Conspirações
José Aldo vendeu a luta para Conor McGregor?
Texto que se espalhou pelas redes sociais afirma que o lutador de MMA José Aldo vendeu a luta para Conor McGregor! Será verdade?
A denúncia surgiu no Facebook e no WhatsApp poucas horas após a derrota do brasileiro José Aldo no UFC 194 para o irlandês Conor McGregor, no dia 12 de dezembro de 2015 quando McGregor nocauteou o brasileiro em apenas 13 segundos, encerrando a luta rapidamente!
O texto que se espalhou era assinado por Paulo Vinícius Coelho, da Fox Sport, e afirma que toda a luta teria sido arranjada e que José Aldo ficou sabendo que iria perder poucas horas antes do combate. O valor dessa trapaça seria algo em torno de 70 milhões para o lutador do Brasil, além de uma grande quantia em dinheiro para toda a equipe do nosso país. Tudo isso para garantir que Conor McGregor ganhasse a luta!
O texto completo pode ser lido diretamente no Facebook.
Será que essa denúncia grave é verdade ou farsa?
Verdade ou farsa?
O texto possui um tom extremamente alarmista e é uma variação outros boatos semelhantes que já pesquisamos aqui no E-farsas. O primeiro parágrafo, por exemplo, contém o seguinte:
“Talvez, isso explique a razão do José Aldo ter declarado a seguinte frase: ‘Se as pessoas soubessem o que aconteceu na luta de agora ficariam enojadas!’.”
Já vimos isso em um boato que publicamos aqui em 2010, mas na época o texto se referia ao Brasil, que teria vendido a Copa do Mundo de Futebol de 1998 para a França. Na ocasião, o texto iniciava dizendo: “Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo de 1.998, ficariam enojadas!“.
Além disso, o texto que se espalhou em dezembro de 2015 sobre o MMA cita nomes de pessoas e marcas para tentar conseguir mais credibilidade ao boato. Como todo bom boato, esse também não apresenta nenhuma prova do que está sendo dito e ainda diz que a ESPN e a SPORTV iriam se manifestar em breve (o que ainda não aconteceu e, é claro, não vai acontecer).
Se fizermos uma busca na web vamos descobrir que esse mesmo boato volta a aparecer na web sempre que um brasileiro perde uma luta ou sempre que um lutador favorito não ganha um combate. Em julho de 2015, o site Sexto Round brincou com uma das variantes desse boato, mostrando o quão absurdo é esse tipo de “denúncia”.
Outro exemplo é esse mesmo hoax sendo divulgado em 2013, com a diferença de que o personagem principal era Anderson Silva. Perceba nessa versão do boato (que apareceu em julho de 2013) os valores são os mesmos do de 2015. Ou seja, o valor de uma luta vendida não sofreu inflação nos últimos 3 anos! 🙂
No dia 15 de novembro, 3 dias após a disseminação desse boato, o próprio jornalista Paulo Vinícius Coelho veio a público para explicar que essa mensagem que circulou pelo WhatsApp e pelo Facebook não é de sua autoria.
Paulo Vinícius Coelho – o PVC -, que é da Fox Sports, afirmou no seu perfil do Facebook que já estão tentando descobrir de onde saiu essa irresponsabilidade para tomar as medidas jurídicas necessárias! O texto pode ser lido diretamente no perfil do PVC no Facebook!
No Twitter, o jornalista disse também que não conhece MMA e que não dá opinião a respeito de lutas:
https://twitter.com/pvcefox/status/676517892226162688
O boato ainda termina com uma das frases mais usadas em hoaxes desde o início da internet:
“Passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas, para que todos possam conhecer a sujeira que ronda o UFC!”
Conclusão
A denúncia afirmando que José Aldo teria vendido a luta para Conor McGregor é falsa! Trata-se de apenas mais uma variação de um boato que circula há anos pela web!
Sugestão de Dalton Villa, através do nosso e-mail contato@e-farsas.com