23.4 C
São Paulo
sábado, novembro 26, 2022

Flor Sangue de Cristo só floresce na Semana Santa! Será?

- Publicidade -

É verdade que a planta Sangue- de-Cristo, vinda da Nova Zelândia, só floresce na época da Semana Santa? Descubra aqui no E-farsas!

As imagens acompanhadas de uma reportagem começaram a ser compartilhadas nas redes  sociais na segunda semana de abril de 2017 e rapidamente se espalharam em sites e blogs. De acordo com o texto, a flor abaixo seria da Nova Zelândia e chama-se Sangue de Cristo (observe a cruz no meio da flor)!

A peculiaridade dela é que, segundo o que dizem, ela só floresce na época da semana Santa!

Será que essa história é real?

Planta Sangue-de-Cristo só floresce na Semana Santa! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A primeira coisa a fazer em um caso como esse é tentar descobrir se existe mesmo uma planta com esse nome. Aqui no Brasil, temos a Sangue-de-Cristo (Sabicea brasiliensis), uma planta que é predominante nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.  

No entanto, no vídeo abaixo podemos ver que a nossa Sangue-de-Cristo é bem diferente da planta que está sendo compartilhada por aí:

 

Mas, então, que planta é essa?

Quem inventou essa notícia falsa deve ter se “atrapalhado” com as datas, pois a Semana Santa é uma comemoração cristã de data móvel, como podemos ver nesse link. Em 2015, por exemplo, a Semana Santa começou no dia 29 de março; Em 2016, em 20 de março e em 2017, começou no dia 9 de abril.

- Publicidade -

Na verdade, a flor mostrada nessa imagem é uma Metrosideros excelsa, uma flor típica da Nova Zelândia que se abre nas proximidades de outro feriado religioso: O Natal! 

Por esse motivo, a árvore-de-fogo ou pohutokawa é usada por muitos neozelandeses como árvore de natal.

O Departamento de Conservação da Nova Zelândia explica melhor as características fascinantes dessa linda planta.  

Conclusão

A história a respeito de uma flor chamada Sangue-de-Cristo, que se abre somente na Semana Santa é falsa! A flor mostrada nas imagens é de uma árvore-de-fogo, que floresce sempre próximo à época do Natal, na Nova Zelândia!

*com a colaboração de Riomar Bruno, através do nosso grupo no Facebook!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Nós temos uma parecida por aqui (inclusive na minha casa), o nome dela é coroa de cristo, a diferença é que não tem essa cruz.
    Ela só floresce no Natal

  2. Acho muito interessante seu trabalho em descobrir as farsas, mas em um conteúdo desses acho que não tem necessidade de dizer que é falso. As vezes isso ajuda a uma pessoa descrente ou desvirtuada a começar a crer e a amar o próximo. Pensa nisso. Fica em paz e bom trabalho.

  3. Bom dia…Gilmar seu trabalho é ótimo… não se preocupe em poupar às pessoas da verdade…como comentou nosso leitor…a verdade seja ela como for é sempre a melhor saída… achei lindo a preocupação do Fabrício em deixar às pessoas acreditarem na falsa planta para trazer às pessoas novamente para a vida…mas não é assim as pessoas precisam encarar a vida com a verdade… abraços…

  4. Claro que a flor é fascinante, Deus é perfeito, mas pra que mentir? O nome dela é planta-de-fogo e flosrece no Natal, tipicamente de Nova Zelândia. A verdade é o melhor caminho!!!! Fica na paz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui