Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Montanha com a forma da cabeça de um urso! Será?

Animais

Montanha com a forma da cabeça de um urso! Será?

Será verdade que existe mesmo uma uma montanha a beira mar que tem a forma de um urso, inclusive com o formato exato da cabeça desse animal?

A imagem apareceu no Facebook no inicio do mês de março de 2016 e, desde a sua aparição, essa fotografia já conta com mais de dezenove mil compartilhamentos. Nestes compartilhamentos diversas pessoas questionam a veracidade da imagem, alguns comentam que a imagem é real, que a montanha realmente existe, e que ela seria uma bela obra de Deus, já outras pessoas afirmam que se trata de mais um caso de uma montagem, que é uma imagem adulterada.

Se a montanha realmente existe, onde ela fica? Em qual pais? Como explicar este curioso formato?

Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Montanha tem a forma da cabeça de um urso! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Montanha tem a forma da cabeça de um urso! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Como você já deve ter imaginado, a imagem da Montanha Urso é falsa, ela foi manipulada em algum software de edição de imagens, onde foi adicionado a cabeça do mamífero.

Porem, nesse caso, podemos dizer que isso é uma meia verdade, pois a montanha também é conhecida como a “Montanha Urso”, mas ela não tem a face exata de um urso, a imagem foi feita provavelmente para que pudessem perceber o formato do corpo do animal:

Compare a foto original (abaixo) com a montagem! (foto: Reprodução)

Compare a foto original (abaixo) com a montagem! (foto: Reprodução)

Onde fica a Montanha Urso?

Essa linda formação fica na Costa Sul de Crimeia na Ucrânia, entre Partenit e Gurzuf. Chamada de Ayu-Dag, ela tem este formato peculiar que lembra um gigantesco urso bebendo água.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Esta forma de urso causou infinidade de lendas sobre a origem da montanha. Em uma delas dizem que a milhares de anos atrás, um enorme urso apareceu nas montanhas e florestas de Crimeia, e decidiu ficar ali para sempre. Ele estava cansado e com sede, e foi ate o no mar para tomar a água, a fim de saciar a sua sede. Quando o Deus do Mar o viu,  ficou com medo que ele bebesse toda a água do mar e transformou-o em pedra.

Veja a montanha por outro angulo (vista de gursuf)

Veja a montanha por outro angulo (vista de gursuf)

Outra, a lenda mais comum sobre Ayu-Dag diz que era uma vez, um enorme urso que vivia na Crimeia; ele se apaixonou por uma menina e manteve-a presa por um longo tempo. Mas um dia a menina fugiu a bordo do navio. O urso ficou sozinho, não conseguindo ir atras de sua amada e acabou se transformando em pedra. Ficando ali para sempre aguardando a sua amada.

Para os cientistas a montanha foi formada há mais de 160 milhões de anos, nada mais do que a montanha de um vulcão. Muitos tipos de minerais diferentes foram descobertos la e, portanto, a Montanha Urso é agora frequentemente chamada o museu de mineralogia natural da Costa Sul do Crimeia.

A montanha é tão importante para a região, que a cidade de Partenit tem em seu Brasão ela desenhada no formato de um urso.

Brasão (Reprodução Wikipedia)

Brasão de Partenit (Reprodução Wikipedia)

Conclusão

A foto que mostra uma montanha com o formato e face de um urso é falsa, porem a montanha tem uma forma que lembra mesmo o corpo de um urso, ela fica na Ucrânia e se chama Ayu-Dag.

*com a colaboração inestimável de Riomar Bruno!

Continue lendo
6 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo