19.7 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 8, 2023

Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 5

- Publicidade -

Veja a última parte da nossa seleção dos boateiros digitais e conheça algumas das peças pregadas por eles.

Acompanhando nossa série de artigos sobre os criadores de boatos digitais e suas trolladas na mídia, você percebe como é relativamente fácil se criar boatos virtuais e os espalhar pela internet.

Com o tempo, os criadores de hoaxes acabaram pegando o jeito de como criar suas notícias fantasiosas e, muitas vezes acabam enganando portais e jornais.

Vamos conhecer mais alguns deles?

Maiores trolladas na mídia - parte 5

Justin Bieber com câncer

Essa farsa não foi criada por apenas um boateiro. No dia 26 de outubro, alguns brincalhões (não sabemos quem) postaram a foto abaixo em no site de compartilhamento de imagens 4Chan:

Justin Bieber com câncer e careca! Será verdade?
Justin Bieber com câncer e careca! Será verdade?

 

Usando um perfil falso do programa de TV Entertainment Tonight no Twitter, conseguiram espalhar ainda mais o boato:

et_tweet_jb_cancer
Perfil falso no Twitter ajudando a espalhar o hoax! (reprodução)

- Publicidade -

 

Foi uma questão de minutos para que a campanha #BaldForBieber (Careca por Bieber) virasse um dos assuntos mais comentados do Twitter no dia 27 de outubro. O sucesso da farsa foi tão grande que várias fãs rasparam suas madeixas em solidariedade ao ídolo canadense:

[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/yA9DX8aRZXc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Mas o que os malucos fãs de Justin Bieber não sabiam é que a tal foto que deu início ao hoax foi tirada de um trecho de uma entrevista que o cantor deu a um programa de TV, no ano passado, onde ele simulou estar sem cabelo usando uma touca da cor da pele.

[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/m2arMcpytyw” frameborder=”0″ allowfullscreen]

No blog do Mataleone podemos ver mais fotos de pessoas que caíram na pegadinha do Bieber careca.

 

Sensacionalista

O Sensacionalista surgiu há pouco mais de um ano na web, mas a sua equipe de redatores já chegaram trollando meio mundo. Suas primeiras manchetes já fizeram tanto sucesso e, é claro, pegaram muita gente desprevenida, como por exemplo:

Angela Bismarchi vai implantar o 3º seio?
Angela Bismarchi vai implantar o 3º seio?

 

O último pirata dos EUA

O professor T. Mills Kelly leciona História há anos na Universidade George Mason, em Virginia (EUA). Em seu curso chamado Mentir sobre o Passado, Mills ensina aos alunos que não se deve acreditar em tudo o que se lê sobre o passado e que muita coisa que aprendemos sobre a história pode ser farsa.

Em 2008, Mills e sua turma conseguiram criar uma das maiores lendas já publicadas no Wikipédia: por mais de um ano, o verbete sobre Edward Owens – que seria o último pirata dos Estados Unidos – ficou no site da enciclopédia como se fosse real!

O Net Work World listou em janeiro de 2011 os 10 maiores enganos postados na Wikipédia e a fraude criada pela turma da turma de 2008 do professor T. Mills Kelly está entre eles.

A farsa do Último Pirata Americano só foi descoberta no final do curso, em dezembro de 2008, depois que os próprios alunos entregaram o jogo, revelando todos os truques usados para a confecção do hoax.

Em 2012, a nova turma do professor Kelly tentou emplacar um novo hoax, mas a farsa foi descoberta em apenas 26 minutos!

Conclusão

Essa foi a última parte dessa série onde pudemos mostrar alguns dos boateiros mais famosos da web e algumas de suas criações. Esperamos que tenha gostado e, caso tenha alguma sugestão, é só mandar aí nos comentários!

Leia a primeira parte desse artigo aqui!

Leia a segunda parte desse artigo aqui!

Leia a terceira parte desse artigo aqui!

Leia a quarta parte desse artigo aqui!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Por favor, gostaria de saber se esta história que está “bombando na internet”: a Regina Duarte tem fazenda no Mato Grosso, faz parte dos lafifundiários contra os índios. Que eu saiba ela tem fazenda somente em SP. Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui