today-is-a-good-day
25 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

Ladrão pendura camiseta envenenada no retrovisor do carro para roubar a vítima! Será?

- Publicidade -

O vídeo que mostra uma mulher perdendo os sentidos após cheirar um pano envenenado que um bandido havia pendurado no retrovisor é verdadeiro ou falso?

As imagens começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de abril de 2024, e mostram um flagrante de um golpe fatal captado por câmeras de segurança, que estaria sendo aplicado em diversas cidades do Brasil. No vídeo de cerca de 3 minutos de duração, podemos ver um homem borrifando um produto em uma camiseta que ele havia pendurado no retrovisor de um veículo. Pouco tempo depois, uma mulher se aproxima do carro, cheira o pano e perde os sentidos, caindo para dentro do veículo. O criminoso então se aproxima, arrasta a vítima para fora do automóvel e o leva embora.

Em apenas uma das publicações feitas no Twitter, no dia 8 de abril de 2024, já foi vista mais de 50 mil vezes, mas será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdade ou mentira?

O vídeo é uma encenação!

Não encontramos nenhum caso semelhante publicado nos jornais e também não há nenhuma nota feita pelas autoridades policiais sobre o assunto.

Basta assistir ao vídeo com atenção para notar alguns erros simples que denunciam a fraude. As câmeras de segurança estavam em posições estratégicas, todas muito bem posicionadas. Um ladrão “bom mesmo” teria percebido que esse automóvel não seria uma boa opção, pois o deixaria muito exposto.

A “vítima” ajuda o ladrão a levá-la para o poste, caminhando disfarçadamente enquanto é carregada.

A substância usada para desmaiar a vítima também não existe na vida real. Certamente iria evaporar rapidamente devido à exposição ao sol.

Através de busca reversa por frames do vídeo, encontramos diversas publicações do mesmo vídeo, cada um com uma versão diferente para a cidade onde o crime supostamente teria ocorrido. No entanto, tudo indica que sua a primeira postagem foi feita na página do Facebook chamada Mente e Corpo Feliz, no dia 19 de março de 2024, como podemos ver a seguir:

- Publicidade -

Perceba que a “vítima” do assalto é a mesma pessoa que faz a personagem principal desse outro vídeo publicado na mesma página, no dia 2 de março de 2024:

Conclusão

O vídeo que mostra a suposta nova modalidade de crime envolvendo panos envenenados é falsa! As imagens foram encenadas!

Obs.: O conteúdo dessa checagem foi alterado no dia 10/04/2024, às 14h30, para retirar a análise a respeito do chinelo da vítima. Na versão original, havíamos afirmado que o pé de chinelo seria da moça, mas os leitores do E-farsas observaram que o chinelo é, na verdade, do ator que se passa por ladrão!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui