Connect with us

E-farsas

Faqueiro de ouro roubado por Lula foi achado em cofre?

Falso

Faqueiro de ouro roubado por Lula foi achado em cofre?

É verdade que um faqueiro de ouro teria sido roubado pelo ex-presidente Lula e encontrado pela Polícia Federal em um cofre do Banco do Brasil?

A notícia apareceu no dia 12 de março de 2016 no Facebook e rapidamente se espalhou pelas demais redes sociais. De acordo com o texto, acompanhado de uma foto, um dos itens encontrados no cofre da família de Lula no Banco do Brasil foi um faqueiro de ouro que Rainha da Inglaterra teria dado ao presidente do Brasil Costa e Silva – juntamente com um automóvel Rolls Royce, em 1968!

Somente em uma das publicações feitas no Facebook no dia 12 já teve mais de 21 mil compartilhamentos, além de centenas de comentários.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Faqueiro de ouro teria sido roubado pelo então presidente Lula! Será verdade?

Faqueiro de ouro teria sido roubado pelo então presidente Lula! Será verdade?

Verdade ou Farsa?

O suposto “achado” da Policia Federal foi investigado pelos atentos membros do nosso grupo no Facebook. A conclusão final é que a “notícia” é falsa!

Em primeiro lugar, o Rolls Royce oficial do Governo foi doado por Assis Chateaubriand a Getúlio Vargas, em 1952 e a Rainha da Inglaterra Elizabeth II visitou o Brasil anos depois, em 1968 (quando foi, inclusive, recebida e desfilou no veículo na ocasião).

Além disso, na lista de itens encontrados pela Polícia Federal no cofre da família do ex-presidente não há nenhum faqueiro de ouro. Isso nós podemos conferir facilmente na relação disponibilizada através da Informação Técnica número 004/2016 da Superintendência Regional do Estado do Paraná, clicando aqui!

Mas, e o faqueiro de ouro?

Quem criou esse boato teve que achar um faqueiro dourado para ilustrar a sua história, né? Para isso, essa pessoa roubou a foto de um faqueiro publicada em um blog em 2012! O blog Excelente Presentes explicou, em 2012, que o faqueiro da fotografia é apenas banhado a ouro e não “de ouro”:

Faqueiro de ouro é, de 2012 e é "apenas" banhado! (foto: Reprodução/Excelentes Presentes)

Faqueiro de ouro é, de 2012 e é “apenas” banhado! (foto: Reprodução/Excelentes Presentes)

Curiosamente, a fotografia do faqueiro banhado a ouro é mais antiga ainda. Podemos ver que ela foi retirada de um anúncio do site QueBarato, de 2009. Na época, a caixa com os utensílios (52 peças) estava sendo anunciada como usada pelo preço de R$1.900

Reprodução/QueBarato

Reprodução/QueBarato

Atualização 14/03/2016

Esse mesmo rumor continuou a se espalhar pelo Facebook, mas com uma fotografia diferente. Nessa nova versão, o “faqueiro de ouro roubado por Lula” é ilustrado pela foto abaixo, que foi surrupiada do site do leiloeiro Mozart Melo. Trata-se de um faqueiro coreano banhado a ouro:

Faqueiro é, na verdade, banhado a ouro e essa foto é de um site de leilões!

Faqueiro é, na verdade, banhado a ouro e essa foto é de um site de leilões!

Conclusão

O faqueiro de ouro que teria sido encontrado no cofre da família do ex-presidente Lula pela Polícia Federal é, na verdade, uma invenção criada no Facebook que se espalhou rapidamente através das redes sociais.

*Com a imensa colaboração de Alessandro Cyrino e Thiago Lucas através do nosso grupo no Facebook!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top