24.6 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Homem desafia a morte rodando sobre as hélices de um helicóptero! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um homem girando junto com as hélices de um helicóptero! Será que isso é verdade?

O filminho tem menos de um minuto de duração e já foi visto milhões de vezes entre os inúmeros compartilhamentos feitos nas redes sociais, além de vários grupos de WhatsApp. Surgido no final de outubro de 2021, as imagens são impressionantes: No que é chamado de Rotor Challenge (algo como “desafio do rotor”, em inglês), um homem de capacete sobe no rotor de um helicóptero aparentemente militar e começa a rodar na velocidade das hélices do veículo, atingindo giros cada vez maiores!

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdade ou mentira?

Através de uma busca no YouTube de vídeos relacionados ao tal “desafio do rotor”, encontramos a publicação mais antiga, feita no dia 24 de outubro de 2021, no canal MBG Core. Perceba que a duração do vídeo original é um pouco maior, revelando que as hélices do helicóptero se soltam e saem voando (com o homem em cima). Com o vídeo completo dá pra perceber que se trata de uma brincadeira: 

O mesmo vídeo também foi publicado no perfil da produtora no Instagram e a produtora (no caso, acreditamos ser mantida por uma única pessoa) afirmou ter usado um software de captura de movimento e de modelagem 3D de uma empresa chamada Rokoko. 

O MBG Core é uma produtora de vídeos que usa e abusa de efeitos especiais feitos com computação gráfica, como esse aí abaixo, de 2020:

Não encontramos muitos detalhes sobre a produtora, apenas que seu proprietário é um francês que atende pelo nome de Marc-Aurélien e que ele não é muito de aparecer. A única entrevista que encontramos com seu nome foi concedida em janeiro de 2020 para o site de língua inglesa Wertn, onde ele afirma ser autodidata e apaixonado por efeitos especiais.

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo que mostra um homem rodando em alta velocidade sobre as hélices de um helicóptero é falso! Tudo foi feito com a ajuda de computação gráfica por uma produtora francesa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui