today-is-a-good-day
25 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

O G1 deixou vazar aviso para editor mudar subtítulo de manchete para beneficiar Lula?

- Publicidade -

Portal de notícias do grupo Globo teria deixado escapar orientações para editor criar um subtítulo para a manchete beneficiando o presidente Lula! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2024, e mostra um recorte de uma reportagem do portal G1 sobre uma declaração do presidente Lula sobre mentira. Na manchete, o texto transcreve o desejo do presidente em criar um decreto proibindo a mentira no Brasil e, no subtítulo, uma ordem para o editor escrever frases favoráveis ao chefe do executivo e contra o senador Sergio Moro.

Segundo o que foi amplamente compartilhado, o G1 teria deixado escapar a ordem dada ao editor, mas será que isso é verdade mesmo?

Texto do subtítulo da manchete G1: “EDITOR: Incluir subtítulo favorável ao presidente; remover frases do presidente que possam prejudicar a sua imagem; acrescentar viés pró-Lula e contra o Moro.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A manchete existe, mas o subtítulo foi adulterado!

No dia 12 de abril de 2024, o portal de notícias G1 publicou uma reportagem sobre uma declaração feita pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva naquele dia sobre a quantidade de mentiras que são espalhadas no país. Lula teria dito em um discurso que:

“Eu, se pudesse, iria fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir vai ser preso. Porque a gente não pode viver subordinado à mentira, subordinado à maldade, subordinado à intriga”

No entanto, o subtítulo da manchete não condiz com o recorte que foi compartilhado nas redes sociais. Perceba que há uma propaganda entre a barra vermelha do portal e a manchete:

 

Reprodução da matéria do portal G1 na versão para celulares

Reprodução da matéria do portal G1 na versão para computador

- Publicidade -

Por meio do site WebArchive – projeto que guarda versões antigas das páginas na internet -, podemos verificar que o subtítulo sempre foi: “Presidente afirmou ainda que sua prisão na Operação Lava Jato ocorreu em razão de ‘uma das maiores mentiras do país’, e que a história vai provar sua posição.

Reprodução da matéria arquivada no WebArchive 11 minutos após sua publicação!

Conclusão

Não é verdade que o portal G1 deixou escapar uma ordem dada ao editor para criar um subtítulo a favor do presidente Lula!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui