Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Incêndio na Igreja da Assunção resultou na morte de 100 gatos! Será verdade?

Animais

Incêndio na Igreja da Assunção resultou na morte de 100 gatos! Será verdade?

Incêndio na Igreja da Assunção resultou na morte de 100 gatos! Será verdade?

Ontem (18), houve uma espécie de manifestação em comemoração a um ano de protestos em Santiago, capital do Chile. Os manifestantes celebravam aquilo que eles diziam ter sido o dia que o “Chile acordou”, em 18 de outubro de 2019. Não entraremos em mais detalhes sobre essa onda de protestos que vinham ocorrendo no país, que foi interrompida devido a pandemia de COVID-19 (a pandemia ainda não acabou), mas há um verbete na Wikipédia, no qual vocês podem ler mais detalhes, combinado?

Enfim, fato é que foi uma noite bem complicada por todo território chileno. Segundo um artigo publicado no site do jornal “O Globo”, as “manifestações pacíficas” resultaram em cerca de 600 pessoas detidas, saques e ataques em quartéis, 107 incidentes considerados graves, e duas igrejas incendiadas.

Uma dessas igrejas foi a Igreja da Assunção, nas proximidades da Praça Itália, principal local de concentração dos manifestantes. Após o desabamento da estrutura completamente tomada pelas chamas, vários “manifestantes” comemoraram:

Embora esse tenha sido um ato horrendo e injustificável, um outro ponto deixou as pessoas ainda mais horrorizadas: a história de que 100 gatos teriam sido mortos no incêndio! O motivo? O local serviria de refúgio, berçário ou abrigo para gatos abandonados!

Diversos brasileiros (1,2,3,4) vêm disseminando essa história…

Tuíte alegando que a Igreja da Assunção tinha um berçário de gatinhos.

Mais um tuíte alegando que a Igreja da Assunção tinha um berçário de gatinhos.

que foi originalmente amplificada por uma parte da imprensa chilena, a exemplo de um artigo publicado pela rádio ADN (arquivo):

Captura de tela mostrando um trecho do que foi originalmente publicado pelo site da rádio ADN.

Entretanto, será que isso é verdade? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Segundo a Arquidiocese de Santiago, a igreja abrigava apenas sete gatos! Apenas dois filhotinhos teriam sido resgatados com vida, e o paradeiro dos outros cinco gatos seria desconhecido! Essa informação foi fornecida pela arquidiocese para o site de notícias chileno “Bío Bío”.

Eis o que foi publicado:

Inicialmente, defensores dos animais disseram que havia um criadouro ou uma colônia de gatos selvagens (selvagens) no local, de modo que até cem animais poderiam ter sido afetados pelas chamas e pela fumaça, mas ninguém sabia o estado dos animais.

No entanto, a Arquidiocese de Santiago, em declarações ao Bío Bío, descartou a existência de um abrigo ou gatil. Conforme explicado pela instituição, eram mantidos um total de 7 felinos, como é feito em muitas paróquias, para o controle de pombos e ratos.

Infelizmente, a situação dos outros 5 animais que viviam no local é desconhecido

Captura de tela mostrando um trecho do que foi publicado pelo site “Bío Bío”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Segundo uma ONG chamada “Vínculo Humano Animal”, de Santiago, o número de gatos que teriam sido resgatados pelo Corpo de Bombeiros é um pouco maior: quatro e todos passam bem.

De qualquer forma, a ONG disse que era falsa a informação de que 100 gatos teriam morrido no incêndio.

A ONG “Vinculo Humano Animal”, de Santiago, disse que era falsa a informação de que 100 gatos teriam morrido no incêndio.

Esse é um ponto interessante, porque essa mesma ONG foi uma das responsáveis por alegar que a igreja (e região) abrigava mais de 100 gatos e, possivelmente, deu origem a toda essa confusão.

Esse é um ponto interessante, porque essa mesma ONG foi uma das responsáveis por alegar que a igreja abrigava 100 gatos e, possivelmente, deu origem a toda essa confusão.

O Papelão da Rádio ADN

Cabe destacar nesse ponto, que o site da Rádio ADN tirou o artigo original do ar, e fez com que o antigo link redicionasse para um novo artigo publicado por eles (arquivo).

Não foi publicada nenhuma errata, pelo contrário, eles sequer admitiram que erraram! Apenas citaram que uma quantidade indeterminada de gatos havia morrido (não descartamos que ocorra uma nova edição sem aviso desse mesmo artigo futuramente).

Um Artigo Publicado em Janeiro de 2020

No início do ano escrevemos sobre o caso de um padre que teria sido atacado por comunistas no interior de uma igreja em Santiago, mas naquele caso, em específico, se tratava de uma ação encenada. Sequer se tratava de um padre de verdade.

Contudo, no mesmo dia dessa ação encenada, a Igreja Institucional São Francisco de Borja foi saqueada, pichada e incendiada. Sem dúvida alguma, uma situação muito delicada, lamentável, e que obviamente abre margem para todo um imbróglio religioso e ideológico.

Vídeo mostra um padre sendo atacado por comunistas no Chile?

Atualização #1: 21/10 às 16h40

De acordo com os sites “24 horas”,”Imagen Poblana” e “RT” não foram encontrados quaisquer gatos mortos no interior da igreja.

Conclusão

Falso! Segundo a Arquidiocese de Santiago, a igreja abrigava apenas sete gatos! Apenas dois filhotinhos teriam sido resgatados com vida, e o paradeiro dos outros cinco gatos seria desconhecido! Ainda segundo a arquidiocese, os gatos eram mantidos no local para o controle de pombos e ratos.

Já segundo uma ONG chamada “Vínculo Humano Animal”, de Santiago, o número de gatos que teriam sido resgatados pelo Corpo de Bombeiros é um pouco maior: quatro e todos passam bem. De qualquer forma, a ONG disse que era falsa a informação de que 100 gatos teriam morrido no incêndio.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

4 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo