23.3 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Foca é morta por tubarão durante festa em sua homenagem!

- Publicidade -

Será verdadeiro o vídeo que mostra uma foca sendo atacada e morta por um tubarão, ao vivo, durante uma festa em sua homenagem?

O filme apareceu no Facebook e no WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2016 e mostra o que parece ser um flagrante ocorrido ao vivo em um telejornal de língua inglesa. Nele podemos ver um programa de TV cobrindo um evento de celebração de uma foca, que estaria retornando para o mar após longo período em cativeiro. No entanto, algo parece dar errado!

No momento em que as câmeras estão gravando a festa e a foca está sendo levada para a água, um enorme tubarão salta no ar e agarra a sua presa, matando a indefesa foca ali, na frente de todos!

Será que esse vídeo, que já foi visto mais de 3 milhões de vezes, é verdadeiro ou falso?

 

Verdadeiro ou falso?

Como muito de vocês já devem ter imaginado, o vídeo é falso!

Na verdade, o “incidente” é apenas uma propaganda criada em 2013 para divulgar a Shark Week, uma série de programas sobre tubarões, que foi exibida naquele ano pelo canal de TV a cabo Discovery.

O vídeo espalhado pelas redes sociais está incompleto, pois nos segundos finais podemos ver os créditos da Discovery Channel. Abaixo, a chamada completa:

- Publicidade -

 

No site da Discovery podemos ver outro vídeo da campanha!

Conclusão

O vídeo da morte de uma foca durante da celebração de sua volta ao mar é apenas uma propaganda de um canal de TV a cabo!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui