24.7 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Jair Bolsonaro se encontrou com o bispo Edir Macedo para propor a troca da Padroeira do Brasil?

- Publicidade -

É verdade que, durante encontro com o bispo Edir Macedo, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro teria proposto trocar a imagem da padroeira do Brasil?

A notícia se espalhou na segunda semana de outubro de 2018, juntamente com um print da capa do Jornal A Folha de São Paulo do dia 11 de outubro de 2018. De acordo com o texto estampado no jornal, o candidato Jair Bolsonaro teria causado polêmica ao afirmar – durante encontro com o bispo Edir Macedo – que pretende mudar a imagem da Nossa Senhora Aparecida como padroeira do país!

Juntamente com a imagem, um texto afirma que há um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados pedindo a retirada do título de “Padroeira do Brasil” e que o bispo da igreja universal teria feito um pedido para que Bolsonaro sancione este projeto já em 2019, como moeda de troca para oferecer apoio a Bolsonaro.

Será que isso é verdade ou mentira?

Jair Bolsonaro teria causado polêmica ao propor durante encontro com o bispo Edir Macedo a substituição da padroeira do Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A capa real dia 11 de outubro do jornal citado é essa:

Reprodução/Folha

Conferimos também no índice no site da Folha e não há nada falando sobre a padroeira do Brasil. Aliás, uma busca no site da Folha também não retorna nada sobre o tal encontro…

Mas e o Projeto de Lei 2623/07?

Quem criou e espalhou essa fake news, misturou mentiras com dados reais (e distorcidas) para tentar enganar os leitores. O PL nº 2623/07 existiu mesmo e é de autoria do ex-deputado Victorio Galli, mas é diferente do que se espalhou por aí. O autor disse em 2007, quando redigiu o projeto, que “O País, por ser um Estado laico, não deve ter este ou aquele padroeiro“.

O projeto tinha como proposta a mudança da expressão “padroeira do Brasil” por “padroeira dos brasileiros católicos apostólicos romanos” e a expressão “culto público e oficial” por “homenagem oficial“, mantendo, porém o dia 12 de outubro como feriado nacional.

- Publicidade -

Como podemos conferir no site da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei foi arquivado em agosto de 2008.

Conclusão

A notícia afirmando que o candidato Jair Bolsonaro teria dito que iria substituir a padroeira do Brasil em um encontro com o bispo Edir Macedo é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Cadê os Bozominions gritando que o Gilmar é esquerdista petralha esquerdopata lulista comunista? Quando é a favor do bonaro os bots não são ativados, né?

  2. NÃO FALEI? É só o assunto NÃO ser anti-Bozo, que os BOTS não participam do site.

    Lamentável, bando de desonestos! Depois Petista que é bandido!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui