today-is-a-good-day
18.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Foto mostra mulher em uma patinete motorizada em 1916! Será verdade?

- Publicidade -

A imagem que circula há tempos pela internet mostra uma mulher andando em uma scooter motorizada em 1916! Será que estamos diante de uma viajante do tempo?

Voltando a ser compartilhada nas redes sociais no final de outubro de 2023, a foto em preto e branco que mostra uma mulher em uma patinete motorizada deixou muita gente curiosa. Afinal, segundo o que foi espalhado, a fotografia teria sido tirada em 1916, o que comprovaria que viajantes do tempo existem mesmo!

Será que essa foto é real? Será que ela foi tirada mesmo em 1916?

Serrá que essa foto foi tirada mesmo em 1916? (Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A foto é verdadeira e foi, de fato, tirada em Londres no ano de 1916!

Assista à checagem que fizemos sobre isso em vídeo:

@efarsas

FOTO DE 1916 MOSTRA UMA MULHER EM UMA PATINETE MOTORIZADA! SERÁ VERDADE?

♬ som original – Gilmar Lopes

A mulher da fotografia se chamava Lady Priscilla Florence Norman, uma das filhas do barão Sir Charles Benjamin Bright e famosa ativista pelo direito das mulheres ao voto no parlamento.

Nascida em 1883, Lady Florence sempre lutou pelos direitos femininos e encontrou apoio no marido, o jornalista e político Sir Henry Norman, com quem se casou em 1907. Para ajudar na locomoção da esposa, Norman deu de aniversário, em 1916, uma scooter motorizada para que ela pudesse viajar com mais conforto para o trabalho (um hospital onde ela prestava serviços voluntários).

O diminuto veículo havia sido inventado um ano antes, pela Autoped Company of Long Island City (Nova York) e foi produzido até 1922.  

- Publicidade -

Empresa havia lançado uma patinete motorizada um ano antes! (foto: Reprodução/Wikimedia)

E o que aconteceu com a Lady Florence?

Com o início da Primeira Guerra Mundial, Florence deixou de lado sua luta pelas causas feministas e foi com o marido para França colaborar em um hospital de guerra, sendo condecorada por seus trabalhos.

Anos depois, ela voltou ao seu país natal para trabalhar no Museu Imperial da Guerra em um comitê dedicado a coletar documentação sobre o papel das mulheres na Grande Guerra. 

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a incansável Lady Florence foi trabalhar novamente, só que dessa vez, no Serviço Voluntário de Mulheres em Londres.

Até a sua morte, em 1º de março de 1964, Florence Norman continuou com o seu trabalho no Museu Imperial da Guerra, dando visibilidade para as mulheres em zonas de conflito.

De fato, lady Florence era uma viajante do tempo, pois estava muito à frente de seu próprio tempo!

Conclusão

A foto que mostra uma mulher andando em uma patinete motorizada em pleno 1916 é verdadeira! O veículo havia sido criado um ano antes e foi dado de presente a uma lutadora dos direitos das mulheres pelo marido!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui