https://1linebet.com/en/mobile
31.5 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024

Foto mostra idosa que morreu em ‘campo de concentração’ do Lula! Será verdade?

- Publicidade -

Imagem mostra uma senhora que teria morrido aos 77 anos enquanto estava presa por ter participado dos atos terroristas no DF! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais na segunda semana de janeiro de 2023 e nela podemos ver uma simpática senhora de chapéu e óculos com dizeres de “luto” e “campo de concentração”!

De acordo com o texto que acompanha a imagem, a mulher é uma senhora de 77 anos de idade que teria passado mal e morrido enquanto aguardava averiguação, juntamente com cerca de 1500 outros suspeitos de participarem dos atos antidemocráticos no dia 08 de janeiro de 2023, no Distrito Federal.

A mulher teria reclamado de sede e de fome aos policiais, sendo completamente ignorada até morrer.

Será que isso é verdade?

Verdade ou mentira?

Foto mostra a idosa que teria morrido enquanto aguardava averiguação no DF! Será verdade? (foto: Reprodução/Instagram)

Através de buscas reversas da foto que foi compartilhada como sendo da senhora que teria falecido durante averiguação policial, encontramos sua origem. Ela foi tirada pelo fotógrafo Edu Carvalho, em 2018 e está disponível para download no site Pexels.

A linda foto é usada em publicações online há anos, como podemos ver na busca feita através da excelente ferramenta Lens, do Google:

Reprodução/Google Lens

- Publicidade -

Compare a imagem compartilhada em nome da senhora que teria morrido em janeiro de 2023 com a fotografia tirada por Edu Carvalho, em 2018:

Uma idosa morreu entre os presos das ações terroristas em Brasília?

Não há nenhuma prova de que houve alguma morte entre os vândalos que invadiram os prédios dos 3 Poderes em Brasília no dia 08 de janeiro de 2023De acordo com informações oficiais da Agência Brasil, os presos no QG do Exército chegam a 1,2 mil pessoas. Não houve relatos de mortes até a publicação da nossa checagem!

Segundo apuração do site Metrópoles, alguns bolsonaristas passaram mal e oito deles foram levados para serem atendidos em unidades de saúde próximas ao local, em Brasília. No entanto, não houve nenhum caso mais grave ou registro de mortes.

No dia 09 de janeiro de 2023, a Polícia Federal informou ser falsa a informação de que uma idosa teria morrido em operação contra os golpistas:

Conclusão

A foto usada para ilustrar a suposta morte de uma idosa no QG do Exército onde estão os mais de mil suspeitos de envolvimento nos ataques terroristas do dia 08 de janeiro de 2023 é de uma fotografia tirada em 2018 e que nada tem a ver com os crimes cometidos no Distrito Federal! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui