Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 4

trolladas na mídia - parte 4

Falso

Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 4

Na quarta parte dessa seleção, vamos falar um pouco sobre a nova geração de boateiros digitais no Brasil e mostrar algumas das peças pregadas por eles.

Você acompanha essa série de artigos sobre os criadores de boatos digitais e suas trolladas contra a mídia, já sabe que são inúmeros os boatos virtuais que circulam pela internet e, como mostramos aqui, aqui e aqui, ainda ficamos espantados com a enorme quantidade de profissionais que publicam esses hoaxes em sites de notícias sérios sem nem ao menos darem uma pesquisadinha!

Alguns humoristas acabaram pegando o jeito e criam suas notícias fantasiosas, muitas vezes somente para “tirar um barato”, e acabam enganando portais e jornais. Vamos conhecer alguns deles?

trolladas na mídia - parte 4

 

Fabio Flores

Fabio Flores (divulgação)

Fabio Flores  é Professor, Radialista, Humorista e, de acordo com a sua bio no Twitter, “um ser humano em construção”.

Flores usa de muita imaginação para inventar notícias falsas muito engraçadas que se espalham pela web de forma incontrolável e enganam muita gente. Volta e meia pesquisamos alguma notícia bizarra que surge na rede e acabamos descobrindo que tudo saiu da cabeça desse capixaba como, por exemplo:

A história foi criada por Fabio em abril de 2011 para ser usado na coluna “Jornalismo Mentira”, do blog Tramado Por Mulheres. O que o humorista não esperava é que seu hoax faria tanto sucesso! Diversos sites publicaram a brincadeira como se fosse verdade e o assunto foi parar até no programa Altas Horas – da Rede Globo de Televisão:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/JqJUt6L050w” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Além dessa “notícia”, Fabio criou também algumas perolas (já pesquisadas aqui no E-farsas), como essas:

 

G17

O Portal G17 é um site de humor que possui um layout parecido com grandes portais de notícias como o G1 e o R7. Muitas vezes, algumas das notícias engraçadas inventadas pelo G17 caem de paraquedas em sites sérios, que publicam as histórias como se fossem reais. Alguns exemplos:

Nova Cutucada no Facebook

Nova funcionalidade do Facebook: Você poderá escolher onde quer cutucar! Brincadeira do G17

Em entrevista ao E-farsas, o editor do G17 – Rafael Gustavo – conta que nunca teve a intenção de enganar o leitor (de fato, há um lembrete no rodapé do site avisando que tudo ali é falso), mas é comum um visitante do site, que ainda não conhece o portal, acessar o post rapidamente, ler apenas o titulo e acreditar na notícia. “Isso acontece muito porque o internauta não verifica o restante do site, nem ler a notícia por completo para verificar que se trata de uma piada, uma sátira. Mas o que me surpreende são os Portais de Notícias que reproduzem conteúdo da web sem verificarem a fonte e a veracidade da informação”, explica Rafael.

 

Leia a primeira parte desse artigo aqui:

Leia a segunda parte desse artigo aqui:

Leia a terceira parte desse artigo aqui:

 

Essa foi a quarta parte da nossa seleção dos boateiros e suas trolladas na mídia. E você, conhece alguma historia que tenha enganado a mídia online? Manda pra nós no contato@e-farsas.com

 

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Pingback: Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 5 : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  2. Gabriel

    9 de julho de 2013 em 10:37

    tem cada coisa no face

  3. Rapaz Alegre

    26 de maio de 2015 em 14:38

    Que saudades do Orkut. bem que poderiam levar o Facebook e trazer o Orkut de volta.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo