13.7 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 29, 2022

Foto mostra um elefante salvando filhote de leoa! Será verdade?

- Publicidade -

De acordo com texto, a fotografia foi considerada a melhor foto desse século e mostra um elefante salvando um filhote de leão do calor! Será verdade?

A imagem ganhou força nos compartilhamentos em grupos do WhatsApp na primeira semana de setembro de 2018 e mostra um elefante caminhando lado a lado com uma leoa, carregando um filhote de leão em sua tromba!

O texto que acompanha a bonita foto afirma que um elefante, ao perceber que uma mamãe leoa estava com dificuldades em atravessar a savana com seu filhote, pegou o pequeno com a sua tromba e o levou até uma poça d’água.

O elefante, segundo o texto, teria salvado o filhote do calor extremo e a fotografia já estaria sendo considerada a foto do ano!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Elefante ajuda a mamãe leoa a atravessar seu filhote pela savana! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar de ser bastante compartilhada no WhatsApp em setembro de 2018, a imagem surgiu em abril do mesmo ano, acompanhada de um texto em inglês, e logo se espalhou em outros idiomas.

Uma das versões que se espalharam pelo WhatsApp!

No dia 2º de abril, o site Latest Sightings revelou que a foto espalhada por eles no dia da mentira (um dia antes), apesar de ter alcançado mais de 4 milhões de visualizações só no Facebook (sem contar com as interações nas outras redes sociais), tudo não passou de uma montagem!

Abaixo, uma das publicações feitas pelo site, em seu perfil no Twitter:

- Publicidade -

Na publicação feita no site Latest Sightings, Nadav Ossendryver explica que esse tipo de viral com fotomontagens já havia sido tentado nos anos anteriores, mas a pegadinha de 2018 foi a que teve mais sucesso!

A iniciativa partiu do parque Nacional Kruguer, localizado na África do Sul e, aliás, a foto original (a que mostra somente um elefante caminhando) foi tirada por Felix Andrews no mesmo parque que bolou a brincadeira.

A montagem também usou uma foto de uma leoa, de 2012, do site Londolozi – que é especializado em registrar a vida selvagem (sobretudo, na área próxima ao parque Kruger).

Já o bebê leão foi tirado do site australiano chamado Zoos Victoria, de uma matéria de fevereiro de 2017. O criador da montagem espelhou a foto, mudando a posição do filhote e colocando ele na tromba do elefante.  

Compare a montagem com a foto original abaixo:

Conclusão

A foto e a notícia mostrando um elefante carregando um filhote de leão e levando-o a uma poça d’água para salvá-lo do calor são falsas! Tudo não passou de uma brincadeira de 1º de abril feita para divulgar uma reserva africana!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

    • Confesso que não encontrei nada que pudesse concluir que a foto era falsa. Pensei até no fato de a mãe Leoa estivesse calma demais…mas, acreditei piamente na foto. Parabéns aos que montaram a foto.

    • A foto do começo da matéria está bem nítida e dá pra ver que é montagem. Mas a que tem se espalhado no Face está mais saturada e cheia de artefatos, dando a impressão que foi scaneada de um jornal. Aí já não fica tão fácil.

  1. Confesso que não encontrei nada que pudesse concluir que a foto era falsa. Pensei até no fato de a mãe Leoa estivesse calma demais…mas, acreditei piamente na foto. Parabéns aos que montaram a foto.

    • Velho, por quê diabos o elefante salvaria um jovem leão? Um animal que, futuramente se tornará uma possível ameaça aos seus descendentes ou até a si mesmo dependendo da situação (sim, leões predam elefantes dependendo dá situação). Não faz o menor sentido isso, e a leoa caminhando de boas ali huahua tem que ser muito inocente pra acreditar numa bobagens dessas… Tá achando que é o jardim do Éden carai? Kk

  2. Percebi que era fake por alguns motivos: presa (apesar de ser dificil o legar comer), mas é presa, nunca ficaria a vontade perto do predador, como ela levar o filhote de leão na tromba ai já ficou bem ruim…rsrs, a leoa acompanhando ai ficou pior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui