17.5 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 5, 2022

José Aldo vendeu a luta para Conor McGregor?

- Publicidade -

Texto que se espalhou pelas redes sociais afirma que o lutador de MMA José Aldo vendeu a luta para Conor McGregor! Será verdade?

A denúncia surgiu no Facebook e no WhatsApp poucas horas após a derrota do brasileiro José Aldo no UFC 194 para o irlandês Conor McGregor, no dia 12 de dezembro de 2015 quando McGregor nocauteou o brasileiro em apenas 13 segundos, encerrando a luta rapidamente!

O texto que se espalhou era assinado por Paulo Vinícius Coelho, da Fox Sport, e afirma que toda a luta teria sido arranjada e que José Aldo ficou sabendo que iria perder poucas horas antes do combate. O valor dessa trapaça seria algo em torno de 70 milhões para o lutador do Brasil, além de uma grande quantia em dinheiro para toda a equipe do nosso país. Tudo isso para garantir que Conor McGregor ganhasse a luta!

O texto completo pode ser lido diretamente no Facebook.

Será que essa denúncia grave é verdade ou farsa?

Lutador brasileiro teria vendido a sua luta por 70 milhões! Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Lutador brasileiro teria vendido a sua luta por 70 milhões! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O texto possui um tom extremamente alarmista e é uma variação outros boatos semelhantes que já pesquisamos aqui no E-farsas. O primeiro parágrafo, por exemplo, contém o seguinte:

“Talvez, isso explique a razão do José Aldo ter declarado a seguinte frase: ‘Se as pessoas soubessem o que aconteceu na luta de agora ficariam enojadas!’.”

Já vimos isso em um boato que publicamos aqui em 2010, mas na época o texto se referia ao Brasil, que teria vendido a Copa do Mundo de Futebol de 1998 para a França. Na ocasião, o texto iniciava dizendo: “Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo de 1.998, ficariam enojadas!“.

Além disso, o texto que se espalhou em dezembro de 2015 sobre o MMA cita nomes de pessoas e marcas para tentar conseguir mais credibilidade ao boato. Como todo bom boato, esse também não apresenta nenhuma prova do que está sendo dito e ainda diz que a ESPN e a SPORTV iriam se manifestar em breve (o que ainda não aconteceu e, é claro, não vai acontecer).

Se fizermos uma busca na web vamos descobrir que esse mesmo boato volta a aparecer na web sempre que um brasileiro perde uma luta ou sempre que um lutador favorito não ganha um combate. Em julho de 2015, o site Sexto Round brincou com uma das variantes desse boato, mostrando o quão absurdo é esse tipo de “denúncia”.  

- Publicidade -

Outro exemplo é esse mesmo hoax sendo divulgado em 2013, com a diferença de que o personagem principal era Anderson Silva. Perceba nessa versão do boato (que apareceu em julho de 2013) os valores são os mesmos do de 2015. Ou seja, o valor de uma luta vendida não sofreu inflação nos últimos 3 anos! 🙂

No dia 15 de novembro, 3 dias após a disseminação desse boato, o próprio jornalista Paulo Vinícius Coelho veio a público para explicar que essa mensagem que circulou pelo WhatsApp e pelo Facebook não é de sua autoria.

Paulo Vinícius Coelho – o PVC -, que é da Fox Sports, afirmou no seu perfil do Facebook que já estão tentando descobrir de onde saiu essa irresponsabilidade para tomar as medidas jurídicas necessárias! O texto pode ser lido diretamente no perfil do PVC no Facebook!

No Twitter, o jornalista disse também que não conhece MMA e que não dá opinião a respeito de lutas:

O boato ainda termina com uma das frases mais usadas em hoaxes desde o início da internet:

“Passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas, para que todos possam conhecer a sujeira que ronda o UFC!”

Conclusão

A denúncia afirmando que José Aldo teria vendido a luta para Conor McGregor é falsa! Trata-se de apenas mais uma variação de um boato que circula há anos pela web!

Sugestão de Dalton Villa, através do nosso e-mail contato@e-farsas.com

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

29 COMENTÁRIOS

  1. “Talvez, isso explique a razão do José Aldo ter declarado a seguinte frase: ‘Se as pessoas soubessem o que aconteceu na luta de agora ficariam enojadas!’”

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH. De novo essa porcaria dessa frase? E como ela tem uma grande adaptabilidade, hein? Estou impressionado

    E sim, ele vendeu a luta para levar um belo dum murro no queixo. Isso faz todo o sentido.

    Esse povo do facebosta é ridículo.

  2. onde se movimenta muito dinheiro sempre terá os espertos e os idiotas que acreditam em tudo, no futebol, nas corridas de carro e nas lutas, os espertos ficam com o dinheiro e os idiotas com a emoção e todos ganham e ficam felizes.

  3. Putz… brasileiro não pode perder mais que vendeu a luta… quem brasileiro pensa que é? Não são invencíveis não raça… nem sei como, mas não parece que sou brasileiro, apesar de infelizmente ser.

  4. Leonardo DP acredita…então não é mais uma hipótese, já é uma certeza, né não?
    Ganhar o dobro com a revanche? A revanche é imediata quando o resultado é duvidoso, quando a luta é equilibrada ou quando aquele que mais apanha vence na sorte (na cagada).
    Aldo levou só um sopapo e caiu. Vai ter que vencer pelo menos uma p ter chance de enfrentar o campeão novamente.

  5. Para quem realmente acompanhou (considerando todos os eventos) onde também estava sempre presente o dono do UFC (Dana White) sempre se metendo no meio e “apartando” as brigas, antes da luta. Fica claro que isso foi uma grande chance de um evento ainda maior, onde “role” ainda mais grana e dai acredito que não tem a menor duvida, a luta foi sim “ARMADA”. Sou mulher, sou loira, mas não sou burrrrrrrrrrrrrrrrrrrra.!!!!!

  6. Acredito que algumas conspirações existam sim ( sempre que houver dinheiro, muiiiito dinheiro). Mas acreditar que tudo nesse mundo é uma conspiração já está virando paranoia.

    Se essa luta realmente foi armada, foi muito mal armada kkkkkk. quem é que faria uma luta de armação onde o cara cai nocauteado no primeiro soco em 13 segundos de luta.

    Se eu fosse o José Aldo e realmente aceitasse perder por dinheiro eu teria combinado pelo menos um round de luta e não perder por nocaute, perderia por pontos ou por imobilização, pois é muito humilhante um mega campeão como ele perder da forma como foi na luta.

    Ou será que o Anderson Silva também quebrou a perna de propósito na luta ?

    eita gente paranoica hehehehehe

  7. Esqueçe o Anderson Silva,esse praticamente já se aposentou,mas a verdade é que o José Aldo perdeu a luta,não para o Connor,mas para uma grande oportunidade financeira,isso é fato,soco por soco,chute por chute, isso ele já toma todos os dias nos treinos,foi lá fez o trabalho dele,e todos sairam ganhando.

  8. Isso é apenas uma desculpa para o erro do Aldo, ele é muito mais lutador que o McGregor, mas errou na estratégia, mas a revanche será logo e o Aldo vai dar um couro nesse falastrão…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui