15.2 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022

Gato aparece em foto se escondendo de dobermans! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a foto mostrando um gato se escondendo de cães dobermans, em pé em um muro, é verdadeira ou falsa?

A imagem não é nova, mas vira e mexe volta a aparecer nas redes sociais. Nela podemos ver um gato branco mostrando ser mais esperto que os cães que estão a sua procura, se escondendo em cima de um muro e espremido em um vão de um portão!

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Gato esperto se esconde dos cães burros atrás de um muro! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como já mencionamos, a imagem do gato se escondendo de dois cães dobermans não é nova e encontramos referências a ela em postagens feitas em fóruns humorísticos de 2016, mas sempre vemos essa mesma foto circulando nas redes sociais, como essa publicação feita em junho de 2018 pela página Discovery Earth.

Uma análise mais atenta na foto e podemos ver claros indícios de manipulação, como na parede atrás dos cães, onde é visível a repetição do fundo:

Quanto aos cães, trata-se de uma foto de um site russo especializado em dobermans e que nada tem a ver com essa fotografia do gato.

Já a foto gato, trata-se de uma imagem surgida em 2016 no Reddit e, como podemos ver, na ocasião não havia nenhuma menção aos cães!  

Compare abaixo a montagem com as fotos reais:

- Publicidade -

Conclusão

A foto mostrando um gato se escondendo em pé de dois cães é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui