José Aldo vendeu a luta para Conor McGregor?

29
6551
Lutador brasileiro teria vendido a sua luta por 70 milhões! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Texto que se espalhou pelas redes sociais afirma que o lutador de MMA José Aldo vendeu a luta para Conor McGregor! Será verdade?

A denúncia surgiu no Facebook e no WhatsApp poucas horas após a derrota do brasileiro José Aldo no UFC 194 para o irlandês Conor McGregor, no dia 12 de dezembro de 2015 quando McGregor nocauteou o brasileiro em apenas 13 segundos, encerrando a luta rapidamente!

O texto que se espalhou era assinado por Paulo Vinícius Coelho, da Fox Sport, e afirma que toda a luta teria sido arranjada e que José Aldo ficou sabendo que iria perder poucas horas antes do combate. O valor dessa trapaça seria algo em torno de 70 milhões para o lutador do Brasil, além de uma grande quantia em dinheiro para toda a equipe do nosso país. Tudo isso para garantir que Conor McGregor ganhasse a luta!

O texto completo pode ser lido diretamente no Facebook.

Será que essa denúncia grave é verdade ou farsa?

Lutador brasileiro teria vendido a sua luta por 70 milhões! Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Lutador brasileiro teria vendido a sua luta por 70 milhões! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O texto possui um tom extremamente alarmista e é uma variação outros boatos semelhantes que já pesquisamos aqui no E-farsas. O primeiro parágrafo, por exemplo, contém o seguinte:

“Talvez, isso explique a razão do José Aldo ter declarado a seguinte frase: ‘Se as pessoas soubessem o que aconteceu na luta de agora ficariam enojadas!’.”

Já vimos isso em um boato que publicamos aqui em 2010, mas na época o texto se referia ao Brasil, que teria vendido a Copa do Mundo de Futebol de 1998 para a França. Na ocasião, o texto iniciava dizendo: “Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo de 1.998, ficariam enojadas!“.

Além disso, o texto que se espalhou em dezembro de 2015 sobre o MMA cita nomes de pessoas e marcas para tentar conseguir mais credibilidade ao boato. Como todo bom boato, esse também não apresenta nenhuma prova do que está sendo dito e ainda diz que a ESPN e a SPORTV iriam se manifestar em breve (o que ainda não aconteceu e, é claro, não vai acontecer).

Se fizermos uma busca na web vamos descobrir que esse mesmo boato volta a aparecer na web sempre que um brasileiro perde uma luta ou sempre que um lutador favorito não ganha um combate. Em julho de 2015, o site Sexto Round brincou com uma das variantes desse boato, mostrando o quão absurdo é esse tipo de “denúncia”.  

Outro exemplo é esse mesmo hoax sendo divulgado em 2013, com a diferença de que o personagem principal era Anderson Silva. Perceba nessa versão do boato (que apareceu em julho de 2013) os valores são os mesmos do de 2015. Ou seja, o valor de uma luta vendida não sofreu inflação nos últimos 3 anos! 🙂

No dia 15 de novembro, 3 dias após a disseminação desse boato, o próprio jornalista Paulo Vinícius Coelho veio a público para explicar que essa mensagem que circulou pelo WhatsApp e pelo Facebook não é de sua autoria.

Paulo Vinícius Coelho – o PVC -, que é da Fox Sports, afirmou no seu perfil do Facebook que já estão tentando descobrir de onde saiu essa irresponsabilidade para tomar as medidas jurídicas necessárias! O texto pode ser lido diretamente no perfil do PVC no Facebook!

No Twitter, o jornalista disse também que não conhece MMA e que não dá opinião a respeito de lutas:

O boato ainda termina com uma das frases mais usadas em hoaxes desde o início da internet:

“Passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas, para que todos possam conhecer a sujeira que ronda o UFC!”

Conclusão

A denúncia afirmando que José Aldo teria vendido a luta para Conor McGregor é falsa! Trata-se de apenas mais uma variação de um boato que circula há anos pela web!

Sugestão de Dalton Villa, através do nosso e-mail contato@e-farsas.com

29 COMMENTS

  1. Para mim, no MMA, assim como em qualquer outro esporte, o importante é o show. Vendido ou não, tanto faz quem ganha desde que seja espetacular.

  2. “Talvez, isso explique a razão do José Aldo ter declarado a seguinte frase: ‘Se as pessoas soubessem o que aconteceu na luta de agora ficariam enojadas!’”

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH. De novo essa porcaria dessa frase? E como ela tem uma grande adaptabilidade, hein? Estou impressionado

    E sim, ele vendeu a luta para levar um belo dum murro no queixo. Isso faz todo o sentido.

    Esse povo do facebosta é ridículo.

  3. onde se movimenta muito dinheiro sempre terá os espertos e os idiotas que acreditam em tudo, no futebol, nas corridas de carro e nas lutas, os espertos ficam com o dinheiro e os idiotas com a emoção e todos ganham e ficam felizes.

  4. Putz… brasileiro não pode perder mais que vendeu a luta… quem brasileiro pensa que é? Não são invencíveis não raça… nem sei como, mas não parece que sou brasileiro, apesar de infelizmente ser.

  5. Leonardo DP acredita…então não é mais uma hipótese, já é uma certeza, né não?
    Ganhar o dobro com a revanche? A revanche é imediata quando o resultado é duvidoso, quando a luta é equilibrada ou quando aquele que mais apanha vence na sorte (na cagada).
    Aldo levou só um sopapo e caiu. Vai ter que vencer pelo menos uma p ter chance de enfrentar o campeão novamente.

  6. Para quem realmente acompanhou (considerando todos os eventos) onde também estava sempre presente o dono do UFC (Dana White) sempre se metendo no meio e “apartando” as brigas, antes da luta. Fica claro que isso foi uma grande chance de um evento ainda maior, onde “role” ainda mais grana e dai acredito que não tem a menor duvida, a luta foi sim “ARMADA”. Sou mulher, sou loira, mas não sou burrrrrrrrrrrrrrrrrrrra.!!!!!

  7. Acredito que algumas conspirações existam sim ( sempre que houver dinheiro, muiiiito dinheiro). Mas acreditar que tudo nesse mundo é uma conspiração já está virando paranoia.

    Se essa luta realmente foi armada, foi muito mal armada kkkkkk. quem é que faria uma luta de armação onde o cara cai nocauteado no primeiro soco em 13 segundos de luta.

    Se eu fosse o José Aldo e realmente aceitasse perder por dinheiro eu teria combinado pelo menos um round de luta e não perder por nocaute, perderia por pontos ou por imobilização, pois é muito humilhante um mega campeão como ele perder da forma como foi na luta.

    Ou será que o Anderson Silva também quebrou a perna de propósito na luta ?

    eita gente paranoica hehehehehe

  8. Esqueçe o Anderson Silva,esse praticamente já se aposentou,mas a verdade é que o José Aldo perdeu a luta,não para o Connor,mas para uma grande oportunidade financeira,isso é fato,soco por soco,chute por chute, isso ele já toma todos os dias nos treinos,foi lá fez o trabalho dele,e todos sairam ganhando.

  9. Isso é apenas uma desculpa para o erro do Aldo, ele é muito mais lutador que o McGregor, mas errou na estratégia, mas a revanche será logo e o Aldo vai dar um couro nesse falastrão…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here