10.8 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

Margaret Thatcher disse que todo esquerdista é um incompetente e fracassado?

- Publicidade -

Será que uma frase atribuída à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, afirmando que todo esquerdista é um fracassado, foi dita mesmo por ela?

A imagem da ex-primeira-ministra britânica com uma frase afirmando que todo esquerdista é um fracassado voltou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de dezembro de 2020.

De acordo com o texto colocado entre aspas, Thatcher também teria dito que os esquerdistas sempre acham que as pessoas de sucesso lhe devem alguma coisa!

Será que ela disse isso mesmo?

Texto de uma das variações que se espalharam através de grupos do WhatsApp em dezembro de 2020>: “Todo o esquerdista é um incompetente fracassado que acha que as pessoas de sucesso lhe devem alguma coisa” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, é muito fácil atribuir uma frase a uma figura importante da história. Basta pegar uma foto qualquer e acrescentar um texto entre aspas ao seu lado.

Essa publicação com a frase atribuída à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher não dá maiores detalhes de quando e onde ela teria feito a tal afirmação. Também não nos dá nenhuma informação de qual contexto a “Dama-de-Ferro” teria dito isso…

Uma busca, em inglês, e não encontramos nada a respeito. O site da Fundação Margaret Thatcher também não mostra essa frase nos discursos e declarações da ex-primeira-ministra.

Margaret Thatcher era crítica ferrenha do regime socialista – sobretudo das políticas impostas pela União soviética – como podemos ver em seus discursos, e chegou a dizer que “o problema do socialismo é que um dia acaba-se o dinheiro… dos outros“.

No entanto, nem mesmo a fundação Margaret Thatcher reconhece que a frase sobre todo esquerdista ser um fracassado tenha sido dita por ela. 

- Publicidade -

Também não encontramos nada a respeito no Wikiquote da ex-primeira-ministra britânica, uma variação do Wikipédia que reúne as declarações de figuras importantes. 

Esse assunto já havia sido desmentido em julho de 2020, pelo site português Observador, que entrou em contato com funcionários do instituto que leva o nome da Dama-de-ferro. Na ocasião, a frase falava sobre comunistas (no lugar de “esquerdista”) e havia sido amplamente compartilhada com o nome de Thatcher escrito errado:

Publicação feita em julho de 2020 no Facebook teve milhões de curtidas! (foto: reprodução/Facebook/Observador) 

Também em julho de 2020, desmentimos uma frase atribuída à Thatcher e que havia se espalhada nas redes sociais na ocasião. No texto, a Dama-de-ferro teria dito que os países subdesenvolvidos teriam que vender suas riquezas para pagar suas dívidas externas.  

Conclusão

Não há provas de que a ex-primeira-ministra britânica Margaret_Thatcher tenha dito que todo esquerdista é um incompetente e fracassado.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

24 COMENTÁRIOS

  1. .Um absurdo chamar todo esquerdista de incompetente, o mundo tem vários exemplos de esquerdistas de sucesso: Mao, Stalin, Lenin, Ho Chi Minh, Fidel, Pol Pot…e por ai vai…todos conseguiram enorme sucesso em suas politicas de esquerda…se é que vc me entendeu.

      • Criei uma conta só para responder esse Carl Segão. Meu deus do céu, você é um absoluto imbecil, o típico estereótipo do esquerdista comedor de capim. O mais hilário é que você provavelmente nem se dá conta do quão estúpido é, patético.

        • Criei uma conta (…) mi-mi-mi, chorume e uma pilha fumegante de bosta(…) estúpido é, patético.

          Argumentum ad hominem, a falácia mais imbecil e vazia do mundo. Foi incapaz de refutar meus argumentos e me ofende pessoalmente, em uma clara demonstração de ignorância, estupidez e analfabetismo funcional e científico. Vai chorar na cama que é quentinho, vai néscio! Hahahaha

          • Você tá reclamando de ad hominem sendo que é a única coisa que você sabe fazer? KKKKKKK “foi incapaz de refutar meus argumentos” Você não falou nenhum argumento seu imbecil, vou refutar o que seu monte de merda? Esse seu comentário só confirmou o que eu falei antes, um esquerdista burro de qi negativo que se acha inteligente, tão fracassado que passa o dia no e-farsas comentando merda, provavelmente um virgem frustrado. Fico feliz em saber que te fiz espumar de raiva, aproveita e se joga de um prédio.

          • Você tá reclamando de ad hominem sendo que é a única coisa que você sabe fazer?

            Sim.

            KKKKKKK

            Engasgou? Peraí que eu tiro um pouco.

            “foi incapaz de refutar meus argumentos” Você não falou nenhum argumento seu imbecil, vou refutar o que seu monte de merda?

            Noffa, que revoltada! Agora tira o vestido, joga no chão e sapateia em cima!

            Esse seu comentário só confirmou o que eu falei antes

            Não.

            um esquerdista burro de qi negativo que se acha inteligente, tão fracassado que passa o dia no e-farsas comentando merda, provavelmente um virgem frustrado.

            “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”

            Fico feliz em saber que te fiz espumar de raiva, aproveita e se joga de um prédio.

            Fico feliz em saber que é um néscio gadolino comedor de capim e defensor de miliciano. Obrigado por comprovar, bovino!

          • Notei que você fala muito em “pobre de direita”, posicionamento político é um espectro que vai muito além de esquerda x direita, não faz o menor sentido afirmar que pobres não podem ter um posicionamento de direita. Inclusive, nenhum esquerdista que realmente estudou usa esse termo, apenas analfabetos funcionais formados pelo quebrando o tabu, que é o seu caso. Also, vários programas sociais foram criados graças ao liberalismo. Pronto, te refutei, agora vai estudar um pouco, fracassado.

          • Notei que você fala muito em “pobre de direita”, posicionamento político é um espectro que vai muito além de esquerda x direita

            Não vai.

            não faz o menor sentido afirmar que pobres não podem ter um posicionamento de direita.

            Faz sim.

            Inclusive, nenhum esquerdista que realmente estudou usa esse termo,

            Quem disse que sou esquerdista? Só sou inteligente.

            apenas analfabetos funcionais formados pelo quebrando o tabu, que é o seu caso.

            Cheira meu ovo.

            Also, vários programas sociais foram criados graças ao liberalismo.

            Fonte: Datacu

            Pronto, te refutei, agora vai estudar um pouco, fracassado.

            Foda-se.

      • Seu discurso é típico de servidor público brasileiro que fez concurso pra não ter patrão, mas no fim leva uma vida escrava da pior espécie que existe, vivem amargurados porque não fazem absolutamente nada que lhes traga SATISFAÇÃO VERDADEIRA. No fim só colhem, não plantam, e vivem as custas de quem paga impostos e está de fato nos setores produtivos. Pobre de direita produz riquezas ao contrário dw você provavelmente um concursado que é contra o discurso de meritocracia, mas que todo mês recebe um salário certo do país que o sustenta.

        • ERROU!

          Já seu discurso é típico de um analfabeto político gadolino que acredita em qualquer coisa que recebe no Zapzap e passa pano pra político genocida.

          Exemplar perfeito de “cidadão de bem” hipócrita e vagabundo que votou num “diferente” mas elegeu um pior, e agora não tem nem caráter pra assumir a burrada que fez.

          Pobre de direita burro e vagabundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui