15.2 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

João Figueiredo previu que o PT ia tentar instituir o comunismo?

- Publicidade -

A frase atribuída ao ex-presidente militar João Batista Figueiredo é uma previsão sobre o Partido dos Trabalhadores 35 anos atrás? 

Uma frase atribuída ao ex-presidente João Figueiredo se espalhou nas redes sociais desde 2015 e voltou a ser questionada no nosso grupo no Facebook. De acordo com publicações que voltaram a ser compartilhada também em grupos de WhatsApp em março de 2021, o então presidente militar João Figueiredo teria dito que o Partido dos Trabalhadores (que estava sendo fundado em 1980) iria tentar instituir o comunismo no Brasil e só iria sair do poder a custa de muito sangue do povo brasileiro!

A frase (que seria uma previsão) teria sido dita pelo presidente durante uma reunião em seu gabinete, no momento em que assinava a criação do PT.

Será que ele disse isso mesmo?    

Texto de uma das versões que circulam pela web: “Vocês querem, então vou reconhecer ‘esse’ sindicato como Partido (PT). Mas não esqueçam que um dia ‘esse’ partido chegará ao poder e lá estando, tudo fará para instituir o COMUNISMO. Nesse dia, vocês vão querer tirá-los de lá. E para tirá-los de lá, será a custa de muito SANGUE BRASILEIRO.” (Reunião do Gabinete em 1980) João Batista de Oliveira Figueiredo” (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, é muito fácil atribuir uma frase a alguém apenas colocando algumas palavras em uma foto qualquer.

Nesse caso, não encontramos nenhuma prova de que ele tenha dito isso, de fato. Em algumas versões, o último presidente do regime militar brasileiro teria dito isso durante uma reunião em seu gabinete. Já em outras versões, o estadista teria dito isso em um momento de descontração em uma entrevista a um jornal (que não se sabe o nome e tampouco a data).

No Wikiquote, site que reúne frases de pessoas famosas, estão listadas algumas das frases mais célebres (e controversas) proferidas pelo ex-presidente. Encontramos frases documentadas do tipo “Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo.” e “Peço ao povo que me esqueça“, mas a tal citação a respeito do PT não foi comprovada.

Segundo o Wikiquote, a tal frase foi atribuída ao Figueiredo no livro 13 anos de arrastão, de 2016. No entanto, não encontramos nada a respeito no livro e tampouco na bibliografia da obra do autor Francisco Ribeiro Mendes.

Procuramos também na Biblioteca da Presidência da República entre os discursos do então presidente no ano de 1980 e nada encontramos.

O PT era uma das ameaças

- Publicidade -

De fato, o PT – assim como outros partidos e movimentos contra a ditadura militar na época – era uma pedra no sapato do presidente. Em junho de 1983, o Partido dos Trabalhadores realizou em São Paulo a primeira manifestação em favor das eleições diretas para presidente, dando início a uma mobilização popular em todo o país no que foi chamado de Diretas Já, movimento que ajudou a acabar com 21 anos de regime militar.

Conclusão

Não há provas de que o então presidente João Figueiredo tenha previsto que o PT iria tentar instituir o comunismo no Brasil!    

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. A pergunta básica, que não sei se foi verificada, é: naquela época o presidente da República precisava aprovar a criação de um partido político? Sei que era um regime diferente, principalmente por estar sob a Constituição de 1967, a de 1988 ainda não existia, mas se alguém verificar que não precisava, já mata a credibilidade da frase.

  2. Site no mínimo parcial… Nunca vi desbancar Fakes oriundas de “personalidades” da esquerda. Como muitos outros sites do gênero direcionam todo seu esforço apenas para desbancar, diga-se desgastar, um lado.
    O povo já está ligado!!!

  3. O cara fala tanto em bozo, fascista, genocida… mas faz campanha para a quadrilha vermelha voltar governar??? agora fuma maconha estragada, mas depois que o pt voltar teremos maconha a vontade, sera legalizada… #maconhaestragadanuncamais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui