9.2 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 19, 2022

Mistério do vídeo do carro fantasma na Rússia desvendado!

- Publicidade -

Descubra a verdade sobre o o vídeo do “carro fantasma” que quase causa um enorme acidente em um cruzamento na Rússia!

Já pensou você dirigindo numa rua tranquilamente quando de repente aparece um carro, do nada, e quase causa um acidente? Isso acontece sempre né?

Mas, nesse caso, tudo foi filmado por uma câmera que estava no carro de trás, em um cruzamento movimentado no centro de Moscou (Rússia)!

carro-VITRINE

Seria mais um caso de teletransporte na Rússia? Ou seria um carro fantasma que resolveu se materializar naquela hora?

Assista e descubra conosco a verdade sobre isso:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/k2_t6v0zrIw” frameborder=”0″ allowfullscreen]

O que será que aconteceu nesse vídeo?

Esse filminho tem menos de 30 segundos e já teve mais de 4 milhões e meio de visualizações desde que apareceu no YouTube, no dia 31 de março de 2014.

Nele podemos ver um carro fazendo uma conversão à esquerda no cruzamento da simferopolskiy bulvar com a avenida Balaklavskiy, em Moscou, e, “do nada”, um carro preto aparece e quase causa um sério acidente!

Os leitores do E-farsas ficaram curiosos tentando desvendar esse mistério e um monte de teorias das mais malucas surgiram. Algumas sugerindo que o vídeo tenha sido forjado e outras dizendo que houve ali um fenômeno paranormal!

- Publicidade -

Só que o que houve aqui não tem nada de sobrenatural. Isso ocorreu por causa de uma ilusão de ótica!

Para tentar resolver esse “mistério”, fizemos esse vídeo simples explicando o que houve na cena!

Esperamos que você goste:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/rxE8WTOyoR8″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Mais detalhes

Quem estava filmando no carro de trás não consegue ver o veiculo preto que está vindo pela via principal porque o BMW da frente está bloqueando a sua visão!

Um usuário do Reddit fez um GIF animado para explicar o que houve:

carro

Dá pra perceber as luzes do automóvel no para-brisas do carro:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Zo-yUy3MlQM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

A mesma ilusão ocorreu nesse vídeo, que a gente já explicou aqui no E-farsas, lembra?

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/pExoYPAGoGo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Por que o acidente foi filmado?

Hoje em dia, as seguradoras para automóveis na Rússia pedem para que os motoristas instalem câmeras em seus carros para registrar possíveis acidentes e assim ficar mais fácil os processos de ressarcimento.  Como as câmeras ainda não são obrigatórias, apenas 5% dos motoristas possuem esse acessório.

Ah! As filmagens feitas por essas câmeras também são usadas para diminuir a corrupção policial. Ainda bem que aqui no Brasil não tem isso, né?

Conclusão

O carro não é fantasma e não há nada de sobrenatural no vídeo, apenas o veículo preto (que parece surgir do nada) ficou fora do campo de visão do carro de trás (que estava filmando a cena).

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. 1) De nada.

    2) “Hoje em dia, as seguradoras para automóveis na Rússia pedem para que os motoristas instalem câmeras em seus carros para registrar possíveis acidentes e assim ficar mais fácil os processos de ressarcimento”

    Muito pelo contrário. É exigido pelas seguradoras pq a Russia é um dos países que mais têm fraudes de seguros, com pessoas se atirando até sobre carros parados p/ fingirem que estão aleijadas.

    3) Cadê a Srª E-Farsas?

  2. voce que diz que no Brasil nao tem dessas coisas aconteceu comigo na estrada do coco na Bahia nos estavamos indo para Porto Sauipe um carro que vinha do outro lado de repente saiu de sua pista e veio na direcao do nosso nao houve o choque de frente porque o motorista do nosso carro jogou para o acostamento e seguiu pelo acostamento eu considero milagre de Deus
    Praga nenhuma chegara a sua tenda Salmo 91

  3. Essa explicação não foi convincente. Na verdade, a ilusão de ótica funcionou sim para o segundo vídeo (do coroa de bicicleta). Mas, qnt ao acidente, mesmo que o carro da frente esteja tampando a visão da câmera, há um erro de continuidade na cena.
    No acidente, a câmera abranje toda uma sequência, pois está em movimento. Se mesmo que a câmera estivesse sendo bloqueada pelo carro da frente, ainda assim daria pra ver o “carro fantasma” se aproximando logo no início da filmagem. O que não ocorre.
    Já no vídeo do velhinho aparecendo de bicicleta, a cena é estática. É muito simples colocar uma pessoa na frente de outra, com o objetivo de bloquear a visão da câmera, e logo em seguida pedir que essa pessoa de trás se movimente, revelando-se na filmagem.
    Agora, acontecer tal facanha com uma filmagem em movimento? é muito mais complicado.
    Ainda acho que trata-se de montagem… o cara aproveitou que o carro da frente freou bruscamente pra acrescentar um carro na frente dele causando o acidente.

    • Obrigado pelo contato! Estamos preparando a segunda parte do vídeo onde vamos mostrar algumas provas na iluminação e nas sombras do vídeo!

  4. Essa teoria da ilusão de ótica desta vez não deu certo. É dificil i e-farsas dar bola fora mais desta vez foi mal. Talvez uma montagem seria mais óbvio.

  5. Esse video dos reflexos também não deu certo.
    O primeiro reflexo do farol no muro é do carro que esta fazendo a curva e a segunda luz de farol que aparece no para brisa é do caminhão que esta parado, por que na hora que o carro esta fazendo a curva ela aparece e depois some por um tempo e aparece novamente mais o carro já tinha passado(?) e o carro passa com seu farol em uma altura bem mais baixa e a terceira que aparece na pista é brincadeira né, tem no minimo uns cinco carros parados no sinaleiro com reflexo de farol no chão.O único reflexo que na minha opinião é do carro é aquele que fica mais forte na hora que ele aparece na frente do outro carro 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui