Connect with us

E-farsas

Gleisi Hoffmann sugeriu faixa com a frase “Residência Livre de Armas”?

Crimes

Gleisi Hoffmann sugeriu faixa com a frase “Residência Livre de Armas”?

Gleisi Hoffmann sugeriu faixa com a frase “Residência Livre de Armas”?

É verdade que a deputada federal Gleisi Hoffmann publicou em seu perfil no Twitter um texto pedindo que as pessoas coloquem faixas avisando que suas casas estão livres de armas?

A publicação surgiu no final da primeira quinzena de janeiro de 2019 no Twitter e rapidamente se espalhou através de outras redes sociais. De acordo com o texto que teria sido publicado pela deputada federal Gleisi Hoffmann, os brasileiros contrários à assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas deveriam colocar uma faixa bem grande em suas casa com os dizeres: “Residência livre de armas”.

A mensagem foi retuitada por vários usuários do Twitter, como @CorrupcaoMemes (alcançando mais de 4,4 mil curtidas) e também se espalhou no Facebook, onde ganhou milhares de compartilhamentos.

Será que essa publicação foi feita mesmo pela deputada?

A deputada federal Gleisi Hoffmann propôs faixa “residência livre de armas” nas casas de quem for a favor de desarmamento? (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Fizemos uma busca no perfil oficial da deputada no Facebook a respeito dessa faixa e não encontramos nada.

No perfil oficial da política no Twitter, Gleisi fez apenas duas publicações sobre o decreto assinado por Jair Bolsonaro em relação posse de armas. As duas no dia 15 de janeiro de 2019:

https://twitter.com/gleisi/status/1085240533000302592

E essa aqui:

https://twitter.com/gleisi/status/1085237436219838465

Além disso, a imagem que circulou com a frase atribuída à petista contém alguns pequenos erros que denunciam a montagem, como essas duas aqui:

Perceba que o botão que indica que você está seguindo o perfil está diferente do que é usado atualmente pelo Twitter, além de não constar na montagem o símbolo azul (que significa que a conta foi verificada oficialmente pelo Twitter)

Outro detalhe é que a imagem da casa usada na montagem é de um fato ocorrido em novembro de 2017, na cidade alagoana de Batalha. Na imagem original, os muros da casa são verdes e a faixa tem os dizeres “Queremos Justiça”:

Reprodução/Facebook

A faixa foi colocada pelos familiares de Neguinho Boiadeiro, como era conhecido o vereador Adelmo Rodrigues de Melo, que foi executado a tiros aos 61 anos de idade. A família cobrava a elucidação do assassinato que ocorreu de dia, logo após o político deixar a Câmara dos Vereadores. Na ocasião, já havia se passado mais de 20 dias do crime e ninguém ainda tinha sido preso!

Somente em fevereiro do ano seguinte é que a Polícia Civil prendeu o vereador batalhense Alex Sandro Rocha Pinto e mais dois outros homens pelo assassinato do vereador Adelmo Rodrigues de Melo.

Conclusão

Gleisi Hoffmann não propôs que as famílias que forem contra o decreto de flexibilização de posse de armas coloquem faixas com os dizeres “Residência Livre de Armas”. Trata-se de uma montagem feita em nome da deputada petista!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top