today-is-a-good-day
25 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

É verdade que o número 95004-1117 aplica o golpe da vacina que danifica seu celular? 

- Publicidade -

Alerta de novo golpe sobre um número de celular que pode bloquear seu smartphone e roubar todos seus dados! Será verdade?

A mensagem voltou a circular através das redes sociais, além de grupos de WhatsApp, na segunda quinzena de abril de 2024 e alerta para um novo golpe que estaria sendo aplicado por um número de celular. De acordo com o texto compartilhado, ao atender ao número 95004-1117, a vítima é instruída a pressionar o número 2 para avisar que já foi vacinada. A partir daí, seu smartphone é bloqueado e os golpistas roubam todas suas economias do banco via transações PIX, limpando tudo rapidamente!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas em abril de 2024: “Hj Infelizmente um novo golpe! Um colega do grupo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe ‘para pressionar 2’ se ele tivesse sido vacinado. Aí ele pressionou 2 imediatamente o telefone foi bloqueado, e seu telefone foi hackeado. Limparam a conta, fizeram PIX tudo muito rápido! Portanto, tome cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque em seu grupo de bate papo. Avisa para seus familiares! NOVO GOLPE DO PIX FICAR ATENTOS Repassando GOLPE DA VACINA. Vamos compartilhar” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do alerta dar a entender que o golpe seria novo, trata-se de uma desinformação que circula há anos pela web e não possui nenhuma possibilidade de ser real!

Uma simples busca no Google por esse número mostra que o suposto “golpe da vacina” já foi desmentido em 2021 por diversos sites no mundo todo. Na versão em inglês, por exemplo, o número da vez era “91225004111”. Já na Índia, o rumor circulou como se o crime estivesse sendo aplicado através do número “912250041117.   

É impossível invadir um smartphone apenas fazendo a vítima clicar em um único número do teclado. Além disso, a mensagem possui várias características de um boato digital, como a falta de provas e/ou da data em que o fato teria ocorrido.

A recomendação de segurança é não fornecer dados pessoais para ligações desconhecidas. Na dúvida, entre em contato com sua operadora de telefonia.

Conclusão

Não é verdade que um novo crime chamado “golpe da vacina” consegue invadir o smartphone da vítima que apertar o número 2 no teclado do aparelho! Esse rumor circula há anos pela internet e já foi desmentido em vários idiomas no mundo todo!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui