today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

Foto mostra helicóptero da Havan salvando pessoas das enchentes! Será verdade? 

- Publicidade -

Imagem compartilhada nas redes mostra uma equipe de salvamento resgatando vítimas das enchentes no RS com a ajuda de um helicóptero da Havan! Essa foto é real ou falsa? 

A fotografia começou a ser compartilhada na segunda semana de maio de 2024 e mostra uma equipe de resgate em um helicóptero da rede de lojas Havan salvando pessoas em uma enxurrada. Na cena capturada pelas câmeras, a aeronave aparenta estar presa a um pequeno barco, que navega sob as águas lamacentas de um rio. 

Segundo o texto que a acompanha, grandes empresas estariam dando exemplos de ajuda às vítimas das enchentes que assolaram o sul do país, enquanto o Governo não estaria tomando nenhuma ação.

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões, compartilhado no dia 14 de maio de 2021, no Twitter: “Grandes empresas dando exemplo de esforços, humanidade, e logísticas. Enquanto o governo do LADRÃO está esperando o momento “CERTO” Quando seria o momento “CERTO” para este DESGOVERNO?” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, é um dos inúmeros brasileiros que estão ajudando as vítimas das enchentes que castigaram o sul do país em maio de 2024. Dentre suas ações, Hang doou os alimentos não atingidos pelas cheias de suas lojas, que foram castigadas pelas chuvas.        

Em nota, a Havan confirmou que disponibilizou duas de seus helicópteros para ajudar no resgate dos atingidos e foram realizados mais de 300 pousos e decolagens desde o começo dos trabalhos. 

De acordo com o Ministério da Defesa, logo no dia 2 o Governo disponibilizou 626 militares, 12 embarcações, 5 helicópteros e 45 viaturas para atuar no Rio Grande do Sul. A Secom,informou em nota que o esforço de resgate contava (no dia 09 de maio) com 42 aeronaves, 243 embarcações e 2.500 viaturas, além de mais de 15 mil militares, policiais e agentes.

Ou seja, tanto a iniciativa privada quanto à pública está trabalhando em prol do povo gaúcho. É claro que isso ainda não é o bastante, por isso as campanhas de fomento a doações e ações de voluntariado não podem parar.

Mas e quanto à foto?

Voltando à fotografia compartilhada, trata-se de uma imagem gerada por inteligência artificial!

- Publicidade -

A rede de lojas Havan possui helicópteros próprios, mas sua pintura é bem diferente da mostrada na foto, como podemos ver no vídeo abaixo, atrás do empresário Luciano Hang:

Submetemos a imagem a algumas ferramentas gratuitas que, por meio de redes neurais, estimam as probabilidades de uma foto ter sido criada por inteligência artificial, como a Illumunarty, por exemplo, que calculou que essa fotografia do helicóptero tem 84% de chances de ter sido gerada artificialmente:

Já outra ferramenta, a Maybe’s Al Art Detector, estimou que a imagem tem 99% de chances de ter sido criada por inteligência artificial:

Usamos também a Is it AI, outro serviço gratuito, para analisar a imagem e a conclusão dele foi a de que há 69% de chances da foto ter sido gerada por I.A.:

Além dessas checagens, analisamos alguns dos principais detalhes que denunciam a farsa na imagem, como podemos ver a seguir:

  1. duas cabeças para fora da aeronave;
  2. dizeres “Ordem e Progresso” escritos em uma língua estranha;
  3. prefixo do helicóptero ilegível;
  4. rotor de cauda não existe;
  5. pessoas com membros finos pendurados em cordas que não estão amarradas em nada;

Algum detalhes denunciam a farsa: 1. Duas cabeças para fora da aeronave; 2. Dizeres “Ordem e Progresso” escritos em uma língua estranha; 3. Prefixo do helicóptero ilegível; 4. Rotor de cauda não existe; 5. Pessoas com membros finos penduradas em cordas que não estão amarradas em nada;

Conclusão

A imagem que mostra um helicóptero com o nome da Havan, amarrado a um barco, é falsa! Ela foi criada por meio de inteligência artificial!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui