8.6 C
São Paulo
sábado, agosto 20, 2022

Mulher tem 3 cérebros e trabalha na NASA! Será?

- Publicidade -

Uma venezuelana de 27 anos virou notícia depois de descobrir que possui um QI elevado por causa dos seus 3 cérebros! Mas será que isso é real?

A notícia afirma que Adela Calero possui uma condição raríssima: nasceu com 3 cérebros e isso a deixou com um QI de muito maior que a média.

De acordo com o texto que circula pela web há algum tempo, a moça – de 27 anos – vive em Houston, no Texas (EUA) e trabalha para a NASA em um programa para pessoas superdotadas.

O tri-cérebro só foi descoberto depois de um exame de raios-X que, de acordo com a notícia, conseguiu detectar que todos os órgãos da cabeça da garota funcionam perfeitamente, como podemos ver na imagem abaixo:

Mulher possui três cérebros! Verdadeiro ou falso?
Mulher possui três cérebros! Verdadeiro ou falso? (reprodução)

 

Verdadeiro ou falso?

Falso! A notícia tem varias características de um hoax:

  • Não é datada (que a lê pode achar que a “notícia” é nova)
  • Não cita fontes
  • Usa nomes de pessoas que não existem
  • Cita nomes de instituições conhecidas para dar mais veracidade ao texto

Não há nenhuma outra menção a “Adela Calero” em outras publicações diferentes das dessa notícia. Só encontramos o nome da moça em sites e blogs que copiaram a história. Um fato como esse certamente iria ser capa de jornais e revistas no mundo todo.

O texto também cita outro caso semelhante que teria acontecido com um alemão chamado Ricardo Hesse (ele teria nascido com 4 cérebros!). O mesmo acontece ao buscarmos seu nome na web. “Ricardo Hesse” só aparece em sites que copiaram a notícia.

A radiografia

Como podemos ver abaixo, não é possível ver o cérebro em um exame de raios-X. Portanto, a imagem dos 3 cérebros é uma montagem!

- Publicidade -

Radiografia de cranio

A foto da moça ao lado de uma radiografia faz parte de uma capa falsa de um jornal sensacionalista e surgiu primeiro em espanhol em 2008 e, depois, em outras línguas até chegar ao nosso português.

Noticias_del_Mundo_05
Capa do jornal Noticias del Mundo 05 (reprodução)

Conclusão

História falsa! A menos que existam outras formas de vida alienígena trabalhando na NASA, [até onde sabemos] não existe ninguém com 3 cérebros trabalhando na Agência Espacial Norte-Americana.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. uhaeuhaeuhaeuahuehauehauhu
    não, sério mesmo?
    uahuehauehauehauehauehuaehauheuahe
    uaheuhauehaa
    ai, pera, deixa eu respirar,
    uaheuaheuaheuhaeh
    aeauheauheauheuhaeuauhaeuh
    uahehaeu
    alguem, na face desse imenso planeta terra, deu alguma credibilidade pra isso?

  2. Sou leigo no assunto, mas acredito que se uma pessoa tivesse 3 cérebros provavelmente iria gerar uma grande confusão mental, afinal cada parte de um único cérebro já é responsável por uma função, como isso aconteceria com 3 cérebros? Cada um teria pensamentos e brigariam por funções diferentes? Rs. Quem dá credibilidade a algo assim deve ter meio cérebro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui