Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

João Figueiredo previu que o PT ia tentar instituir o comunismo?

Falso

João Figueiredo previu que o PT ia tentar instituir o comunismo?

João Figueiredo previu que o PT ia tentar instituir o comunismo?

A frase atribuída ao ex-presidente militar João Batista Figueiredo é uma previsão sobre o Partido dos Trabalhadores 35 anos atrás? 

Uma frase atribuída ao ex-presidente João Figueiredo se espalhou nas redes sociais desde 2015 e voltou a ser questionada no nosso grupo no Facebook. De acordo com publicações que voltaram a ser compartilhada também em grupos de WhatsApp em março de 2021, o então presidente militar João Figueiredo teria dito que o Partido dos Trabalhadores (que estava sendo fundado em 1980) iria tentar instituir o comunismo no Brasil e só iria sair do poder a custa de muito sangue do povo brasileiro!

A frase (que seria uma previsão) teria sido dita pelo presidente durante uma reunião em seu gabinete, no momento em que assinava a criação do PT.

Será que ele disse isso mesmo?    

Texto de uma das versões que circulam pela web: “Vocês querem, então vou reconhecer ‘esse’ sindicato como Partido (PT). Mas não esqueçam que um dia ‘esse’ partido chegará ao poder e lá estando, tudo fará para instituir o COMUNISMO. Nesse dia, vocês vão querer tirá-los de lá. E para tirá-los de lá, será a custa de muito SANGUE BRASILEIRO.” (Reunião do Gabinete em 1980) João Batista de Oliveira Figueiredo” (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, é muito fácil atribuir uma frase a alguém apenas colocando algumas palavras em uma foto qualquer.

Nesse caso, não encontramos nenhuma prova de que ele tenha dito isso, de fato. Em algumas versões, o último presidente do regime militar brasileiro teria dito isso durante uma reunião em seu gabinete. Já em outras versões, o estadista teria dito isso em um momento de descontração em uma entrevista a um jornal (que não se sabe o nome e tampouco a data).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No Wikiquote, site que reúne frases de pessoas famosas, estão listadas algumas das frases mais célebres (e controversas) proferidas pelo ex-presidente. Encontramos frases documentadas do tipo “Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo.” e “Peço ao povo que me esqueça“, mas a tal citação a respeito do PT não foi comprovada.

Segundo o Wikiquote, a tal frase foi atribuída ao Figueiredo no livro 13 anos de arrastão, de 2016. No entanto, não encontramos nada a respeito no livro e tampouco na bibliografia da obra do autor Francisco Ribeiro Mendes.

Procuramos também na Biblioteca da Presidência da República entre os discursos do então presidente no ano de 1980 e nada encontramos.

O PT era uma das ameaças

De fato, o PT – assim como outros partidos e movimentos contra a ditadura militar na época – era uma pedra no sapato do presidente. Em junho de 1983, o Partido dos Trabalhadores realizou em São Paulo a primeira manifestação em favor das eleições diretas para presidente, dando início a uma mobilização popular em todo o país no que foi chamado de Diretas Já, movimento que ajudou a acabar com 21 anos de regime militar.

Conclusão

Não há provas de que o então presidente João Figueiredo tenha previsto que o PT iria tentar instituir o comunismo no Brasil!    

Continue lendo
12 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo