22.5 C
São Paulo
domingo, dezembro 4, 2022

Incrível experiência com água e som!

- Publicidade -

Vídeo muito interessante mostra como fazer incríveis movimentos com a água usando uma caixa de som. Será verdadeiro?

O filme, de apenas 2 minutos, foi postado no dia 11 de março de 2013 pelo YouTuber Brusspup e mostra um fluxo de água sofrendo inacreditáveis efeitos em uma experiência envolvendo uma caixa de som, uma mangueira e um software gerador de tons. Em menos de 24 horas, o vídeo alcançou quase 1 milhão de visualizações no YouTube e deixou muita gente curiosa!

agua_torta

Afinal, é possível alterar o movimento da água usando apenas o som?

Dá uma olhada na experiência abaixo e veja o que descobrimos:

Verdadeiro ou falso?

O vídeo não tem nenhuma adulteração. Mas o que você vê não é necessariamente a realidade…

O que acontece no filme é uma ilusão de ótica produzida pela câmera. Filmando a uma velocidade de 24 fps (quadros por segundo), a máquina captura apenas alguns milissegundos da cena, dando a impressão que a água está paralisada ou, em alguns momentos, parece que está subindo e desafiando as leis da física.

Em sua publicação no YouTube, Brusspup explica que o efeito só é visível através da câmera e é impossível de ser visto a olho nu. Ele ainda conta que também dá pra fazer isso ao vivo com a ajuda de uma luz estroboscópica. “Quanto maior a velocidade do obturador, melhores os resultados. Mas também tenha em mente que a sua maior velocidade de obturador, mais luz você precisa.“, explica o artista – que tem mais de uma centena vídeos legais como esse em seu canal.

As ondas sonoras geradas pelos alto falantes da caixa de som balançam a mangueira a certa frequência (cerca de 24Hz) e quando essa velocidade coincide com a do obturador da câmera, o efeito aparece!

Primeira experiência

- Publicidade -

Esse não foi o primeiro vídeo publicado pelo artista envolvendo efeitos estroboscópicos e água. Em abril de 2012, Brussupp fez sucesso com esse no YouTube (foram mais de 4 milhões de views)

Efeito da câmera

Ajustando a câmera na velocidade correta, podemos criar vários efeitos interessantes como verdadeiros “mestres do cinema”. No vídeo abaixo, a filmadora cria a ilusão do helicóptero voando com as hélices paradas:

 

No canal do Manual do Mundo no YouTube, o jornalista Iberê Thenório ensina melhor como criar essa ilusão:

Conclusão

O vídeo é real! É possível criar incríveis efeitos como esses, mas eles serão visíveis somente através da câmera (ou a olho nu, desde que você tenha uma lampada estroboscópica). Ah! E não deixe de visitar o canal do artista Brusspup no YouTube, tem muitos vídeos bacanas como esses!

Sugestão do leitor Carlos Estevam, lá na nossa Fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/efarsas) com a colaboração do leitor Victor Dias.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui