitos de envolvimento nos ataques terroristas do dia 08 de janeiro de 2023 é de uma fotografia tirada em 2018 e que nada tem a ver com os crimes cometidos no Distrito Federal!
[…] - A Souza Cruz vai lançar o cigarro de maconha Marley?
É verdade que a empresa Souza Cruz detém a marca Marley para um cigarro a base de cannabis e que o produto será lançado em breve? A notícia não é nova! Apareceu em 2012 na web e voltou a circular através das redes sociais em maio de 2015. De acordo com o texto, a fabricante de cigarros Souza Cruz estaria preparando um novo cigarro, chamado Marley, que teria como base a maconha. Segundo o que é alegado na notícia, a empresa tabagista estaria se preparando para produzir cigarros de maconha, de olho na possível legalização do produto. Será que essa história é verdadeira ou falsa? Verdade ou farsa? Como mencionamos em um dos parágrafos acima, o boato não é novo! Circula desde 2012 em páginas que tentam lutar pela legalização da maconha como o blog Cannaroots que está fora do ar atualmente, mas podemos ver a matéria que serviu de “fonte” para quase todas as outras através do WebArchive. O Cannaroots, é claro, não cita fontes! Apenas diz que a Souza Cruz teria a marca em seu nome e, com isso, abre uma série de especulações a respeito. O blog Growroom, que possuia um o artigo semelhante ao do Cannaroots, afirmou que os advogados da Souza Cruz entraram em contato solicitando a retirada da publicação do ar, afirmando que a notícia é falsa. Dentre as marcas registradas pela Souza Cruz, não existe nenhuma parecida com esse nome e não há nada a respeito da marca “Marley” nas buscas feitas dentro do site da Souza Cruz. Então, quem obteve essa “informação privilegiada” pode ter “se enganado”. Boato “baseado” em um fato A verdade é que a marca “Marley” já havia sido registrada pela Souza Cruz, em 1994. Isso é comprovado através de uma busca no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – órgão responsável pelo registro e manutenção de marcas e patentes aqui no Brasil. No entanto, apesar da marca “Marley” ter sido concedida em 1997, em 2008 o processo foi extinto. Ou seja, a Souza Cruz parece ter abandonado a marca “Marley” e, segundo o site Pequenas Empresas Grandes Negócios, quando uma marca é extinta (ou arquivada), ela se fica disponível para ser registrada por outra empresa (até mesmo pela própria Souza Cruz) ou por qualquer pessoa física. O fato de uma empresa que fabrica cigarros ter registrado uma marca com o sobrenome que remete à maconha (uma alusão ao cantor jamaicano Bob Marley) já foi o suficiente para criarem boatos sobre a possível fabricação dos cigarrinhos de cannabis. Todos os textos sendo espalhados sem que seja citada nenhuma fonte que os comprove! Boato diferente nos Estados Unidos Em 2014, o que se espalhou nos Estados Unidos foi a notícia de que a fabricante Philip Morris estaria lançando o cigarro “Marlboro M”, feito a base de maconha. Uma busca pela web mostrou que todos os sites e blogs que compartilharam o boato se basearam em um artigo publicado no site humorístico Abril Uno (“Primeiro de Abril”, em espanhol). O Abril uno avisa em seu rodapé que o site não é para ser levado a sério! No entanto, muita gente acreditou e passou o texto adiante como se fosse real. Aliás, esse é um boato antigo lá na terra do Tio Sam! Encontramos referências a esse tipo de rumor em documentos de 1969, mostrando que isso circula por aí há várias décadas! Em entrevista à CBS, em 2012, um porta-voz da Philip Morris disse que a empresa não comenta a respeito de negócios futuros, mas que a companhia de tabaco fabrica produtos derivados do tabaco. Na mesma matéria, o porta-voz da Reynolds American Inc. – outra fabricante de cigarros – foi mais claro e afirmou que a produção de produtos derivados da maconha não está nos planos da empresa! A foto do Marlboro “verde” A imagem usada para ilustrar essa “notícia” que mostra uma embalagem verde dos cigarros Marlboro (que é fabricado pela Philip Morris e não pela Souza Cruz) é uma montagem feita por um dos participantes de um concurso de fotomontagens promovido pelo site de língua inglesa Worth1000. A foto original usada nessa brincadeira é essa abaixo e foi retirada do Wikipedia. Resumo em vídeo Assista ao resumo dessa checagem em vídeo: https://www.tiktok.com/@efarsas/video/7389344771229093125 Conclusão A Souza Cruz havia mesmo registrado a marca Marley aqui no Brasil, mas desistiu do nome em 2008. Não há nenhuma evidência que comprove que a empresa estaria plantando maconha para a fabricação de cigarros a base de cannabis. Além disso, não se sabe ainda se – caso a maconha seja legalizada aqui no Brasil – a comercialização desse produto iria ficar sob responsabilidade do Governo ou se empresas iriam fabricar o “cigarrinho que passarinho não fuma”!
[…] - A China mostrou em vídeo a nova capa quântica da invisibilidade?
Será que o vídeo mostrando um senhor experimentando uma capa da invisibilidade em um jardim é verdadeiro ou falso? O vídeo surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2017 e rapidamente ganhou centenas de milhares de curtidas e de compartilhamentos. Nele podemos ver um senhor exibindo o que parece ser uma das maiores invenções dos últimos tempos: Um tipo de capa que torna o usuário completamente invisível! Inicialmente publicado por um usuário da rede social chinesa Weibo, o filme de pouco mais de um minuto de duração já foi visto mais de 20 milhões de vezes e chegou até a ser compartilhado por Chen Shiqu, vice-chefe do Departamento de Investigação Criminal do Ministério da Segurança Pública da China, como sendo uma das novidades no campo da camuflagem. O material, segundo o que se espalhou juntamente com o vídeo, estaria sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Zhejiang. Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso? https://www.youtube.com/watch?v=39xpcAVwZj4 Verdade ou farsa? O vídeo é, de longe, um trabalho amador de edição de imagens! Podemos notar alguns erros na edição do vídeo em questão, como no final do filme, onde as mãos do homem desaparecem: Aos 39 segundos, por exemplo, o homem esbarra em um arbusto que, por sua vez, começa a balançar. No entanto, aos 40 segundos, quando a capa passa na frente do arbusto, ele está parado. Isso mostra que foi utilizada uma imagem estática para se criar o efeito da invisibilidade: A explicação Para realizar esse truque do “manto da invisibilidade” é necessária a ajuda do chroma key, um efeito visual usado no cinema há décadas. A grosso modo, o efeito é produzido da seguinte forma: Uma fotografia (ou uma filmagem) é feita do cenário sem os personagens e, em seguida, são filmadas as cenas dos personagens com detalhes em verde ou em azul. Posteriormente, as filmagens são mescladas e o computador se encarrega de substituir as partes dessas cores pelas imagens previamente filmada sem os personagens. O truque é tão simples que qualquer um com poucos conhecimentos de edição digital pode fazer. Aqui um vídeo explicando como o chroma key é feito: https://www.youtube.com/watch?v=xNYI7uc4Zn4 O vídeo era uma brincadeira Voltando ao vídeo do chinês, a professora de tecnologia no Colégio de Ciências Ópticas e Engenharia da Universidade de Zhejiang, Ma Yungui, disse em entrevista ao jornal BjNews que a universidade não está trabalhando em nenhum projeto de capa invisível. Em entrevista ao Liberation Daily, o produtor da agência Quantum Vídeo Zhu Zhensong revelou que tudo não passou de uma brincadeira e que a sua produtora fez o vídeo com a ajuda de softwares de edição de imagens! Conclusão O vídeo que mostra uma capa de invisibilidade que estaria sendo desenvolvida na China é falso!
[…]