19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Foto do papel de parede do Windows XP é verdadeira ou falsa?

- Publicidade -

Será que a foto mais famosa do mundo, usada ainda hoje em milhões de papeis de parede de computadores com Windows XP, é verdadeira ou mais uma montagem digital?

Depois que postamos aqui no E-farsas.com nossa pesquisa a respeito da Blue Marble – a foto do planeta Terra que é usada como fundo padrão do iPhone – alguns leitores nos perguntaram se aquela imagem de uma linda paisagem que foi (e ainda hoje é) usada como wallpaper do Windows XP é verdadeira ou falsa.

Se você usou o sistema operacional Windows da Microsoft na sua versão XP, com certeza já deve ter visto a imagem abaixo:

Bliss - A imagem do papel de parede do Widows XP é real!
Bliss – A imagem do papel de parede do Widows XP é real!

 

Pois pode acreditar! A fotografia é real!

Quem garante isso é o próprio fotógrafo, o americano Charles O’Rear. Em entrevista ao jornal Napa Valley Register, Charles conta que depois de passar mais de 25 anos viajando a serviço da revista National Geografic e tirando milhares de fotos em diversos contos do mundo, a imagem que mais lhe rendeu fama e dinheiro foi justamente essa que ele tirou, sem muita pretensão, em uma das várias vezes que passou em frente a um campo de grama verdinha – no caminho de que ia da sua casa a da namorada (com quem é casado).

Charles O'Rear - Fotografo da famosa Bliss - (Carolyn Younger)
Charles O’Rear, o autor da famosa Bliss (Carolyn Younger)

“Eu sempre dirigi esse mesmo caminho entre São Francisco e Napa Valley 2 vezes por semana, mas só resolvi bater a foto em janeiro de 1996, quando a grama fica mais verde e brilhante”disse o Sr. O’Rear ao jornal Daily Mail em novembro de 2011.

O fotógrafo – atualmente aposentado – conta que a Microsoft achou o retrato nos arquivos da Corbis e entrou em contato com o seu agente.

- Publicidade -

Com milhões de cópias do Windows vendidas (e pirateadas), a “Bliss” – como é chamada a foto (aqui no Brasil é chamada de “Alegria”) – se tornou a imagem com os direitos autorais mais caros da história. Por uma questão contratual, o valor não pode ser revelado, mas segundo O’Rear, o tanto de grana que a Microsoft lhe pagou pelo copyright só perde para uma outra imagem “que mostra o então presidente Bill Clinton abraçando sua secretária Monica Lewinsky”, diz ele!

Ironia

Infelizmente (ou não), o autor da fotografia mais famosa do mundo nunca chegou a ver a sua obra em seu próprio computador. Ele é usuário do Mac.

Plantação de uvas famosa

A famosa paisagem fica em Napa Valley, na Califórnia, nos Estados Unidos. No Google Street View é possível “andar” pela estrada que passa bem em frente da pequena colina em Napa Valley.

O local da fotografia visto de frente pelo Google Street View
O local da fotografia visto de frente pelo Google Street View

10 anos depois

Os fotógrafos Simon Goldin e Jakob Senneby resolveram reproduzir o feito de Chales O’Rear 10 anos depois. O resultado é esse retrato aí:

10 anos depois 2 fotógrafos reproduziram a Bliss - (Simon Goldin e Jakob Senneby)
10 anos depois 2 fotógrafos reproduziram a Bliss – (Simon Goldin e Jakob Senneby)

Conclusão

Foto real. De acordo com o autor da fotografia, não houve nenhum retoque na imagem.

Sites pesquisados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

14 COMENTÁRIOS

  1. Algum retoque houve ou entao ele usou algum filtro para fotografar. É verdade que a foto atual não ajuda por que parece que a grama (ou videiras) está em um ‘momento’ diferente mais cinza. Mas as cores na versão do windows são fortes demais para serem reais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui