28.5 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 19, 2022

Guerra civil no Brasil – OAB a favor do povo! Será?

- Publicidade -

Será que é verdadeira a notícia afirmando que a Ordem dos Advogados do Brasil teria se posicionado contra a reforma da previdência e vai apoiar uma guerra civil?

A notícia apareceu nas redes sociais no final de março de 2017 e rapidamente foi um dos assuntos mais compartilhados no Facebook e no WhatsApp. De acordo com a manchete, a OAB teria se posicionado contra a reforma da previdência e que uma guerra civil estaria para estourar aqui no Brasil!

Será que essa notícia é real? A Ordem dos Advogados do Brasil estaria apoiando uma guerra civil no nosso país?

A OAB estaria a frente de uma guerra civil no nosso país! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 25 de março de 2017, um blog chamado Online Revista, hospedado no serviço gratuito Blogspot, resolveu publicar uma notícia com a chamada alarmista “A GUERRA CIVIL ACABA DE SER DECLARADA NO BRASIL – OAB SE POSICIONA A FAVOR DO POVO”:

Só que, ao clicarmos na notícia, veremos que o conteúdo do texto não fala exatamente que foi declarada uma guerra civil no país. A “reportagem” fala apenas que “se o governo temer não recuar […] poderá ser desencadeada uma guerra civil nunca antes vista no Brasil”.

Ou seja, o autor dessa notícia usou do artifício de criar manchetes alarmistas para atrair mais acessos. E parece que funcionou, visto que os autores do blog se vangloriaram de terem recebido minhões de visitas em poucas horas… 

A parte real dessa história é que a Ordem dos Advogados do Brasil se posicionou contra a reforma da previdência proposta pelo governo. Em carta aberta sobre a reforma, a OAB afirma que “ela [a reforma] está fundamentada em premissas equivocadas e contem inúmeros abusos contra os direitos sociais”.

Reforçamos aqui que em nenhum momento a carta fala sobre guerra civil!

- Publicidade -

No dia 28 de março de 2017, a Ordem dos Advogados do Brasil publicou uma nota em seu site desmentindo essa história que tem se espalhado pela web a respeito do começo a uma guerra. A nota completa está abaixo:

Brasília – Circula pelas redes sociais uma notícia falsa de que a OAB teria se posicionado de modo favorável a uma suposta guerra civil no Brasil, causada pela proposta da Reforma da Previdência.
A OAB, justamente por seu papel de defensora da Constituição Federal, dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito, não seria apoiadora de uma guerra civil.
A entidade tem posição clara, amplamente divulgada e presente no noticiário brasileiro de contrariedade à proposta apresentada pelo governo de Reforma Previdenciária.
O posicionamento da OAB pode ser conferido aqui, no site da entidade.

Após a nota da OAB, o blog que iniciou esse boato mudou levemente o título e o conteúdo da sua “reportagem”, amenizando o caos que espalhou na internet, mas o estrago já estava feito:  Vários outros blogs copiaram a “notícia” original. A internet não esquece…

Blog muda o conteúdo da reportagem após nota da OAB!

Conclusão

A notícia sobre o começo de uma guerra civil sob a ajuda da OAB é farsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Essa notícia na verdade é uma profecia, a guerra civil está prestes a acontecer. Parte da população brasileira pode ser muito idiota e manipulável a ponto de apoiar um golpe, mas não aguentará tanto retrocesso por muito tempo, basta mexer mo bolso do cidadão pra revolta acontecer.

  2. Infelizmente o povo não atentou para a desgraça que estar por vir, caso a reforma da previdência seja aprovada do jeito que está!Será o fim da aposentadoria para a classe baixa e isso só será sentido daqui uns vinte anos, quando o povo que hj está com 40 anos, vai tentar se aposentar e vai ver que faltam muitos e muitos anos para conseguir!

  3. a terceirização já foi aprovada regaçando geral. trabalhar terceirizado é tipo fazer o mesmo serviço ganhando menos. tipo, não paga aluguel, não come fora, não viaja. só come dorme trabalha. se tiver sorte e sobrar grana para o aluguel.

    • Depende. Trabalho Terceirizado e ganho mais do que se fosse efetivo da empresa.

      Entendo o que vc diz, mas acho que depende de cada caso, e trabalha terceirizado quem quer.

      • Não é assim, “trabalha terceirizado quem quer”. Se o trabalhador pudesse escolher trabalho com tanta facilidade assim não haveria salário injusto no Brasil…

  4. como o rapaz acima comentou , tem pessoaas que brigam na net por noticias falsas achando que e verdade , antes de acreditar em qualquer post verifique se e verdade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui