Connect with us

E-farsas

O consumo de tapioca pode matar por causa do cianeto?

Falso

O consumo de tapioca pode matar por causa do cianeto?

Será verdade que o consumo de tapioca pode matar devido à grande quantidade de cianeto ingerida desse alimento?

O alerta apareceu nas redes sociais no final de março de 2017 e chama a atenção para o perigo da ingestão de tapioca!

De acordo com o texto, a tapioca levaria consigo o ácido cianídrico presente na fécula da mandioca, que é transformado em cianeto, um veneno mortífero para nós humanos.

Será que esse alerta é real? O consumo de tapioca pode causar a morte?

A tapioca é um veneno? (foto: Cortesia http://tapiocadaterra.com.br/)

Verdade ou farsa?

Esse rumor surgiu inicialmente em sites portugueses, a partir de uma publicação feita pelo engenheiro José Narcélio Marques Sousa, no dia 18 de março de 2017. Mesmo não tendo nenhuma comprovação de que a tapioca é venenosa, o “alerta” se espalhou rapidamente!

Acontece que não há nenhum relato de mortes causadas pelo consumo desse alimento. E olha que quando o Brasil foi “descoberto”, os índios já comiam tapioca…

A mandioca é venenosa?

Basicamente, existem 2 tipos de mandioca: A brava e a mansa (ou a “de mesa”). A brava possui alto teor de ácido cianídrico e deve ser submetida a técnicas de destoxificação (secagem) para ser consumida.

Já a mandioca tipo mesa (mansa) possui uma quantidade bem menor desse ácido, seu teor de ácido cianídrico é muito baixo (não tóxico). De qualquer maneira, o preparo dessa raiz (cozimento) retira todo o ácido cianídrico da mandioca.

Lembrando que no caso da mandioca brava, é preciso que ela fique de molho por alguns dias, como é explicado aqui!

O autor desse alerta removeu sua postagem do Facebook e se desculpou, explicando que essa seria a preocupação de um amigo – que não vê o consumo exagerado desse produto nas ruas com bons olhos devido à falta de higiene de alguns vendedores.

O senhor Narcélio afirma que ele mesmo é grande consumidor de tapioca!

Mais sobre a mandioca aqui!

Conclusão

Não há nenhum caso registrado de morte causada pelo consumo de tapioca! A fécula de mandioca usada na farinha desse alimento teve que ser processada para ser usada, o que remove a sua toxidade!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top