today-is-a-good-day
17.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Fotos atribuídas a família suspeita de matar cães e gatos para fazer linguiça são verdadeiras ou falsas?

- Publicidade -

Na última sexta-feira (18), três pessoas de uma mesma família (pai, mãe e filha) foram presas em flagrante no bairro de Meaípe, em Guarapari, na região metropolitana de Vitória/ES. Após denúncias anônimas, a polícia investigou o que essa família andava fazendo dentro de casa. E, o que o polícia descobriu foi aterrorizante. Os três mantinham mais de 50 animais, entre cães, gatos e até mesmo um papagaio em condições totalmente insalubres. Não havia recipientes com comida ou água e, para piorar a situação, a urina e as fezes dos animais estavam espalhadas pela casa.

É interessante fazer apenas uma pequena observação nesse ponto. Alguns sites alegaram que essa família já vinha sendo investigada há anos (1 | 2), sendo que o site do jornal “Folha de Vitória” mencionou que diversos boletins de ocorrência já tinham sido lavrados.

Uma História de Terror

E, o que poderia ser “apenas” um caso de maus-tratos aos animais se transformou numa história de terror. Isso porque, segundo a polícia, há uma forte suspeita que a família matava os animais e vendia a carne deles para ser supostamente comercializada no formato de linguiça. Sim, isso mesmo que vocês leram. O produto seria supostamente comercializado numa ou mais feiras da própria cidade.

Fotos da família acusada de matar cães e gatos para fazer linguiça: Maurício H. P. (à direita), de 62 anos, Angela D. S. L., 66, e Ana Carolina S. H. P., de 27 anos (à esquerda).

Durante a abordagem inicial dos policiais, a família alegou que estava protegendo os animais, ou seja, essa seria a razão da presença de tantos gatos e cachorros no local. Contudo, a polícia não acredita nisso, e por vários motivos.

Segundo o portal de notícias RICMais, um policial militar teria relatado que foram encontrados diversos sacos de ração, que estavam cheios de ossos. Isso foi corroborado por uma reportagem do programa jornalístico “Primeiro Impacto”, do SBT, que chegou a mostrar (borrando a imagem, é claro) diversos sacos contendo carcaças e ossos de animais:

A Família Não Comercializava Nada no Local

Segundo a polícia, a família não comercializava absolutamente nada no local, ou seja, na casa onde moravam. Os três suspeitos “apenas” venderiam a carne para alguém processar, por assim dizer. A polícia ainda está investigando uma quarta pessoa, que pode estar envolvida nessa situação, assim como os compradores das tais linguiças que teriam sido feitas com a carne de cães e gatos. Vale lembrar nesse ponto, que há toda uma investigação em curso, portanto é necessário cautela.

Embora os cães sejam, em princípio, de rua, a polícia não descartou a possibilidade de que animais pertencentes a moradores da região tenham sido furtados pelos integrantes dessa família.

Comercializar a Carne de Cães ou Gatos para Consumo Humano é Crime!

Kelly Rose Areal, gerente estadual de Vigilância em Saúde explicou que o abate e a comercialização da carne de cães e gatos para o consumo humano é crime:

A legislação brasileira não permite o abate para consumo a carne de gato e cachorro. Tem uma lei e isso é considerado maus tratos aos animais, que são considerados animais domésticos.

Várias doenças podem acontecer, se o animal estiver infectado. A população que por acaso tenha ingerido esta carne deve ficar em observação para ver se aparecem os sintomas“, disse Kelly Rose Areal.

As Fotos que Circulam Sobre Esse Caso São Verdadeiras ou Falsas?

- Publicidade -

Boa parte das fotos que circulam sobre esse caso em alguns sites de notícias e nas redes sociais foram tiradas dos seus contextos originais! Infelizmente, na ânsia ou sensacionalismo de realizar uma denúncia, inúmeras pessoas estão compartilhando diversas fotos, que nada tem a ver com esse caso ocorrido em Guarapari/ES. Para vocês terem uma ideia, algumas fotos são muito antigas e sequer foram tiradas aqui no Brasil!

A seguir, vamos conhecer algumas dessas fotos!

1) Foto de Cachorros Mortos Pendurados em Ganchos

Evidentemente, não iremos publicar essa foto sem nenhum borrão devido ao caráter extremamente gráfico que ela possui. Contudo, acreditamos que vocês saibam muito bem qual seja essa foto:

Não iremos publicar essa foto sem nenhum borrão devido ao caráter extremamente gráfico que ela possui.

Essa foto circula há tempos na internet! Uma de suas primeiras aparições teria sido num abaixo assinado formulado no site “Change.org”, em 2012! (2). O texto pedia para que parassem com a carnificina feita com cães no Vietnã e na China. Contudo, não foi mencionado onde essa foto teria sido realmente tirada. A maior probabilidade é que esse registro tenha sido feito em um desses países que acabamos de mencionar.

Portanto, essa foto não tem relação alguma com o caso ocorrido em Guarapari/ES!

2) Fotos de Linguiças Supostamente Preparadas com a Carne de Cães e Gatos

Lembram que a polícia disse que a família não comercializava nada no local? Então, não teriam sido encontradas quaisquer linguiças fabricadas pela família ou equipamentos para esta finalidade na residência. Portanto, de antemão, nenhuma foto de linguiça, que tenha sido veiculada nas redes sociais, blogs, e por diversos sites de notícias (1 | 2 | 3 | 4 | 5), ao menos até o momento do fechamento deste artigo, pode ser atribuída a esse caso.

Vamos conferir algumas delas?

A) Linguiça Enrolada na Vertical

Foto de uma linguiça enrolada na vertical que vem sendo atribuída ao caso de Guarapari/ES.

A foto acima circula na internet, no mínimo, desde setembro de 2012! Nessa época, a foto dessa linguiça apareceu num blog chamado “Linguiças Artesanais” com a seguinte descrição:

Juntamos uma das delícias do Norte de Minas com a paixão pela degustação de um produto artesanal e único. Resultado: Linguiça com Pequi. Feita com peças selecionadas de Contra Filet, Alcatra ou/e Pernil

Portanto, a foto não é recente e não se trata da carne de cães ou gatos!

B) Linguiça Enrolada na Horizontal

Foto de uma linguiça enrolada na horizontal que vem sendo atribuída ao caso de Guarapari/ES.

Curiosamente, uma parte da foto acima foi divulgada pelo site do jornal “Agora” como “Divulgação/Polícia Civil”. É difícil saber quem errou nesse caso, se foi o jornal ou a Polícia Civil de Guarapari, porque essa foto não tem nenhuma relação com esse caso!

Numa simples e rápida pesquisa em mecanismos de busca, encontramos a provável fonte dessa foto: um site chamado “Simply Recipes”. A publicação, de autoria de um ex-jornalista e ex-cozinheiro chamado Hank Shaw, ensinava a fazer linguiças caseiras e como manusear adequadamente o equipamento necessário para essa finalidade.

Numa simples e rápida pesquisa em mecanismos de busca, encontramos a provável fonte dessa foto: um site chamado “Simply Recipes”.

Informações contidas no código-fonte da página indicam que o artigo teria sido publicado em 2009, e sido modificado pela última vez em abril de 2019.

Portanto, essa linguiça não tem a ver com o caso de Guarapari/ES e muito menos foi feita da carne de cães ou gatos.

C) Linguiça Enrolada na Horizontal Nº 2

Outra foto de uma linguiça enrolada na horizontal que vem sendo atribuída ao caso de Guarapari/ES.

Essa foto de linguiça teria aparecido pela primeira vez em novembro de 2013, num blog brasileiro chamado “Blog de Receita”! Contudo, a linguiça era feita de carne de porco do mato!

Portanto, novamente, essa linguiça não tem a ver com o caso de Guarapari/ES e muito menos foi feita da carne de cães ou gatos.

D) Linguiças Penduradas num Varal

Foto de linguiças penduradas num varal, que vem sendo atribuída ao caso de Guarapari/ES.

Essa foto, na verdade, é um frame de um vídeo publicado em março de 2016, no YouTube! O vídeo mostra o processo artesanal da fabricação de uma linguiça de porco!

Confira o vídeo a partir do trecho que selecionamos para vocês (a partir de 12:09):

Portanto, mais uma vez, essa foto não tem nenhuma relação com o caso ocorrido em Guarapari, e muito menos foi feita a partir da carne de cães ou gatos!

Conclusão

Boa parte das fotos que circulam sobre esse caso em alguns blogs, sites de notícias e nas redes sociais foram tiradas dos seus contextos originais! Infelizmente, na ânsia ou sensacionalismo de realizar uma denúncia, inúmeras pessoas estão compartilhando diversas fotos, mas que nada têm a ver com um triste e verdadeiro caso ocorrido em Guarapari/ES.

De qualquer forma, este artigo poderá ser atualizado futuramente caso alguma outra imagem, tirada de seu contexto original, viralize e seja atribuída a esse caso.

 

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que entendi, a SUSPEITA (ainda não confirmada) de que os envolvidos estariam usando carne de cachorros para fabricar e vender como linguiça foi proferida pelo próprio delegado de Guarapari, Marcelo Santiago, que está investigando o caso. Como não há fotos relacionados ao evento, esses CRETINOS usaram fotos alheias (provavelmente sem autorização) que nada tem a ver com o caso. Fotos utilizadas inadvertidamente que podem até prejudicar injustamente os verdadeiros donos. A mesma coisa aconteceu com o evento recente nas queimadas na Amazônia. Não tinham fotos relacionados, usaram outras e quem fez isso foi ridicularizado e criticado. 😐

  2. Eu comeria sem nenhum problema se fosse gato ou cachorros, não vejo problema algum. Ninguém tem pena da vaca, do porco, por que ter de animais domésticos? Afinal são animais…

    • Ouvi dizer que a carne de cachorro tem o gosto e cheiro muito fortes (e ficam mais acentuados no verão) e, por esse motivo, essa “iguaria” é servida apenas no inverno na China. Ainda não pesquisei sobre isso.

    • @Daniel , @ Gilmar , eu acredito que o Pirulla seria o mais capacitado a explicar ou consultar sobre isso. Pelo que eu aprendi nas aulas de Biologia, os VEGETAIS são produtores e 1º nível Trófico, nós (ONÍVOROS) comemos os animais HERBÍVOROS porque eles consomem os vegetais e tem maior quantidade de energia e proteína concentradas. Nós não costumamos comer a maioria dos CARNÍVOROS (2º,3º consumidor ou 3º, 4º nível trófico) porque NÃO COMPENSA, pois eles tem menos energia e uma alta concentração de AMÔNIA (gosto e cheiro de AMONÍACO/AJAX), devido à concentração da metabolização de proteínas. É isso, acho… 😐 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • @Daniel , @ Gilmar , NOTA: uma outra possível explicação do porquê que estamos mais acostumados a comer carne de determinados tipos de Bovinos, Suínos, Caprinos, Ovinos, Aves etc e não de outros animais é porque alguns deles são de alta produtividade, fácil manejo, controle de doenças etc. Alguns asiáticos comem carnes estranhas, não por causa do seu gosto ou sabor, mas por causa da crença de seus supostos efeitos de cura ou afrodisíacos e os canibais por motivos bélico-religiosos. Acho (leia-se: não tenho certeza)… 😐

  3. Conheci um amigo que comia o cachorro literalmente, e ouvi falar que o vietnamita mata e depois come, uma coisa e certa! alquem ta errado!e alguém ta certo, portanto nimguem ta certo ou errado, todos estão errados ou certos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui