17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Não aceitem o hacker Jayden K Smith no Facebook! Será?

- Publicidade -

Será verdadeiro o alerta pedindo para não aceitarmos o pedido de amizade do hacker Jayden K Smith no Facebook? Descubra aqui no E-farsas!

O aviso se espalhou através do WhatsApp e de outras redes sociais na segunda semana de julho de 2017. De acordo com o texto amplamente compartilhado, Jayden K Smith seria um hacker que estaria invadindo todas as contas que o aceitarem como amigo no Facebook!

Esse alerta ainda pede para que seja repassado para todos seus contatos na rede social para evitar que ocorram mais invasões!

Será que esse aviso é real? Será que um hacker consegue invadir uma conta do Facebook através de um pedido de amizade?

“Não aceitem o hacker Jayden K Smith no Facebook”, diz o alerta! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Como já mostramos aqui no E-farsas diversas vezes, uma das características de um boato digital é essa necessidade do autor tem de pedir que se repasse ao maior numero de pessoas possível. E quanto mais alarmista for o alerta, maiores são as chances dele ser compartilhado.

Acontece que não é possível ser invadido através de uma solicitação de amizade no Facebook! A própria empresa acalmou seus usuários em uma nota à imprensa:

“Nós [o Facebook] estamos cientes de que algumas pessoas estão compartilhando uma mensagem encaminhada, com seus amigos no Messenger, que diz que sua conta pode estar em risco. Este é um boato. Aceitar um pedido de amizade no Facebook ou Messenger não dá a ninguém o controle de seu computador ou contas on-line!”

Esse boato não surgiu aqui no Brasil. No começo de julho, rumores semelhantes a esse (com variações de nomes) surgiram em língua inglesa, como informaram o Telegraph e a CBS News. Na ocasião, o site especializado em tecnologia Tech Crunch também desmentiu esse alerta!

Até o site humorístico Sensacionalista aproveitou esse boato para brincar com o assunto! Segundo o Sensacionalista, o hacker teria afirmado que não há provas contra ele, mas há convicção 🙂

Conclusão

Não existe um hacker chamado Jayden K Smith e, mesmo que existisse, é impossível hackear uma conta do Facebook somente através do pedido de amizade!

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. É fácil não ter sua conta no facebosta não raqiada. Basta não ter conta no facebosta.

    Olha que fácil.

    E eu me lembro desse aviso alarmante e alarmista dos tempos do finado Orkut. Muda a mídia mas os asininos permanecem os mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui