Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra uma ave que tentou proteger o ninho das queimadas no Pantanal?

Animais

Foto mostra uma ave que tentou proteger o ninho das queimadas no Pantanal?

Foto mostra uma ave que tentou proteger o ninho das queimadas no Pantanal?

Circula nas redes sociais, principalmente no Twitter (arquivo), uma foto um tanto quanto chocante! Ela mostra uma ave, que teria morrido protegendo o seu ninho das queimadas, que vêm ocorrendo no Pantanal.

Confira o tuíte abaixo, assim como a respectiva foto:

O tuíte já obteve mais de 400 retuítes e mil curtidas nas últimas 24 horas.

Entretanto, será que a foto é verdadeira? Isso aconteceu no Pantanal? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não foi tirada no Pantanal, tampouco no Brasil! Na verdade, a foto mostra o resultado de uma queimada ocorrida no vilarejo de Hanzak, distrito rural de Lavasan-e Kuchak, na província de Teerã, no Irã! A queimada ocorreu em meados de junho de 2020, e foi noticiada por uma parte da mídia iraniana (1,2,3).

Confira abaixo algumas fotos:

A foto mostra o resultado de um incêndio ocorrido no vilarejo de Hanzak, distrito rural de Lavasan-e Kuchak, na província de Teerã, no Irã.

Foto mostrando uma parte da área queimada.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Foto mostrando a ave queimada e morta ao lado de um ninho com 16 ovos.

Assim como outros dois vídeos, que também mostram essa cena, e a relacionam com o Irã:

 

 

Segundo o site de notícias “Rokna”, diversos animais e árvores teriam sido queimadas nesse incêndio, que foi controlado por brigadistas locais. Ali Ahmad Momaji, chefe dos bombeiros, elogiou a ação de combate às chamas, que envolveu dois veículos e seis homens, e consumiu cerca de 500 metros de vegetação.

Não houve nenhum relato sobre quaisquer vítimas humanas.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não foi tirada no Pantanal, tampouco no Brasil! Na verdade, a foto mostra o resultado de um incêndio ocorrido no vilarejo de Hanzak, distrito rural de Lavasan-e Kuchak, na província de Teerã, no Irã! O incêndio ocorreu em meados de junho de 2020, e foi amplamente noticiado pela mídia iraniana.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

2 Comentários

2 Comments

  1. Inocencio

    11 de setembro de 2020 em 11:47

    Marco, parabéns pelo trabalho. Adoro o detalhamento que você e o Gilmar dão as checagens de fatos que são publicadas.
    Mas só uma coisa nesse aqui. No trecho abaixo acho que faltou uma palavra:
    “Embora a foto seja verdadeira, ela *não* foi tirada no Pantanal.”
    No post acho que ficou faltando isso, apesar de que para quem ler deveria ficar claro o contexto do post, mas…

    • Marco Faustino

      11 de setembro de 2020 em 12:15

      Olá Inocencio! Agradeço pelas palavras! Sim, de fato ficou faltando! Eu havia corrigido no corpo do texto, mas acabei esquecendo de arrumar!
      De qualquer forma já arrumamos! Obrigado pelo aviso!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo