Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Monstro encontrado em Feira de Santana! Verdade ou mentira?

Animais

Monstro encontrado em Feira de Santana! Verdade ou mentira?

Monstro encontrado em Feira de Santana! Verdade ou mentira?

Áudio acompanhado de foto se espalhou através de grupos no WhatsApp afirmando que uma criatura monstruosa teria sido encontrada por uma pastora em Feira de Santana! Será verdade ou mais uma farsa da web?

O áudio foi bastante compartilhado na primeira semana de abril de 2018 em grupos do WhatsApp, juntamente com uma foto de um bicho estranho com traços humanos. Em uma das versões, o áudio afirma que a criatura teria sido encontrada próximo de uma pastora evangélica chamada Eliana, que estava em oração quando ouviu seus cachorros latindo e, quando foi verificar, se deparou com o bicho. O fato teria ocorrido em Feira de Santana (na Bahia).

O que será esse estranho bicho? Seria um alienígena? Ou é o resultado de experimentos genéticos?

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Criatura diabólica aparece durante oração próximo à casa de uma pastora em Feira de Santana! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, histórias como essa possuem as mesma características que definem uma fake news:

  • Não é datada
  • Trata de um assunto que chama a atenção
  • Apela para o emocional do leitor
  • Possui um tom alarmista
  • Carece de fontes

Logo de cara, o áudio nos deixa com algumas dúvidas como, por exemplo, quando e onde o avistamento teria ocorrido?

Além disso, o que fizeram com o animal após ele ter sido encontrado pela pastora? Pelo que podemos ver, deu tempo até de tirar uma foto do bicho…

Por que os jornais locais não noticiaram nada a respeito?

A única “prova” que temos dessa “notícia” é a foto da criatura. No entanto, basta uma busca rápida na web para descobrirmos que se trata de um boneco de silicone!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O boneco mede 72 centímetros de altura e é uma das criações da artista plástica Laira Maganuco.  Em seu perfil no Facebook, Laira se apresenta como “uma artista autodidata fazendo criaturas hiper-realistas em silicone”.

Nesse blog russo podemos ver mais fotos desse boneco humanoide bizarro!

Criatura feita de silicone mede 72 centímetros de altura! (foto: Divulgação/Facebook)

No vídeo a seguir, a própria artista mostra a sua criação:

Posted by Laira Maganuco on Tuesday, March 13, 2018

Essa não foi a primeira vez

Quem acompanha o E-farsas sabe que essa não foi a primeira vez que inventaram uma fake news envolvendo uma das criações de Laira Maganuco. Em outubro de 2017, desmentimos aqui um animal híbrido que teria sido capturado aqui no Brasil e que isso seria claramente o anúncio dos fins dos tempos. Leia a nossa pesquisa sobre essa “criatura diabólica” clicando nesse link aqui!

Outra das criações da italiana Laira Maganuco que circulou como sendo real, em outubro de 2017! (foto: Reprodução/Facebook)

Quem mais caiu nessa?

É curioso ver que esse hoax não enganou apenas brasileiros. No começo de abril de 2018, essa mesma história ganhou versões parecidas em diversas partes do mundo. Na índia, por exemplo, o boato que circulou foi o de que esse bicho teria sido visto no Chandoli National Park. O jornal NiWan News desmentiu o assunto.

Conclusão

O áudio afirmando que um pastora teria visto uma criatura maligna próxima da sua casa enquanto estava orando é falsa (aliás, essa e outras histórias de avistamento de criaturas malignas, fantasmas, demônios e extraterrestres são TODAS falsas!). O boneco é, na verdade, uma escultura feita por uma artista italiana que teve suas fotos surrupiadas com o objetivo de gerar pânico nas pessoas menos esclarecidas!

Continue lendo
8 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo