20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Lula foi o mais votado para presidente na história da humanidade?

- Publicidade -

Segundo gráfico espalhado nas redes sociais, o ex-presidente Lula teria sido a pessoa que teve mais votos para presidente no mundo todo! Será verdade?

A imagem voltou a circular no Facebook e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de novembro de 2019 e mostra dados que estariam comprovando que o ex-presidente Lula teria sido a pessoa que mais recebeu votos para presidente na história da humanidade!

De acordo com os dados apresentados, Lula teria recebido 136 milhões de votos e ficado na frente do também ex-presidente Barack Obama e de Vladimir Putin (atual presidente da Rússia).

Será que esses dados são reais? Lula realmente foi a pessoa com mais votos para presidente da história da humanidade?

Imagem compartilhada nas redes sociais estaria provando que Lula foi a pessoa que mais teve votos para presidente na história da humanidade! Será verdade?

Verdade ou mentira?

No gráfico espalhado na web não é explicado que os 136 milhões de votos que o ex-presidente recebeu se referem à soma de todas as 5 eleições em que Lula participou. A origem dessa imagem e dos dados é o site do Instituto Lula, que explica esse pequeno detalhe (somente na postagem e não no gráfico).

O levantamento feito pelo Instituto Lula foi divulgado em fevereiro de 2018, antes das eleições presidenciais na Rússia (que ocorreram em março daquele ano). Vladimir Putin foi reeleito pela quarta vez com mais de 56 milhões de votos, ultrapassando o ex-presidente Lula na soma de votos (e com apenas 4 eleições).

Como podemos ver abaixo, os dados do TSE confirmam que Lula teve 136.327.616 de votos (contando apenas o primeiro turno de cada uma das eleições presidenciais em que ele concorreu):

Portanto, compartilhar a informação de que Lula é a pessoa com mais votos para presidente na história da humanidade é errado, pois a marca já foi batida por Vladimir Putin.

Proporcionalidade

- Publicidade -

O Instituto Lula somou as cinco eleições do petista para concluir que ele teve mais votos. Tudo bem fazer isso (desde que esse detalhe também fosse mencionado na imagem que se espalhou na web), só que o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama concorreu em apenas duas eleições presidenciais e conseguiu quase a mesma quantidade de votos que o Lula. Putin concorreu em apenas 4 eleições para ultrapassar o ex-presidente Lula.

Outro detalhe importante é a população de cada país que não foi levada em conta: Enquanto o Brasil possui cerca de 200 milhões de habitantes (cerca de 140 milhões de eleitores), os Estados Unidos possui cerca de 320 milhões e a Rússia tem cerca de 144 milhões. Ou seja, proporcionalmente, as vitórias de Putin são bem maiores que as de Lula.

Campeão de votos em uma única eleição

Em uma lista elaborada pelo jornalista Ricardo Setti, em 2011, com os presidentes mais votados em uma única eleição, Lula ficou em quinto lugar com 58,2 de votos que havia conseguido na sua reeleição, em 2006. O ex-presidente perdeu para o então presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono e para os ex-presidentes Barack Obama e George W. Bush:

Campeões de votos em uma única eleição presidencial no mundo! (foto: Reprodução/Veja)

Conclusão

A alegação de que o ex-presidente Lula é a pessoa mais votada para presidente da história da humanidade é falsa! Dentre os listados na imagem compartilhada na web, Vladimir Putin já ultrapassou Lula em março de 2018, mesmo tendo concorrido uma vez menos que o ex-presidente Lula!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

28 COMENTÁRIOS

  1. E, ao contrário do que os gadominions divulgam por aí (sem checar a veracidade da informação, obviamente, como sempre), o BozoMinto NÃO foi o presidente eleito com mais votos no Brasil.

    Chorem, gados! MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  2. Esperar o que dessa gente do pt. O chefe é um ladrão que mente na cara dura e engana milhares de militontos. São mentirosos contumazes e estão sempre tentando enganar os militantes.

  3. Campeão de votos….só sendo coisa do Instituto Lula mesmo….
    Lula teve 136 milhões de votos em 05 eleições, dando uma média de pouco mais de 27 milhões de votos cada uma delas.
    Em 2018, Bolsonaro teve no primeiro turno, mais de 49 milhões de votos e, no segundo turno, mais de 57 milhões..
    Tudo isso é relativo, pois a base de eleitores aumentou. O ideal seria colocar os números e o percentual.
    Já no casos dos EUA, o site ignorou que lá as eleições não são obrigatórias

  4. Indiscutivelmente o larápio(comprovadamente larápio), por enquanto, ex cadeeiro, foi e sempre será o maior ladrão de todos os tempos já eleito por voto popular. E, se algum engraçadinho baba ovo desse mal elemento vier com argumentos de que acusação sem provas é crime, sugiro largar a mamadeira de caropi, o pão com mortadela, a esmola social e procurar, além de trabalho, muita ajuda psiquiátrica.

    • To só esperando os fanáticos religiosos chamarem o Gilmar de petista agora….ah não pera….só ele colocar uma postagem sobre Bolsonaro que eles fazem isso…..

  5. Esperar o que dessa gente do pt. O chefe é um ladrão que mente na cara dura e engana milhares de militontos. São mentirosos contumazes e estão sempre tentando enganar os militantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui