Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Bolsonaro disse que nordestino é tão burro que não consegue pronunciar Haddad?

Falso

Bolsonaro disse que nordestino é tão burro que não consegue pronunciar Haddad?

Bolsonaro disse que nordestino é tão burro que não consegue pronunciar Haddad?

Imagem afirma que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro teria dito em uma entrevista que o nordestino é tão burro que nem sabe falar Haddad. Será verdade?

De acordo com publicações feitas no começo de setembro de 2018 nas redes sociais, o deputado federal e candidato à Presidência Jair Bolsonaro teria dito, durante uma entrevista a uma rádio no Rio Grande do Sul, que “o nordestino é tão burro que nem sabe falar Haddad” (“Haddad” seria uma referência ao candidato Fernando Haddad)!

Será que ele disse isso mesmo?

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

“O nordestino é tão burro que…”, frase atribuída ao candidato Jair Bolsonaro circula nas redes sociais! Será verdade?

Verdade ou mentira?

A frase, segundo o que afirma a publicação (e suas versões), teria ocorrido “ontem”. Ou seja, como o fato não é datado e começou a aparecer no Facebook no dia 03 de setembro, é de se supor que a tal entrevista teria sido dada no dia 02. No entanto, o candidato esteve no Rio Grande do Sul somente nos dias 28, 29 e 30 de agosto e não há registro dessa frase nos jornais locais.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Depois da região sul, o candidato partiu para Rondônia e, posteriormente, voltou para o Rio de Janeiro.

Em qual rádio o candidato teria feito tal afirmação? Isso o texto não explica…

Não encontramos nenhuma entrevista de Jair Bolsonaro onde ele tenha feito tal afirmação a respeito do povo nordestino. O que achamos foi uma frase atribuída ao presidente do PDT, Carlos Lupi, que teria dito algo bem parecido:

“[…]Achar que a transferência [de votos] será automática é acreditar que o povo não tem inteligência. O povo sabe quando é Lula e sabe quando não é. Aliás, o nordestino não conseguirá falar Haddad e não haverá tempo para dizer que ele é o Fernando.”

Carlos Lupi, que é braço-direito do candidato Ciro Gomes, também afirmou nessa mesma entrevista que “Jair Bolsonaro irá se destruir sozinho“, mostrando que não tem muita simpatia pelas propostas do candidato.

Histórico propício

Jair Bolsonaro é um dos alvos fáceis de criadores de fake news, visto que o deputado federal tem um histórico de fazer declarações que beiram o absurdo, como a vez em que ele (na época ainda nem era pré-candidato à Presidência) acenava para eleitores do Lula segurando um monte de capim!     

Conclusão

Não encontramos provas de que Jair Bolsonaro tenha dito que “O [povo] nordestino é tão burro que nem sabe falar Haddad”! Frase parecida foi dita pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, ao se referir a mudança de candidato do PT para a presidência do Brasil (que era anteriormente de Lula).

Continue lendo
63 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo