16.5 C
São Paulo
domingo, junho 20, 2021

Foto do Lula apareceu com grades na galeria dos ex-presidentes no Palácio do Planalto?

- Publicidade -

Será verdade que instalaram grades no quadro do ex-presidente Lula em exposição no Palácio do Planalto? Vandalismo, ordens do Governo ou fotomontagem?

A imagem começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp e nas várias redes sociais na primeira semana de abril de 2018. Nela podemos ver a galeria com quadros de fotos de ex-presidentes do Brasil, mas na foto do Lula tem algo diferente: Na frente do quadro foram instaladas grades, como que se o quadro também estivesse cumprindo sentença proferida contra o ex-presidente.

O texto que acompanha a imagem afirma que o fato teria sido fotografo no Palácio do Planalto logo após o Juiz Sérgio Moro confirmar a sentença de prisão de Luiz Inácio da Silva.

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Quadro do Lula amanheceu com grades no Palácio do Planalto! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como você já deve ter imaginado, a foto é falsa!

A imagem original é essa, tirada em 2014 para o site GQ Brasil no andar térreo do Palácio do Planalto, onde fica a sala (que na época tinha 33 retratos) dos ex-presidentes do Brasil:

Reprodução/GQ Brasil

O site GQ explicou que quando a foto entra na galeria é convertida para preto e branco e apenas a imagem do atual presidente é colorida.

A montagem circula pela web desde o final de 2017 e voltou a se espalhar novamente em abril, após o julgamento do habeas corpus de Lula no STF, no dia 05 de abril de 2018.

Conclusão

- Publicidade -

A foto mostrando o quadro do ex-presidente Lula atrás das grades no Palácio do Planalto é uma montagem, uma brincadeira!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui