Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um flagrante de roubo de moto em plena luz do dia?

Crimes

Vídeo mostra um flagrante de roubo de moto em plena luz do dia?

Vídeo mostra um flagrante de roubo de moto em plena luz do dia?

No último domingo (20) um perfil apócrifo no Twitter chamado “Robbery Videos” divulgou um vídeo daquilo que seria um “verdadeiro assalto à luz do dia” (arquivo). No entanto, a legenda não fornece nenhum detalhe adicional, assim como o local ou dia do evento.

Confira abaixo a publicação:

Publicação do perfil “Robbery Videos” no Twitter.

Assim como vídeo em questão:

 

Entretanto, será que estamos realmente diante de um impressionante flagrante de roubo de moto? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Na verdade, trata-se de uma ação encenada! O suposto assalto faz parte de uma cena do clipe “Aventura Perigosa” do cantor de funk brasileiro “MC Cebezinho”.

Confira abaixo o clipe, que foi publicado no canal GR6 Explode, no YouTube, no dia 1° de junho de 2020:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Um Trágico Desfecho?

Segundo o site “Ponte Jornalismo” o jovem que interpretou um bandido no clipe foi morto pela polícia no dia 27 de setembro de 2020 (arquivo). De acordo com o texto, o jovem teria fugido da abordagem dos policiais por estar com os documentos vencidos. É mencionada, inclusive, uma publicação de MC Cebezinho, no Instagram, mas ela foi apagada.

Eis um trecho do artigo:

A diferença do clipe para a vida real é que os policiais identificam se tratar de um veículo roubado ao puxar a placa pelo sistema oficial, enquanto a moto de Luiz Henrique não tinha queixa de roubo. Afinal, o veículo era dele.

Já o “Portal R7” informou que o jovem teria apontado uma arma em direção aos policiais antes de ser baleado (arquivo):

Segundo a polícia, equipes patrulhavam a região quando avistaram o suspeito em uma moto, sem capacete. Após breve perseguição, o homem abandonou o veículo e fugiu para uma área de mata. Ainda de acordo com a polícia, um dos agentes disparou duas vezes contra o homem após ele apontar uma arma em direção ao policial, antes de entrar em um córrego.

O texto publicado pelo Portal R7 menciona que os policiais teriam prestado socorro e levado o jovem até um pronto socorro, mas um vídeo divulgado pelo site “Ponte Jornalismo” contradiz essa narrativa.

Enfim, o site questionou a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Em nota, a pasta explicou que o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) investiga o caso, bem como a Corregedoria da Polícia Militar. Não encontramos quaisquer atualizações desse caso desde então.

Conclusão

Fora de Contexto! Em primeiro lugar, trata-se de uma ação encenada! Em segundo lugar, o suposto assalto faz parte de uma cena do clipe “Aventura Perigosa” do cantor de funk brasileiro MC Cebezinho! Portanto, não se trata de um flagrante verdadeiro de roubo de moto.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo