today-is-a-good-day
27.6 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

Guga Chacra chamou de “príncipe herdeiro” o mesmo homem que ele havia chamado de “ditador anticristão”?

- Publicidade -

Jornalista chamou de “ditador anticristão” quando o príncipe saudita se encontrou com Bolsonaro, mas apenas de “príncipe herdeiro” quando o encontro foi com Lula! Será?

A colagem de imagens começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2024 e mostra duas reportagens que teriam sido assinadas pelo jornalista Guga Chacra em ocasiões diferentes. Na primeira manchete, o repórter chama o primeiro-ministro da Arábia Saudita Mohamed bin Salman de “ditador anticristão”, após encontro do então presidente Jair Bolsonaro com o príncipe. Na outra imagem, podemos ler outra matéria onde Chacra teria classificado o mesmo saudita de “príncipe herdeiro da Arábia Saudita” em ocasião de um encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro.

A publicação com as duas manchetes dá a entender que Guga Chacra estaria amenizando a aproximação de Lula com o ditador saudita, mas será que essas reportagens são reais?

Colagem com duas manchetes supostamente assinadas por Guga Chacra. Na primeira, “A amizade de Bolsonaro com ditador anticristão” e na segunda, “Lula tem reunião nesta terça-feira com príncipe herdeiro da Arábia Saudita”. (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

As duas manchetes são reais, mas apenas uma delas foi assinada por Guga Chacra!

No dia 8 de março de 2023, o colunista do jornal O Globo, Guga Chacra, publicou uma reportagem sobre apropriações indevidas de joias dados pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman a Jair Bolsonaro quando este era presidente da República. Na matéria, Chacra classifica o príncipe como “sanguinário” e “ditador anticristão”, além de listar alguns dos crimes praticados pelo saudita.

Publicação real, assinada por Guga Chacra! (foto: Reprodução/O Globo)

Já a segunda manchete foi publicada no portal G1 no dia 28 de novembro de 2023, e não foi assinada por Guga Chacra. A matéria fala sobre uma vista do presidente Lula à Arábia Saudita e ressalta que a Arábia Saudita e seu governo são frequentemente criticados no Ocidente por violações aos direitos humanos.  

Em seu perfil no Twitter, Chacra se defende das acusações de estar “passando pano” para o atual presidente e disse ser vítima constante de montagens e notícias falsas envolvendo seu nome:

Conclusão

- Publicidade -

Não é verdade que o jornalista Guga Chacra chamou de “príncipe herdeiro” o mesmo saudita que ele havia chamado de “ditador anticristão”! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui